ImgDestLogolevadas

Passatempos no âmbito da divulgação da candidatura das “Levadas da Madeira” a Património Mundial da UNESCO

Ao longo dos tempos as Levadas foram reconhecidas como um bem cultural de grande valor, quer pelo trabalho engenhoso edificado pelo povo madeirense e integrado na natureza, quer pela sua preciosa multifuncionalidade, ou seja, à sua importância no transporte de água para consumo humano, fins agrícolas, produção de energia elétrica e ao facto de serem vias de descoberta da paisagem madeirense.

Desde 2017, as “Levadas da Madeira” integram a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial, preenchendo assim um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património da Humanidade, ou seja, a Património Mundial sob a égide da UNESCO.

A candidatura “Levadas da Madeira” a Património da Humanidade está a ser preparada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, tendo por base as regras estabelecidas pela UNESCO e seguindo o formulário de candidatura dos Bens a Património da Humanidade.

Neste enquadramento, é de vital importância divulgar a candidatura e envolver os cidadãos, informando e sensibilizando para a importância do Bem. Para tal, foram criados dois passatempos, o “Levadartes” e o “Levadas em miniatura” pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM) que têm como objetivo dar a conhecer e envolver a comunidade escolar na candidatura.

O passatempo “Levadartes” é um desafio lançado aos alunos das artes visuais e multimédia do ensino secundário, profissional e superior, para a criação de uma mascote gráfica original alusiva às “Levadas da Madeira”.

O passatempo “Levadas em miniatura” é dirigido às crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo e consiste num desafio no âmbito do domínio de expressão plástica que objetiva a construção de uma maquete alusiva às “Levadas da Madeira”.

Os trabalhos de ambos os passatempos irão constituir uma exposição coletiva que estará patente ao público, possibilitando uma maior visibilidade e envolvência da população em relação à candidatura das “Levadas da Madeira” a Património da UNESCO.

O período de inscrição nos passatempos decorre entre 16 de novembro 2021 até 21 de fevereiro de 2022 e os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 16 de maio de 2022.