PROJETO 2GETHER

IMG5241

logo2gether
Desde finais de março que têm estado a decorrer no arquipélago da Madeira os trabalhos de campo do projeto 2gether. Este projeto pretende estudar as associações entre as plantas e os insetos que as visitam (polinizadores e herbívoros), visando a recolha de informação biológica relevante para a conservação da biodiversidade da Madeira.

O projeto 2gether é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e envolve como entidades parceiras, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), a Universidade dos Açores (GBA/UAc), o Museu de História Natural da Finlândia e o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza (IFCN).

O IFCN desempenha um papel crucial neste projeto ao proporcionar apoio técnico e logístico, pretendendo-se que a informação científica recolhida venha a ser utilizada para uma melhor gestão do nosso Património Natural.


PASSATEMPO DE NATAL 2017 - "VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA"

1

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM em parceria com o Caniço Shopping lança um Passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) da Região, no âmbito das comemorações do Natal 2017: a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

 

Atelier Infantil “Dá cor à Vida!”

AtelierDacorvida

A celebração do Dia da Rede Natura 2000 foi a 21 de maio em toda a União Europeia, e de modo a aproximar os cidadãos desta rede ecológica, foram dinamizados vários eventos em todos os estados-membro constituindo a Semana Verde.

Uma das nossas iniciativas foi a dinamização de ateliers infantis educativos, intitulados “Dá cor à Vida!” e que decorreu de 29 de maio a 2 de junho, no Núcleo dos Dragoeiros das Neves - IFCN.

Destinou-se aos alunos do pré-escolar e 1ºciclo e visam esclarecer os mais novos sobre o que são os sítios Rede Natura 2000, explicando sobre o porquê da sua existência e importância. Seguindo-se, uma visita guiada pelo jardim do Núcleo dos Dragoeiros e a realização de um trabalho de expressão plástica alusivo ao logo Natura 2000 Day.