- Detalhes
Pelo 14º ano consecutivo, decoramos o Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.
Este é um passatempo que é lançado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas, Centros Comunitários e os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região e que todos os anos tem uma adesão incrível! Este ano foi possível decorar áreas do Centro Comercial nos moldes da pré-pandemia, ou seja, voltamos a colocar trabalhos em diversas áreas por todo o Caniço Shopping.
Este desafio pretende sensibilizar os mais jovens e toda a comunidade para a necessidade da reutilização de materiais com consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Simultaneamente mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso da decoração do Centro Comercial.
Ao todo participaram 36 instituições, envolvendo 2.012 participantes!
A exposição dos trabalhos estarão patentes até o dia 08 de janeiro de 2023.
No dia 22 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos voucher prenda a todas as instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping.
- Detalhes
Pelo 13º ano consecutivo, divulgamos o passatempo de Natal que consiste na decoração do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados, promovido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) em parceria com o Caniço Shopping.
À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa está enquadrada nas comemorações do Natal e tem como objetivo a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.
Foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos e aos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região.
Este desafio pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Ao mesmo tempo, mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial.
O Caniço Shopping foi decorado com lindos trabalhos de Natal, todos elaborados com materiais reutilizados, pelas mãos dos alunos e utentes das 30 instituições num total de 1 573 participantes.
No dia 22 de novembro, decorreu a visita oficial aos trabalhos expostos no Caniço Shopping, com a entrega dos vouchers prenda e dos certificados às instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping. Também foi entregue um livro infantojuvenil, “A Travessia” do autor João Rodrigues e ilustrações de Isabel Rodrigues, às bibliotecas das instituições participantes.
- Detalhes
Este Natal, a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas em parceria com o Caniço Shopping, voltou a dinamizar pelo 12º ano consecutivo, o Passatempo de Natal dirigido à comunidade educativa e que visa a decoração do Centro Comercial com uso exclusivo de materiais reutilizados.
À semelhança dos outros anos, pretendeu-se sensibilizar e educar os mais jovens, para a necessidade da reutilização de materiais, que irá diminuir a acumulação de resíduos e a emissão de CO2, contribuindo para a “nossa pegada ecológica” em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.
Ao mesmo tempo, esta iniciativa torna-se um exemplo para a comunidade, ao demonstrar que recorrendo a materiais já existentes e com recurso a muita criatividade, é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, praticamente a custo zero.
Este ano, com moldes devidamente adaptados à situação atual que se vive, 21 instituições de ensino aderiram à iniciativa, envolvendo 1247 participantes do Pré-escolar, do 1º e 2º ciclos das Escolas e dos Centros de Atividades Ocupacionais da Região.
Felicitamos os envolvidos pela dedicação e pelo trabalho de qualidade que desenvolveram e que embeleza de forma única o Caniço Shopping durante esta época e desejamos às vossas famílias um Santo e Feliz Natal!
- Detalhes
No dia 18 de realizou-se a Cerimónia de Entrega de Vouchers Prenda às 45 Instituições participantes no Passatempo de Natal, no piso 1 do Centro Comercial Caniço Shopping, seguido de um Madeira de Honra.
Este passatempo foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) de todas as instituições de ensino da Região, tendo aderido 45 Instituições, sendo: 8 Infantários; 30 escolas; 1 Centro Comunitário, 1 Centro de Dia e 5 Centros de Atividades Ocupacionais, com um total de 3.297 participantes.
O desafio que foi lançado ao longo destes 11 anos consistiu na decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados. A iniciativa pretende sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.
Ao mesmo tempo, demonstra-se que recorrendo a materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, a custo zero. Esta iniciativa também tem possibilitado às Instituições de ensino e aos seus educandos, mostrarem para o público externo o trabalho de qualidade que desenvolvem dentro das organizações.
Refira-se que o voucher prenda é oferecido pelo Caniço Shopping e seus parceiros (IMADEX e Papelaria APV), a todas as Instituições participantes que poderão trocá-lo nas referidas lojas parceiras, por materiais de apoio às atividades escolares desenvolvidas nas Instituições.
Todos os trabalhos realizados e que decoram o Centro Comercial constituíram uma exposição coletiva aberta ao público, que esteve patente de 16 de novembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020.
- Detalhes
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM em parceria com o Caniço Shopping lançou um Passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Região, no âmbito das comemorações do Natal 2018: a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.
Realizamos este evento pelo 10º ano consecutivo lançando este desafio que pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente, diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Numa altura em que se alerta e sensibiliza para uma das maiores ameaças à preservação do nosso planeta que é o lixo marinho, e se sabe que 70% deste lixo tem origem em terra, importa cada vez mais informar e educar para a reutilização dos materiais.
Nesse domínio, cremos que esta iniciativa constituiu um exemplo, pois ao longo destes anos foi demonstrado que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial, a “custo zero”.
As críticas obtidas permitem revelar que o passatempo é uma mais-valia para as entidades parceiras, para as instituições participantes, para os lojistas, para o público em geral e para a natureza! Nunca é demais relembrar que crianças educadas e sensibilizadas irão constituir no futuro uma sociedade mais responsável e pro ativa.
Assim, dado o interesse crescente manifestado ao longo destes 10 anos, participaram na decoração do Caniço shopping 39 instituições estando envolvidos 2702 participantes.
- Detalhes
Este passatempo mensal terminou a 30 de setembro de 2018 e objetivou sensibilizar a população para a conservação da nossa região e de divulgar o projeto LIFE Recover Natura, dando a conhecer os seus objetivos, as suas áreas de intervenção e espécies-alvo.
Baseou-se na construção de uma frase que incluía obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudaram mensalmente. O passatempo esteve aberto a toda a população.
Consulte o regulamento.
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JULHO:
- Indígenas e endémicas,
- Expansão,
- Projeto LIFE Recover Natura,
- Ações,
- Conservação
- Plantas.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JUNHO:
- Impacto Humano,
- Principais ameaças,
- Áreas de intervenção,
- Espécies exóticas,
- Desconhecimento
- Processo erosivos.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE MAIO:
- Pintainho,
- Deserta Grande,
- Identificação,
- Terra e mar,
- Atual distribuição
- Ilhéu Chão.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
FRASE VENCEDORA DO MÊS DE ABRIL:
"Um dos objetivos do projeto "Life Recover Natura" mais desafiante é a redução significativa de plantas invasoras, outro, não menos interessante, a meu ver, é o controlo de gaivotas-de-patas-amarelas e por último mas não menos importante, a erradicação de ratos e murganhos.”
Vencedor: Nuno Lopes
Número total de participantes: 4
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE ABRIL:
- Plantas Invasoras,
- Objetivos do projeto,
- Erradicação,
- Gaivotas,
- Controlo.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
FRASE VENCEDORA DO MÊS DE MARÇO:
"O Projeto LIFE Recover Natura tem por missão a salvaguarda dos ecossistemas do Arquipélago da Madeira, habitats neles presentes e espécies de fauna e flora locais. Para maior sucesso do projeto, o IFCN promove ainda junto do público em geral, a consciencialização para a importância da proteção dos ecossistemas, ambicionando através desta relação estreita com a população, obter os resultados esperados: a conservação da Natureza!”
Vencedor: Rosalie de Jesus Spínola
Número total de participantes: 4
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE MARÇO:
- Ecossistemas,
- Consciencialização,
- Importância,
- Resultados esperados,
- Público em geral,
- Salvaguarda.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
FRASE VENCEDORA DO MÊS DE FEVEREIRO:
"No ilhéu do Desembarcadouro existem extensas manchas de Beta patula, uma espécie protegida, alvo de constante monitorização e avaliação.”
Vencedor: Alda Antunes
Número total de participantes: 4
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE FEVEREIRO:
- Beta patula,
- Avaliação,
- Ilhéu,
- Monotorização,
- Desembarcadouro.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JANEIRO:
- Conservação,
- Life Recover Natura,
- Conhecimento,
- Moluscos terrestres,
- Ponta de São Lourenço,
- Caracóis.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE DEZEMBRO:
- Plantas invasoras,
- Controlo,
- Medidas,
- Murganhos e formigas,
- Conservação,
- Projeto.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
FRASE VENCEDORA DO MÊS DE NOVEMBRO:
"Com a divulgação da conservação das áreas protegidas e da melhoria das condições de acesso, atingiremos os objetivos em prol de um melhor ambiente.”
Vencedor: Lionel Lopes
Número total de participantes: 3
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE NOVEMBRO:
- Condições de acesso,
- Objetivos,
- Áreas protegidas,
- Conservação,
- Melhoria,
- Divulgação.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.
FRASE VENCEDORA DO MÊS DE OUTUBRO:
"Nas Ilhas Desertas e na Ponta de São Lourenço o projeto LIFE RECOVER NATURA é essencial, pois então, uma vez que ajuda à preservação dos Habitats terrestres e correspondente recuperação de espécies o que mantém o meio envolvente completamente são.”
Vencedor: André Daniel Cerejo da Silva
Número total de participantes: 3
PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE OUTUBRO:
- Projeto,
- Ilhas Desertas,
- LIFE RECOVER NATURA,
- Recuperação de espécies,
- Ponta de São Lourenço
- Habitats terrestres.
Prémio para a melhor frase:
Prémio para a melhor frase: T-shirt, pen e pin do projeto.
- Detalhes
Este passatempo mensal terminou a 30 de setembro de 2017 e objetivou divulgar e sensibilizar para a espécie protegida: “Lobo-marinho”.
Baseou-se na construção de uma frase que incluía obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudaram mensalmente. O passatempo esteve aberto a toda a população e contou com a participação de duas centenas de participantes.