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Pelo 14º ano consecutivo, decoramos o Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Este é um passatempo que é lançado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas, Centros Comunitários e os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região e que todos os anos tem uma adesão incrível! Este ano foi possível decorar áreas do Centro Comercial nos moldes da pré-pandemia, ou seja, voltamos a colocar trabalhos em diversas áreas por todo o Caniço Shopping.

Este desafio pretende sensibilizar os mais jovens e toda a comunidade para a necessidade da reutilização de materiais com consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Simultaneamente mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso da decoração do Centro Comercial.

Ao todo participaram 36 instituições, envolvendo 2.012 participantes!

A exposição dos trabalhos estarão patentes até o dia 08 de janeiro de 2023.

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No dia 22 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos voucher prenda a todas as instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping.

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Pelo 13º ano consecutivo, divulgamos o passatempo de Natal que consiste na decoração do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados, promovido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) em parceria com o Caniço Shopping.

À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa está enquadrada nas comemorações do Natal e tem como objetivo  a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos e aos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região.

Este desafio pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Ao mesmo tempo, mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial.

O Caniço Shopping foi decorado com lindos trabalhos de Natal, todos elaborados com materiais reutilizados, pelas mãos dos alunos e utentes das 30 instituições num total de 1 573 participantes.

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No dia 22 de novembro, decorreu a visita oficial aos trabalhos expostos no Caniço Shopping, com a entrega dos vouchers prenda e dos certificados às instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping. Também foi entregue um livro infantojuvenil, “A Travessia” do autor João Rodrigues e ilustrações de Isabel Rodrigues, às bibliotecas das instituições participantes.

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Natal2020
Este Natal, a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas em parceria com o Caniço Shopping, voltou a dinamizar pelo 12º ano consecutivo, o Passatempo de Natal dirigido à comunidade educativa e que visa a decoração do Centro Comercial com uso exclusivo de materiais reutilizados.

À semelhança dos outros anos, pretendeu-se sensibilizar e educar os mais jovens, para a necessidade da reutilização de materiais, que irá diminuir a acumulação de resíduos e a emissão de CO2, contribuindo para a “nossa pegada ecológica” em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.

Ao mesmo tempo, esta iniciativa torna-se um exemplo para a comunidade, ao demonstrar que recorrendo a materiais já existentes e com recurso a muita criatividade, é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, praticamente a custo zero.

Este ano, com moldes devidamente adaptados à situação atual que se vive, 21 instituições de ensino aderiram à iniciativa, envolvendo 1247 participantes do Pré-escolar, do 1º e 2º ciclos das Escolas e dos Centros de Atividades Ocupacionais da Região.

Felicitamos os envolvidos pela dedicação e pelo trabalho de qualidade que desenvolveram e que embeleza de forma única o Caniço Shopping durante esta época e desejamos às vossas famílias um Santo e Feliz Natal!

 

CartazNatal2019

No dia 18 de realizou-se a Cerimónia de Entrega de Vouchers Prenda às 45 Instituições participantes no Passatempo de Natal, no piso 1 do Centro Comercial Caniço Shopping, seguido de um Madeira de Honra.

Este passatempo foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) de todas as instituições de ensino da Região, tendo aderido 45 Instituições, sendo: 8 Infantários; 30 escolas; 1 Centro Comunitário, 1 Centro de Dia e 5 Centros de Atividades Ocupacionais, com um total de 3.297 participantes.

O desafio que foi lançado ao longo destes 11 anos consistiu na decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados. A iniciativa pretende sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.

Ao mesmo tempo, demonstra-se que recorrendo a materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, a custo zero. Esta iniciativa também tem possibilitado às Instituições de ensino e aos seus educandos, mostrarem para o público externo o trabalho de qualidade que desenvolvem dentro das organizações.

Refira-se que o voucher prenda é oferecido pelo Caniço Shopping e seus parceiros (IMADEX e Papelaria APV), a todas as Instituições participantes que poderão trocá-lo nas referidas lojas parceiras, por materiais de apoio às atividades escolares desenvolvidas nas Instituições.

Todos os trabalhos realizados e que decoram o Centro Comercial constituíram uma exposição coletiva aberta ao público, que esteve patente de 16 de novembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020.

PassatempoNatal2018

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM em parceria com o Caniço Shopping lançou um Passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Região, no âmbito das comemorações do Natal 2018: a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Realizamos este evento pelo 10º ano consecutivo lançando este desafio que pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente, diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Numa altura em que se alerta e sensibiliza para uma das maiores ameaças à preservação do nosso planeta que é o lixo marinho, e se sabe que 70% deste lixo tem origem em terra, importa cada vez mais informar e educar para a reutilização dos materiais.

Nesse domínio, cremos que esta iniciativa constituiu um exemplo, pois ao longo destes anos foi demonstrado que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial, a “custo zero”.
As críticas obtidas permitem revelar que o passatempo é uma mais-valia para as entidades parceiras, para as instituições participantes, para os lojistas, para o público em geral e para a natureza! Nunca é demais relembrar que crianças educadas e sensibilizadas irão constituir no futuro uma sociedade mais responsável e pro ativa.

Assim, dado o interesse crescente manifestado ao longo destes 10 anos, participaram na decoração do Caniço shopping 39 instituições estando envolvidos 2702 participantes.

 

LIFERECOVER

Este passatempo mensal terminou a 30 de setembro de 2018 e objetivou sensibilizar a população para a conservação da nossa região e de divulgar o projeto LIFE Recover Natura, dando a conhecer os seus objetivos, as suas áreas de intervenção e espécies-alvo.
Baseou-se na construção de uma frase que incluía obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudaram mensalmente. O passatempo esteve aberto a toda a população.

 

iconlink25 Consulte o regulamento.

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JULHO:

  • Indígenas e endémicas,
  • Expansão,
  • Projeto LIFE Recover Natura,
  • Ações,
  • Conservação
  • Plantas.

Prémio para a melhor frase:

JUL18 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JUNHO:

  • Impacto Humano,
  • Principais ameaças,
  • Áreas de intervenção,
  • Espécies exóticas,
  • Desconhecimento
  • Processo erosivos.

Prémio para a melhor frase:

Junho2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE MAIO:

  • Pintainho,
  • Deserta Grande,
  • Identificação,
  • Terra e mar,
  • Atual distribuição
  • Ilhéu Chão.

Prémio para a melhor frase:

Maio2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE ABRIL:

"Um dos objetivos do projeto "Life Recover Natura" mais desafiante é a redução significativa de plantas invasoras, outro, não menos interessante, a meu ver, é o controlo de gaivotas-de-patas-amarelas e por último mas não menos importante, a erradicação de ratos e murganhos.”

Vencedor: Nuno Lopes

Número total de participantes: 4

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE ABRIL:

  • Plantas Invasoras,
  • Objetivos do projeto,
  • Erradicação,
  • Gaivotas,
  • Controlo.

Prémio para a melhor frase:

Abril2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE MARÇO:

"O Projeto LIFE Recover Natura tem por missão a salvaguarda dos ecossistemas do Arquipélago da Madeira, habitats neles presentes e espécies de fauna e flora locais. Para maior sucesso do projeto, o IFCN promove ainda junto do público em geral, a consciencialização para a importância da proteção dos ecossistemas, ambicionando através desta relação estreita com a população, obter os resultados esperados: a conservação da Natureza!”

Vencedor: Rosalie de Jesus Spínola

Número total de participantes: 4

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE MARÇO:

  • Ecossistemas,
  • Consciencialização,
  • Importância,
  • Resultados esperados,
  • Público em geral,
  • Salvaguarda.

Prémio para a melhor frase:

Marco2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE FEVEREIRO:

"No ilhéu do Desembarcadouro existem extensas manchas de Beta patula, uma espécie protegida, alvo de constante monitorização e avaliação.”

Vencedor: Alda Antunes

Número total de participantes: 4

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE FEVEREIRO:

  • Beta patula,
  • Avaliação,
  • Ilhéu,
  • Monotorização,
  • Desembarcadouro.

Prémio para a melhor frase:

Fevereiro2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JANEIRO:

  • Conservação,
  • Life Recover Natura,
  • Conhecimento,
  • Moluscos terrestres,
  • Ponta de São Lourenço,
  • Caracóis.

Prémio para a melhor frase:

Janeiro2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE DEZEMBRO:

  • Plantas invasoras,
  • Controlo,
  • Medidas,
  • Murganhos e formigas,
  • Conservação,
  • Projeto.

Prémio para a melhor frase:

DEZ17 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE NOVEMBRO:

"Com a divulgação da conservação das áreas protegidas e da melhoria das condições de acesso, atingiremos os objetivos em prol de um melhor ambiente.”

Vencedor: Lionel Lopes

Número total de participantes: 3

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE NOVEMBRO:

  • Condições de acesso,
  • Objetivos,
  • Áreas protegidas,
  • Conservação,
  • Melhoria,
  • Divulgação.

Prémio para a melhor frase:

Novembro2017 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE OUTUBRO:

"Nas Ilhas Desertas e na Ponta de São Lourenço o projeto LIFE RECOVER NATURA é essencial, pois então, uma vez que ajuda à preservação dos Habitats terrestres e correspondente recuperação de espécies o que mantém o meio envolvente completamente são.”

Vencedor: André Daniel Cerejo da Silva

Número total de participantes: 3

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE OUTUBRO:

  • Projeto,
  • Ilhas Desertas,
  • LIFE RECOVER NATURA,
  • Recuperação de espécies,
  • Ponta de São Lourenço
  • Habitats terrestres.

Prémio para a melhor frase:

Outubro2017

Prémio para a melhor frase: T-shirt, pen e pin do projeto.


LogoLIFEMadeiraLOBOMarinho

Este passatempo mensal terminou a 30 de setembro de 2017 e objetivou divulgar e sensibilizar para a espécie protegida: “Lobo-marinho”.

Baseou-se na construção de uma frase que incluía obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudaram mensalmente. O passatempo esteve aberto a toda a população e contou com a participação de duas centenas de participantes.