NormCondEspNat1 NormCondEspNat2 NormCondEspNat3

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM) recomenda a aplicação das normas de conduta em áreas naturais 


 

 

3BFogocontrolado 3B1 3B2

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Muitas das vezes a negligência humana é uma das principais causas de incêndio florestal, sendo que nos dias de mais calor, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é bastante maior.
Assim, todos os cidadãos e visitantes da Madeira deverão assumir e praticar comportamentos que contribuam para a diminuição do risco de incêndio, uma vez que a esmagadora maioria das ignições, direta ou indiretamente, têm origem em comportamentos humanos.

NormCondPercPed1 NormCondPercPed2 NormCondPercPed3

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM) recomenda a aplicação das normas de conduta em percursos pedestres recomendados.

mascoteeco

O Projeto Life Eco Compatível enquadrou-se na estratégia de comunicação e informação do instrumento financeiro da Comunidade Europeia, instrumento LIFE+ para a rede ecológica Europeia – Rede Natura 2000.

O seu objetivo consistiu na transmissão e disponibilização de informação às populações, para uma melhor implementação, gestão e conservação dos sítios da rede Natura 2000.

O arquipélago da Madeira conta com 11 sítios da Rede Natura 2000 que abrangem área terrestre e área marítima, sendo suporte de importantes atividades socioeconómicas da região, o turismo de natureza, a atividade agrícola e a atividade pesqueira.

AgriculturaLIXO EcoturismoLIXO PescaLIXO


Neste âmbito foram desenvolvidos manuais de boas práticas dirigidos:
•    à agricultura;
•    à pesca;
•    ao turismo de natureza.