Projeto LIFE14 CAP/PT/000004 – Portugal Capacity Building for better use of LIFE

O presente projeto tem como objetivo central melhorar a capacidade de participação de Portugal no Programa LIFE, motivando a apresentação de mais candidaturas e melhorando a sua qualidade.

Participam neste projeto as seguintes entidades: a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – Beneficiário Coordenador; o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (SRA-IFCN,IP-RAM) e a Direção Regional do Ambiente (DRA) dos Açores – Beneficiários Associados.

Este projeto tem como objetivos específicos:
a) Aumentar a capacidade das administrações públicas em envolver potenciais beneficiários, criando condições para que estes apresentem melhores candidaturas;
b) Criar e melhorar redes e mecanismos de divulgação de boas práticas, incluindo a troca de informações entre entidades públicas e promotores de projetos em curso/concluídos;
c) Facilitar o acesso a outras fontes de cofinanciamento, nomeadamente de origem privada, como forma de fomentar a participação de uma gama mais alargada de potenciais beneficiários;
d) Promover e estabelecer uma melhor interação entre os promotores de candidaturas e as administrações públicas ao longo de todo o ciclo de vida dos projetos;
e) Aumentar a disseminação/reconhecimento do programa LIFE e dos projetos por este apoiados.

Como principais ações desenvolvidas a nível regional, destaque para as seguintes:
- Sessão Regional de Informação/Divulgação LIFE 2016 (dia 2 de maio de 2016) - Funchal
- Workshop de Capacitação (dias 3, 4 e 5 de maio de 2016) - Funchal

Foram convidados a participar nestes eventos parceiros regionais, incluindo entidades públicas, câmaras municipais, associações de desenvolvimento local, associações empresariais, empresas e ONG’s, identificados como potenciais beneficiários do Programa LIFE.

A principal finalidade destes eventos consistiu na apresentação das linhas de financiamento disponibilizadas pelo Programa LIFE para o período 2014/2020, bem como prestar formação de apoio à estruturação e apresentação de propostas, incluindo esclarecimento de dúvidas sobre aspetos formais de candidatura, no sentido de maximizar a sua qualidade.

De referir ainda que este Projeto tem uma duração de 2 anos (2016 e 2017), sendo que o compromisso financeiro assumido pela Região é de €74.326 (financiado a 90%).

Para mais esclarecimentos e informações:


SESSÃO REGIONAL DE INFORMAÇÃO/DIVULGAÇÃO E WORKSHOP DE CAPACITAÇÃO LIFE MADEIRA, 2017

No âmbito do Projeto de Capacitação Nacional (LIFE14 CAP/PT/000004), o qual pretende potenciar o uso do Programa LIFE em Portugal, está a ser organizado, à semelhança do ano transato, uma Sessão Regional de Divulgação e Informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE - 2014/2020) - Madeira 2017, bem como um Workshop de Capacitação, eventos destinados a potenciais beneficiários.

A Sessão Regional de Informação/Divulgação LIFE 2017 terá lugar no Auditório do Edifício do Campo da Barca (Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6), no próximo dia 6 de março (manhã), enquanto o Workshop de Capacitação, realizar-se-á na Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas - Rua dos Ferreiros), nos dias 6 (tarde), 7 e 8 de março.

Consultar programas:

Sessão Regional Life Madeira 2017

Workshop Life Madeira 2017

As inscrições são gratuitas, contudo, por questões logísticas, são limitadas e sujeitas a confirmação, pelo que devem proceder ao preenchimento obrigatório do formulário online até ao próximo dia 28 de fevereiro de 2017, disponível na seguinte hiperligação: Formulário de Inscrição.