Os cidadãos podem colaborar de forma ativa para estudos e projetos desenvolvidos em diversas áreas do mundo da ciência. É a chamada “ciência cidadã” que dá oportunidade ao cidadão comum de contribuir para o aumento do conhecimento científico quer de uma espécie, de um habitat ou de um ecossistema, ou até mesmo de uma alteração de comportamento.
Deixamos o nosso agradecimento a todos os que nos ajudam a “ajudar”!

VIU UM LOBO-MARINHO?

Lobosmarinhos11 Lobosmarinhos60 Lobosmarinhos92
     

iconlink25 Registo de avistamento do Lobo-marinho logopdf
Rede SOS Vida Selvagem


RECOLHEU UMA AVE MARINHA?

1 2 3
     

 Todos os anos somos contactados pela população em geral, a fazer a recolha de animais selvagens, essencialmente aves marinhas.
Cada ano que passa tem sido notório o interesse da população em alertar para situações em que os animais são encontrados nos mais diversos sítios.
iconlink25 Como proceder?

Rede SOS Vida Selvagem


FAÇA COMO NÓS

1
outubro 2017 – Uma narceja Gallinago gallinago que foi devolvida à natureza!
Esta ave estava nas instalações da escola Cardeal D. Teodósio de Gouveia (São Jorge) e através da professora Elisabete Ascensão entraram em contacto connosco e entregaram a ave!.

2
outubro 2017 – Recolha de um juvenil freira-da-madeira Pterodroma madeira !
Após um contacto a dar o alerta, procedemos à recolha desta ave marinha! A equipa deparou-se com um juvenil de freira-da-madeira que nos seus primeiros voos deverá ter ficado encandeado com a iluminação e deverá ter caído.

3
Outubro 2017 – Mais uma ave marinha salva!
A equipa da Estalagem do Mar (São Vicente) colaborou connosco e resgatou uma ave que se encontrava caída no jardim. Era uma cagarra Calonectris diomedea e foi batizada de “Bells” por alguns turistas que se mostraram muito interessados em ajudar.


OBSERVOU UM ORGANISMO GELATINOSO? 

caravela portuguesa site

 

iconlink25 Registo de avistamento de organismos gelatinosos – Projeto GelAvista logopdf


QUANTO LIXO HÁ NA TUA PRAIA?

lixonatuapraia

A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) em parceria com investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do pólo da Universidade de Coimbra, desenvolveram uma aplicação para registo de lixo marinho, para ser utilizada por todos os cidadãos.

Para tal, basta usar esta aplicação, que está disponível online e no google play, da próxima vez que for à praia apanhar lixo.
Deste modo, a APLM de uma forma simples e prática, fica a conhecer as quantidades dos vários itens que encontramos nas nossas praias.
Colabore por esta boa causa!

Os animais marinhos e frequentadores das praias agradecem!!!

www.lixomarinho.app