Pelo 15º ano consecutivo, decorámos o Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

O passatempo resulta de uma parceria entre o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM e o Caniço Shopping e contou com a participação de 36 Instituições (5 infantários, 24 escolas básicas, 5 CACI´S e 2 Centros Comunitários), com um total de 1911 participantes que decoraram os espaços do Centro Comercial com trabalhos elaborados através da reutilização de materiais.

À semelhança dos outros anos, esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar e educar a comunidade educativa, para a necessidade da reutilização de materiais, com a consequente diminuição da acumulação de resíduos e de emissão de CO2, em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.

Este evento tem vindo a demonstrar à comunidade, que recorrendo a materiais já existentes (reutilização) e com recurso a muita criatividade, é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, praticamente a custo zero.

Todos os trabalhos decorativos no Centro Comercial estão patentes ao público desde o dia 18 de novembro e permanecerão até ao dia 10 de janeiro de 2024.

De forma a assinalar a inauguração dos trabalhos, no dia 22 de novembro foi realizada uma Cerimónia de entrega de um voucher-prenda a cada Instituição participante para material escolar, por parte do Caniço Shopping e seus parceiros (IMADEX e Papelaria APV).

As Instituições participantes no passatempo:

Infantário A Toca dos Traquinas

Infantário do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília

Infantário da Quinta

Infantário Estrelinhas VIP

Infantário O Principezinho

Escola B1/PE/C de Água de Pena

Escola B1/PE da Assomada

Escola B1/PE do Boliqueime

Escola B1/PE/C de Câmara de Lobos

Escola B1/PE do Caniço

Escola B1/PE Cruz de Carvalho

Escola B1/PE/C Eng. Luis Santos Costa

Escola B1/PE das Figueirinhas

Escola B1/PE da Ladeira

Escola B1/PE do Lombo de São João e São Paulo

Escola B/PE/C dos Louros (Edifício São Filipe)

Escola B/PE/C dos Louros (Edifício São Gonçalo)

Escola B1/PE/C da Ponta do Sol

Escola B1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar

Escola B1/PE Ribeiro de Alforra

Escola B1/PE/C de Santa Cruz

Escola B1/PE/C de Santana

Escola B1/PE/C de São Jorge

Escola B1/PE de São Martinho

Escola B1/PE Visconde Cacongo (Edifício do Faial)

Escola B23 do Caniço

Colégio do Marítimo

Externato Francisco de Sales – Gaula

Jardim Escola João de Deus do Funchal

CACI da Camacha

CACI do Caniçal

CACI de Machico

CACI de Santa Cruz

CACI de Santana

Centro Comunitário da Nogueira

Centro de Dia da Penteada

Saiba mais em: https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/Divulgacao/Progeduamb/Prog23_24/Passatempo_de_Natal_2023.pdf

 

12 9 1 3

Pelo 14º ano consecutivo, decoramos o Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Este é um passatempo que é lançado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas, Centros Comunitários e os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região e que todos os anos tem uma adesão incrível! Este ano foi possível decorar áreas do Centro Comercial nos moldes da pré-pandemia, ou seja, voltamos a colocar trabalhos em diversas áreas por todo o Caniço Shopping.

Este desafio pretende sensibilizar os mais jovens e toda a comunidade para a necessidade da reutilização de materiais com consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Simultaneamente mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso da decoração do Centro Comercial.

Ao todo participaram 36 instituições, envolvendo 2.012 participantes!

A exposição dos trabalhos estarão patentes até o dia 08 de janeiro de 2023.

2 3b 1b 2c 

No dia 22 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos voucher prenda a todas as instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping.

1a 2a 3a 4a

1 2 3 

Pelo 13º ano consecutivo, divulgamos o passatempo de Natal que consiste na decoração do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados, promovido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) em parceria com o Caniço Shopping.

À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa está enquadrada nas comemorações do Natal e tem como objetivo  a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos e aos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região.

Este desafio pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Ao mesmo tempo, mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial.

O Caniço Shopping foi decorado com lindos trabalhos de Natal, todos elaborados com materiais reutilizados, pelas mãos dos alunos e utentes das 30 instituições num total de 1 573 participantes.

4 5 6 7

No dia 22 de novembro, decorreu a visita oficial aos trabalhos expostos no Caniço Shopping, com a entrega dos vouchers prenda e dos certificados às instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping. Também foi entregue um livro infantojuvenil, “A Travessia” do autor João Rodrigues e ilustrações de Isabel Rodrigues, às bibliotecas das instituições participantes.

IMG 1481 IMG 1484 IMG 1489 IMG 1499

IMG 1495 IMG 1501 IMG 1505 IMG 1507

 

 

Natal2020
Este Natal, a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas em parceria com o Caniço Shopping, voltou a dinamizar pelo 12º ano consecutivo, o Passatempo de Natal dirigido à comunidade educativa e que visa a decoração do Centro Comercial com uso exclusivo de materiais reutilizados.

À semelhança dos outros anos, pretendeu-se sensibilizar e educar os mais jovens, para a necessidade da reutilização de materiais, que irá diminuir a acumulação de resíduos e a emissão de CO2, contribuindo para a “nossa pegada ecológica” em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.

Ao mesmo tempo, esta iniciativa torna-se um exemplo para a comunidade, ao demonstrar que recorrendo a materiais já existentes e com recurso a muita criatividade, é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, praticamente a custo zero.

Este ano, com moldes devidamente adaptados à situação atual que se vive, 21 instituições de ensino aderiram à iniciativa, envolvendo 1247 participantes do Pré-escolar, do 1º e 2º ciclos das Escolas e dos Centros de Atividades Ocupacionais da Região.

Felicitamos os envolvidos pela dedicação e pelo trabalho de qualidade que desenvolveram e que embeleza de forma única o Caniço Shopping durante esta época e desejamos às vossas famílias um Santo e Feliz Natal!

 

CartazNatal2019

No dia 18 de realizou-se a Cerimónia de Entrega de Vouchers Prenda às 45 Instituições participantes no Passatempo de Natal, no piso 1 do Centro Comercial Caniço Shopping, seguido de um Madeira de Honra.

Este passatempo foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) de todas as instituições de ensino da Região, tendo aderido 45 Instituições, sendo: 8 Infantários; 30 escolas; 1 Centro Comunitário, 1 Centro de Dia e 5 Centros de Atividades Ocupacionais, com um total de 3.297 participantes.

O desafio que foi lançado ao longo destes 11 anos consistiu na decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados. A iniciativa pretende sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.

Ao mesmo tempo, demonstra-se que recorrendo a materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, a custo zero. Esta iniciativa também tem possibilitado às Instituições de ensino e aos seus educandos, mostrarem para o público externo o trabalho de qualidade que desenvolvem dentro das organizações.

Refira-se que o voucher prenda é oferecido pelo Caniço Shopping e seus parceiros (IMADEX e Papelaria APV), a todas as Instituições participantes que poderão trocá-lo nas referidas lojas parceiras, por materiais de apoio às atividades escolares desenvolvidas nas Instituições.

Todos os trabalhos realizados e que decoram o Centro Comercial constituíram uma exposição coletiva aberta ao público, que esteve patente de 16 de novembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020.

PassatempoNatal2018

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM em parceria com o Caniço Shopping lançou um Passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Região, no âmbito das comemorações do Natal 2018: a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Realizamos este evento pelo 10º ano consecutivo lançando este desafio que pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente, diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Numa altura em que se alerta e sensibiliza para uma das maiores ameaças à preservação do nosso planeta que é o lixo marinho, e se sabe que 70% deste lixo tem origem em terra, importa cada vez mais informar e educar para a reutilização dos materiais.

Nesse domínio, cremos que esta iniciativa constituiu um exemplo, pois ao longo destes anos foi demonstrado que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial, a “custo zero”.
As críticas obtidas permitem revelar que o passatempo é uma mais-valia para as entidades parceiras, para as instituições participantes, para os lojistas, para o público em geral e para a natureza! Nunca é demais relembrar que crianças educadas e sensibilizadas irão constituir no futuro uma sociedade mais responsável e pro ativa.

Assim, dado o interesse crescente manifestado ao longo destes 10 anos, participaram na decoração do Caniço shopping 39 instituições estando envolvidos 2702 participantes.

 

LIFERECOVER

Este passatempo mensal terminou a 30 de setembro de 2018 e objetivou sensibilizar a população para a conservação da nossa região e de divulgar o projeto LIFE Recover Natura, dando a conhecer os seus objetivos, as suas áreas de intervenção e espécies-alvo.
Baseou-se na construção de uma frase que incluía obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudaram mensalmente. O passatempo esteve aberto a toda a população.

 

iconlink25 Consulte o regulamento.

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JULHO:

  • Indígenas e endémicas,
  • Expansão,
  • Projeto LIFE Recover Natura,
  • Ações,
  • Conservação
  • Plantas.

Prémio para a melhor frase:

JUL18 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JUNHO:

  • Impacto Humano,
  • Principais ameaças,
  • Áreas de intervenção,
  • Espécies exóticas,
  • Desconhecimento
  • Processo erosivos.

Prémio para a melhor frase:

Junho2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE MAIO:

  • Pintainho,
  • Deserta Grande,
  • Identificação,
  • Terra e mar,
  • Atual distribuição
  • Ilhéu Chão.

Prémio para a melhor frase:

Maio2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE ABRIL:

"Um dos objetivos do projeto "Life Recover Natura" mais desafiante é a redução significativa de plantas invasoras, outro, não menos interessante, a meu ver, é o controlo de gaivotas-de-patas-amarelas e por último mas não menos importante, a erradicação de ratos e murganhos.”

Vencedor: Nuno Lopes

Número total de participantes: 4

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE ABRIL:

  • Plantas Invasoras,
  • Objetivos do projeto,
  • Erradicação,
  • Gaivotas,
  • Controlo.

Prémio para a melhor frase:

Abril2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE MARÇO:

"O Projeto LIFE Recover Natura tem por missão a salvaguarda dos ecossistemas do Arquipélago da Madeira, habitats neles presentes e espécies de fauna e flora locais. Para maior sucesso do projeto, o IFCN promove ainda junto do público em geral, a consciencialização para a importância da proteção dos ecossistemas, ambicionando através desta relação estreita com a população, obter os resultados esperados: a conservação da Natureza!”

Vencedor: Rosalie de Jesus Spínola

Número total de participantes: 4

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE MARÇO:

  • Ecossistemas,
  • Consciencialização,
  • Importância,
  • Resultados esperados,
  • Público em geral,
  • Salvaguarda.

Prémio para a melhor frase:

Marco2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE FEVEREIRO:

"No ilhéu do Desembarcadouro existem extensas manchas de Beta patula, uma espécie protegida, alvo de constante monitorização e avaliação.”

Vencedor: Alda Antunes

Número total de participantes: 4

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE FEVEREIRO:

  • Beta patula,
  • Avaliação,
  • Ilhéu,
  • Monotorização,
  • Desembarcadouro.

Prémio para a melhor frase:

Fevereiro2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE JANEIRO:

  • Conservação,
  • Life Recover Natura,
  • Conhecimento,
  • Moluscos terrestres,
  • Ponta de São Lourenço,
  • Caracóis.

Prémio para a melhor frase:

Janeiro2018 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE DEZEMBRO:

  • Plantas invasoras,
  • Controlo,
  • Medidas,
  • Murganhos e formigas,
  • Conservação,
  • Projeto.

Prémio para a melhor frase:

DEZ17 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE NOVEMBRO:

"Com a divulgação da conservação das áreas protegidas e da melhoria das condições de acesso, atingiremos os objetivos em prol de um melhor ambiente.”

Vencedor: Lionel Lopes

Número total de participantes: 3

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE NOVEMBRO:

  • Condições de acesso,
  • Objetivos,
  • Áreas protegidas,
  • Conservação,
  • Melhoria,
  • Divulgação.

Prémio para a melhor frase:

Novembro2017 

Prémio para a melhor frase: T-shirt e pin do projeto.


FRASE VENCEDORA DO MÊS DE OUTUBRO:

"Nas Ilhas Desertas e na Ponta de São Lourenço o projeto LIFE RECOVER NATURA é essencial, pois então, uma vez que ajuda à preservação dos Habitats terrestres e correspondente recuperação de espécies o que mantém o meio envolvente completamente são.”

Vencedor: André Daniel Cerejo da Silva

Número total de participantes: 3

PALAVRAS-CHAVE PARA O MÊS DE OUTUBRO:

  • Projeto,
  • Ilhas Desertas,
  • LIFE RECOVER NATURA,
  • Recuperação de espécies,
  • Ponta de São Lourenço
  • Habitats terrestres.

Prémio para a melhor frase:

Outubro2017

Prémio para a melhor frase: T-shirt, pen e pin do projeto.


LogoLIFEMadeiraLOBOMarinho

Este passatempo mensal terminou a 30 de setembro de 2017 e objetivou divulgar e sensibilizar para a espécie protegida: “Lobo-marinho”.

Baseou-se na construção de uma frase que incluía obrigatoriamente as palavras-chave publicadas, que mudaram mensalmente. O passatempo esteve aberto a toda a população e contou com a participação de duas centenas de participantes.