Perguntas Frequentes - Divulgação

FAQs - Divulgação

O Centro de Receção “Casa do Sardinha” está situado junto ao Cais do Sardinha, no extremo este da Ponta de São Lourenço. O acesso a esta área protegida faz-se através da estrada regional 109 que tem o seu término na Baía d’ Abra. Aqui inicia-se um percurso pedonal que permite percorrer toda a península mais oriental da Ilha da Madeira e que nos leva até ao Cais do Sardinha e consequentemente ao Centro de Receção “Casa do Sardinha” que aqui se localiza.

O Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva é um centro de receção do IFCN localizado no Pico do Areeiro, tendo sido criado com o apoio do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e da Região Autónoma da Madeira.  O nome do Centro surge associado à ave marinha endémica da Madeira, Freira-da-madeira, dado que é na zona do Areeiro que esta ave nidifica e, consequentemente é o local onde são desenvolvidos todos os trabalhos de conservação. O Centro dispõe de uma exposição permanente, dinâmica e interativa, alusiva à freira-da-madeira e ao seu habitat e também um núcleo museológico e biográfico daquele que foi o pioneiro do montanhismo e escalada na Região, o Dr. Rui Silva. Pode também ser visitada uma exposição temporária num espaço multifunções existente no mesmo local, no andar inferior. Neste Centro está disponível ainda para uma linha de merchandising temática, assim como material informativo e divulgativo relativo às demais áreas protegidas e biodiversidade em geral.

O Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva está aberto a toda a população (neste momento está temporariamente encerrado).
Além da visita ao Centro, nesta área tem a oportunidade de se deslocar até ao Miradouro do Ninho da Manta através do percurso pedestre onde poderá contemplar algumas áreas onde esta ave marinha nidifica. A visita tem a duração aproximada de 1h e 30m, percorrendo-se cerca de 1,5 Km (ida e regresso). Esta é das zonas com maior procura pelos amantes da natureza na Madeira! Contate-nos com antecedência, para o 291 795155 – e faça a sua visita acompanhada por um técnico, tendo a possibilidade de visualizar e ter uma explicação in loco de todo o trabalho de conservação da Freira-da-madeira, assim como dos esforços para a recuperação do seu habitat!

É possível a visita de qualquer grupo ao Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva. Para marcar a sua visita o requerente deverá enviar o pedido por e-mail para explicando o tipo de visita que pretende, as datas, e o horário.
Visita 1 – Visita guiada ao Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva
Visita 2 – Visita guiada ao Centro Freira-da-madeira/Dr. Rui Silva - Visita guiada ao Miradouro do Ninho da Manta tendo a oportunidade de visualizar a área de nidificação da Freira-da-madeira.
Relativamente às atividades de Educação Ambiental no Centro Freira-da-madeira Dr. Rui Silva, o requerente deverá contactar o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves que tem por missão dinamizar todas estas atividades, através do 291 795 155 ou pelo e-mail ifcn

A entrada no Centro Freira-da-madeira Dr. Rui Silva é livre para todos. Contudo pode contribuir com um donativo para os trabalhos de Conservação da Freira-da-madeira, pois com um simples gesto vai fazer a diferença.

Todo o material produzido pode ser adquirido no Centro de informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, em S. Gonçalo, Caminho da Portada - Estrada do Aeroporto ou nos vários centros de receção das áreas protegidas, nomeadamente Centro freira-da-madeira/Dr. Rui Silva, no Pico do Areeiro (temporariamente encerrado); Centro receção da Casa do Sardinha, na Ponta de São Lourenço;e no Centro de receção das Ilhas Desertas.

Poderá enviar um e-mail para o IFCN a solicitar. O material será enviado e as despesas de embalamento e portes de envio serão por conta do interessado.

O Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves no Funchal, está aberto todos os dias úteis, das 9-12,30h e das 14-17,30h.

Todos os centros de receção têm ao dispor dos nossos clientes uma linha de merchandising temática, assim como todo o material divulgativo relativo às demais áreas protegidas e biodiversidade em geral.

Para obter mais informação sobre o material de merchandising alusivo às várias áreas protegidas, assim como dos diferentes projetos de conservação desenvolvidos basta ver o nosso catálogo na loja virtual ou atravez do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.