FotoBenefTerraCha

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, encontra-se a intervir numa área de 12,74 hectares localizada na Terra Chã, Freguesia do Seixal.

Esta intervenção surgiu da necessidade de beneficiar a vegetação de uma área, classificada como Zona Especial de Conservação, que após ser totalmente destruída por um incêndio, em julho de 2012, foi colonizada por plantas invasoras com elevada capacidade de proliferação.

Pretende-se, com esta intervenção, fomentar o desenvolvimento/consolidação dos habitats desta área através do controlo de plantas invasoras e da reintrodução de espécies caraterísticas destas comunidades vegetais.

Este projeto é apoiado a 100% pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020) e sustentado no Plano de Gestão Florestal para os Perímetros Florestais das Serras do Porto Moniz, da Ribeira da Janela, do Seixal, de S. Vicente, Ponta Delgada e Boa Ventura, e de Santana, e dos Montados conexos (Galhano, Pessegueiros, Buchas e Queimadas). Saiba mais em https://ifcn.madeira.gov.pt/fundos/proderam/limpeza-e-controlo-de-especies-invasoras-na-terra-cha.html