Logo levadas

Ao longo dos tempos as Levadas foram reconhecidas como um bem cultural de grande valor, quer pelo trabalho engenhoso edificado pelo povo madeirense e integrado na natureza, quer pela sua preciosa multifuncionalidade, ou seja, à sua importância no transporte de água para consumo humano, fins agrícolas, produção de energia elétrica e ao facto de serem vias de descoberta da paisagem madeirense.

Desde 2017, as “Levadas da Madeira” integram a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial, preenchendo assim um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património da Humanidade, ou seja, a Património Mundial sob a égide da UNESCO. A candidatura “Levadas da Madeira” a Património da Humanidade está a ser preparada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), tendo por base as regras estabelecidas pela UNESCO e seguindo o formulário de candidatura dos Bens a Património da Humanidade. Em fevereiro de 2022 foi entregue pela SRAAC à Comissão Nacional da UNESCO, a primeira versão da Candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural Mundial.

Neste enquadramento, é de vital importância informar e divulgar a referida candidatura, promovendo a envolvência e a participação dos cidadãos neste processo, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo IFCN, IP-RAM através de um conjunto de iniciativas.

Neste sentido estão a ser dinamizadas as seguintes atividades:

- Programa de Educação Ambiental alusivo às “Levadas da Madeira”

- Passatempo “Levadas em miniatura”

- Passatempo “Levadartes”

- Levadas com Alma


SEMINÁRIO “LEVADAS DA MADEIRA CANDIDATAS A PATRIMÓNIO CULTURAL MUNDIAL”

IMG LevadasMadPatMundial202

Foi no dia 24 de junho, que decorreu o seminário “Levadas da Madeira candidatas a Património Cultural Mundial”, no Auditório do Parque Temático da Madeira, em Santana.

Os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o ponto de situação da candidatura das Levadas da Madeira e ao mesmo tempo auscultar as diversas entidades envolvidas no seu processo de candidatura.

2 3 4 5

No dia 25 de junho, percorreu-se uma das 8 levadas candidatas a Património Cultural Mundial: a Levada do Rei ou do Ribeiro Bonito.

Ao longo do percurso, foram proporcionados alguns momentos de informação relativa à gestão e distribuição de água da levada; à sua história e ainda sobre a biodiversidade ali existente.

6 7 8 9 

Programa


INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA RESULTANTE DOS PASSATEMPOS: "LEVADAS EM MINIATURA" E "LEVADARTES"

Foi inaugurada no dia 22 de junho, a exposição “Levadas em miniatura” e “Levadartes”, no Museu da Electricidade - Casa da Luz.

Estas exposições surgem no âmbito de dois passatempos lançados à comunidade escolar, alusivos à candidatura das “Levadas da Madeira” a Património Mundial Cultural, com o objetivo de informar e divulgar a referida candidatura, promovendo a envolvência e a participação da comunidade neste processo.

 

O passatempo “Levadartes” foi lançado aos alunos das artes visuais e multimédia do ensino secundário, profissional e superior, para a criação de uma mascote gráfica original alusiva às “Levadas da Madeira” e o passatempo “Levadas em miniatura” que consistiu na construção de uma maquete alusiva às “Levadas da Madeira” foi dirigido às crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo e aos utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s).

10 11 12 

13 14 VSF15972


Foi criada uma exposição itinerante constituída por 10 estruturas autónomas (rol ups), com informação, em português e inglês, e que faz referência à origem das Levadas e à epopeia da sua construção; à rede de canais existentes na Madeira; à sua multifuncionalidade e sustentabilidade; à sábia e histórica relação do madeirense com as Levadas; e ainda alguma terminologia madeirense relacionada com o tema.

A exposição está disponível à população podendo ser solicitada ao IFCN, IP-RAM ( ou 291 795 155).

05 13 22 

28 31

Em 2019, foi dinamizado um workshop no auditório do Museu da Eletricidade – Casa da Luz, intitulado “Levadas da Madeira – 600 anos a vivificar a terra madeirense”.

Programa 

Galeria de fotos