Os cidadãos podem colaborar de forma ativa para estudos e projetos desenvolvidos em diversas áreas do mundo da ciência. É a chamada “ciência cidadã” que dá oportunidade ao cidadão comum de contribuir para o aumento do conhecimento científico quer de uma espécie, de um habitat ou de um ecossistema, ou até mesmo de uma alteração de comportamento.
Deixamos o nosso agradecimento a todos os que nos ajudam a “ajudar”!

VIU UM LOBO-MARINHO?

Lobosmarinhos11 Lobosmarinhos60 Lobosmarinhos92
     

iconlink25 Registo de avistamento do Lobo-marinho logopdf


RECOLHEU UMA AVE MARINHA?

1 2 3
     

 Todos os anos somos contactados pela população em geral, a fazer a recolha de animais selvagens, essencialmente aves marinhas.
Cada ano que passa tem sido notório o interesse da população em alertar para situações em que os animais são encontrados nos mais diversos sítios.
iconlink25 Como proceder?


FAÇA COMO NÓS

1
outubro 2017 – Uma narceja Gallinago gallinago que foi devolvida à natureza!
Esta ave estava nas instalações da escola Cardeal D. Teodósio de Gouveia (São Jorge) e através da professora Elisabete Ascensão entraram em contacto connosco e entregaram a ave!.

2
outubro 2017 – Recolha de um juvenil freira-da-madeira Pterodroma madeira !
Após um contacto a dar o alerta, procedemos à recolha desta ave marinha! A equipa deparou-se com um juvenil de freira-da-madeira que nos seus primeiros voos deverá ter ficado encandeado com a iluminação e deverá ter caído.

3
Outubro 2017 – Mais uma ave marinha salva!
A equipa da Estalagem do Mar (São Vicente) colaborou connosco e resgatou uma ave que se encontrava caída no jardim. Era uma cagarra Calonectris diomedea e foi batizada de “Bells” por alguns turistas que se mostraram muito interessados em ajudar.


OBSERVOU UM ORGANISMO GELATINOSO? 

caravela portuguesa site

 

iconlink25 Registo de avistamento de organismos gelatinosos – Projeto GelAvista logopdf