logoLifeFurabardos

Desde 2013 que está a decorrer o projeto Life fura-bardos (LIFE12 NAT/PT/000402) sendo coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e desenvolvido em parceria com Sociedad Española de Ornitología e com o anterior Serviço do Parque Natural da Madeira e a anterior Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza que se fundiram no atual Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.

Este projeto terá a duração de 4 anos e é cofinanciado pelo programa Life+ Instrumento Financeiro da Comunidade Europeia para apoiar a rede ecológica Europeia – Rede Natura 2000.

Tem como principal objetivo assegurar a conservação do fura-bardos, uma subespécie prioritária através da recuperação e proteção do seu habitat natural, a floresta Laurissilva da Madeira, definindo medidas mais adequadas para a restauração ecológica e garantir a sustentabilidade a longo prazo da espécie e do seu habitat. Esta floresta apresenta características específicas e uma biodiversidade excecional com um valor biológico inestimável. A recuperação deste habitat, juntamente com o aumento do conhecimento sobre a distribuição, ecologia e tendência populacional do fura-bardos na ilha da Madeira e em 5 ilhas das Canárias, permitirá definir medidas de conservação adequadas para esta subespécie incluída no Anexo I da Diretiva Aves.

Para mais informações consulte a página do projeto em:
http://life-furabardos.spea.pt/pt/