plantasmedicinais31

No Parque Natural da Madeira (PNM) a sensibilização para a importância da recuperação, preservação e divulgação do seu património natural e cultural passa, também, pela valorização e promoção dos saberes e tradições das comunidades rurais nele inseridas.

Atualmente, a transmissão deste saber da medicina popular é cada vez mais relegada para segundo plano e, dadas as gerações mais novas não sentirem a necessidade de recorrer ao uso das plantas utilizadas tradicionalmente como medicinais, estes saberes que persistem na memória da população mais idosa, vão-se perdendo com o tempo.

Assim, e dado que desde tempos muito remotos, o Homem foi aprendendo a utilizar as plantas, tanto para alimentação como para minorar os efeitos das suas doenças e, é nas comunidades rurais que estes conhecimentos se foram acumulando, conservando e sendo transmitidos oralmente ao longo de gerações, até aos dias de hoje, constituindo um património rural de inegável valor, foram desenvolvidos alguns trabalhos neste âmbito.

Simultaneamente e apresentando uma certa contradição, também se verifica que, cada vez mais, há uma consciência deste facto e que, cada vez mais, há um interesse e uma preocupação crescente com a extinção deste aspecto da cultura e da memória das comunidades rurais.

Atualmente, a Europa consome anualmente cerca de 10000 toneladas de plantas aromáticas e medicinais, sendo utilizadas mais de 1000 espécies botânicas, em que 90% são plantas espontâneas. Em Portugal, são comercializados mais de 3000 produtos de origem aromática/medicinal/condimentar. Estes dados demonstram o interesse por estas plantas e saberes associados.

Os trabalhos desenvolvidos pelo SPNM neste âmbito foram cofinanciados pelo PRODERAM.

 

OBJETIVOS

RESULTADOS

PARCEIROS

PUBLICAÇÕES DE INTERESSE

 

 

OBJETIVOS

  • Efetuar um levantamento da flora aromática e medicinal local, identificando e catalogando os seus usos, bem como as tradições e as tecnologias agrárias associadas, contribuindo para o conhecimento do património natural e o desenvolvimento rural da freguesia;
  • Recuperar o conhecimento popular para as futuras gerações, valorizando as informações encontradas, através da edição duma publicação, da dinamização de exposições e um pequeno jardim de ervas aromáticas e medicinais, em modo de produção biológico;
  • Contribuir para a diversificação e valorização das atividades rurais.

INÍCIO


RESULTADOS

Este projeto teve início na Freguesia da Ilha que é zona de paisagem protegida do PNM e cuja população possui um gosto crescente pelas tradições, com trabalho já realizado por um grupo de jovens voluntários sobre aspetos tradicionais da freguesia. Como resultado deste projeto no âmbito da etnobotânica, foi publicado pela Casa do Povo "Plantas e Usos Tradicionais nas Memórias de Hoje – Freguesia da Ilha".

Posteriormente, outra freguesia inserida no PNM e que demonstrou interesse em participar neste projeto foi a da Fajã da Ovelha. Esta freguesia, até há pouco tempo muito isolada e com caraterísticas muito rurais, apresenta particularidades tanto naturais como sociais muito diversas das da freguesia da Ilha, o que motivou um grande interesse em também ali, desenvolver um projeto no âmbito da etnobotânica.

Assim, procedeu-se ao levantamento da flora aromática e medicinal utilizada por esta comunidade rural e realizada uma exposição com uma apresentação sumária dos resultados obtidos, na Casa do Povo da Fajã da Ovelha.

Publicou-se os resultados do trabalho de campo, através do livro “Plantas e seus usos tradicionais – freguesia da Fajã da Ovelha”.

INÍCIO


PARCEIROS

Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural;

Casa do Povo da Fajã da Ovelha;

Casa do Povo da Ilha

Universidade da Madeira (no trabalho efetuado na freguesia da Ilha).

INÍCIO


PUBLICAÇÕES DE INTERESSE

INÍCIO