mascoteeco

O Projeto Life Eco Compatível enquadrou-se na estratégia de comunicação e informação do instrumento financeiro da Comunidade Europeia, instrumento LIFE+ para a rede ecológica Europeia – Rede Natura 2000.

O seu objetivo consistiu na transmissão e disponibilização de informação às populações, para uma melhor implementação, gestão e conservação dos sítios da rede Natura 2000.

O arquipélago da Madeira conta com 11 sítios da Rede Natura 2000 que abrangem área terrestre e área marítima, sendo suporte de importantes atividades socioeconómicas da região, o turismo de natureza, a atividade agrícola e a atividade pesqueira.


MANUAIS DE BOAS PRÁTICAS

Neste âmbito foram desenvolvidos manuais de boas práticas dirigidos:
•    à agricultura;
•    à pesca;
•    ao turismo de natureza.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE – MENSAGENS

PELA BIODIVERSIDADE DA NOSSA REGIÃO A FAVOR DO TURISMO, DA AGRICULTURA E DA PESCA NA REDE NATURA 2000

 

ExposItenerante

 


TURISMO DE NATUREZA

TurismoNat1 TurismoNat2 TurismoNat3 TurismoNat4

 


AGRICULTURA

Agricultura1 Agricultura2 Agricultura3 Agricultura4

 


PESCA

Pesca1 Pesca2 Pesca3 Pesca4

 

JOGOS MULTIMÉDIA

Agricultura   pescas   ecoturismo
Jogo Boas Práticas "Agricultura"   Jogo Boas Práticas "Pescas"   Jogo Boas Práticas "Eco Turismo"


 

Quiosques interativos 

quiosque quisoquee

No âmbito deste projeto foram produzidos quiosques informativos, com informação sobre o projeto e sobre as áreas protegidas do arquipélago da Madeira, disponível em várias línguas.

Foram colocados em locais com grande visibilidade e com elevada procura de visitantes, como os centros de receção das áreas protegidas, registando-se: 26 811 acessos no terminal do centro de receção freira-da-madeira - Maciço Montanhoso Oriental, 11 200 acessos no terminal do centro de receção da Ponta de São Lourenço, 2 255 acessos no terminal das Ilhas Desertas e 11 435 acessos no Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira; num total de 51 701 acessos.

Mais se informa, e de modo sucinto, que no âmbito da campanha para “visitantes/observadores de áreas e espécies protegidas na área protegida” foram realizadas 96 atividades à entrada (acessos) de áreas de Rede Natura 2000 envolvendo 12 314 visitantes.