PassatempoNatal2018

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM em parceria com o Caniço Shopping lançou um Passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Região, no âmbito das comemorações do Natal 2018: a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Realizamos este evento pelo 10º ano consecutivo lançando este desafio que pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente, diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Numa altura em que se alerta e sensibiliza para uma das maiores ameaças à preservação do nosso planeta que é o lixo marinho, e se sabe que 70% deste lixo tem origem em terra, importa cada vez mais informar e educar para a reutilização dos materiais.

Nesse domínio, cremos que esta iniciativa constituiu um exemplo, pois ao longo destes anos foi demonstrado que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial, a “custo zero”.
As críticas obtidas permitem revelar que o passatempo é uma mais-valia para as entidades parceiras, para as instituições participantes, para os lojistas, para o público em geral e para a natureza! Nunca é demais relembrar que crianças educadas e sensibilizadas irão constituir no futuro uma sociedade mais responsável e pro ativa.

Assim, dado o interesse crescente manifestado ao longo destes 10 anos, participaram na decoração do Caniço shopping 39 instituições estando envolvidos 2702 participantes.