PFQueim4 PFQueim5 PFQueim6
     

LOCALIZAÇÃO
Queimadas - Concelho de Santana

 

1 2 3
     

CARACTERÍSTICAS
Neste parque florestal pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira – Floresta Laurissilva – que se apresenta ao longo de várias veredas, dominadas por espécies arbóreas. De destacar os exemplares de Til Ocotea foetens, Pau-branco Picconia excelsa, Urzes centenárias Erica platycodon subsp. maderincola e alguns exemplares de Folhado Clethra arborea, Uveira da Serra Vaccinium padifolium. Outras espécies dominam a paisagem de onde se destaca os Cedros-da-madeira Juniperus cedrus, os excelentes exemplares de criptomérias elegantes Cryptomeria japonica e as Faias europeias Fagus sylvatica de densa folhagem avermelhada.

As espécies de avifauna indígena que podemos avistar vão desde o Tentilhão Fringila coelebs madeirensis, os endémicos Bis-bis Regulus  madeirensis e o Pombo-trocaz Columba trocaz, a Lavandeira Motacilla cinerea schmitzi, e a Manta Buteo buteo harteti.

Face às condições ímpares que se verificam no Parque Florestal das Queimadas, quer pela grande qualidade ambiental e paisagística, pela grande riqueza em biodiversidade, quer pela possibilidade de efetuar percursos pedestres (PR 9 - Levada do Caldeirão Verde; Um caminho para todos-Queimadas-Pico das Pedras), este é um dos locais com maior afluência de visitantes (turistas e residentes).

Aqui, também se encontra a casa de abrigo das Queimadas, casa essa que mantém as características originais das antigas casas de Santana, apresentando um bonito telhado de colmo.

PFQueim7 PFQueim8


INFRAESTRUTURAS

QUEIMADAS
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS NÃO
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS NÃO
LOJAS NÃO
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL NÃO
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES SIM
ZONA DE ACAMPAMENTO NÃO
CASA DE ABRIGO SIM
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS SIM

 

VOLTAR