Localização: Avenida Calouste Gulbenkian
Área 12 000 m2
Altitude: 40 m
Proprietário:
Região Autónoma da Madeira
Horário:
Aberto ao público de Segunda-feira a Sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas. 

Esta quinta localizada no coração do Funchal, numa das margens da Ribeira de S. João, foi outrora residência de famílias madeirenses brasonadas do séc. XIX foi adquirida na década de setenta do século XX pelo Governo Regional.

Neste espaço funcionou a antiga Escola do Magistério Primário e a Escola Preparatória Gonçalves Zarco. Tem uma área aproximada de 12.000m2 e funciona como uma Pousada de Juventude desde outubro de 1992. Nesta década, o jardim foi recuperado mantendo-se as espécies arbóreas já existentes, tendo sido introduzidas novas espécies.

Na área ajardinada, composta por diversos canteiros de floração abundante,  o destaque vai para o emblemático castanheiro-do-cabo Calodendrum capense, árvore africana, cuja copa se cobre de belíssimas flores cor-de-rosa.

Ocorrem outras plantas emblemáticas neste jardim,  pelo seu porte, como a árvore-da-borracha Ficus elastica, a chama-da-floresta Spathodea campanulata e o pinheiro-de-damara Aghatis brownii.

Destaque ainda para as espécies exóticas nomeadamente: a árvore-da-seda Albizia julibrissin, o aloé Aloe rupestris, a árvore-do-fogo Brachychiton acerifolius, a alfarrobeira Ceratonia siliqua, o camecípares Chamaecyparis lawsoniana, a canforeira Cinnamomum camphora, a caneleira Cinnamomum zeylanicum, a dombeia Dombeya wallichii, a nespereira Eriobotrya japonica, a sumaúma Chorisia speciosa, a pitangueira Eugenia uniflora, o azevinho Ilex aquifolium, o mangueiro Mangifera indica, a romãzeira Punica granatum, o tobira Pittosporum tobira, a palmeira-azul Brahea armata, a olaia Cercis siliquastrum, o ligustro Ligustrum lucidum, o jambeiro Syzygium jambos, a roda-do-fogo Stenocarpus sinuatus, o hibisco Hibiscus hastatus, a schótia Schotia latifolia, as coralinas Erythrina crista-galli e Erythrina lysistemon, a magnólia Magnolia grandiflora, a piteira Furcraea selloa, a tabebuia Tabebuia heterophylla, as aranhas Tibouchina  grandiflora, as clívias Clivia minata e Clivia nobilis.

Sendo emblemáticas neste jardim,  pelo seu porte,  a árvore-da-borracha, a chama-da-floresta, o pinheiro-de-damara e o castanheiro-do-cabo.

INÍCIO