Quando uma praga de insetos ataca as minhas culturas...







Com a prática da agricultura biológica salvaguarda-se a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos nocivos durante a aplicação, armazenamento e eliminação, e do consumidor, já que os alimentos biológicos, para além de não serem produzidos com substâncias químicas, são mais saborosos e nutritivos.

Igualmente preserva-se o ambiente da contaminação de poluentes, cuja atual carga sobre os solos e as águas é, em grande parte, da responsabilidade de sistemas intensivos de agropecuária.

Quando tenho plantas invasoras no meu terreno...






As plantas invasoras, espécies exóticas cuja introdução ou difusão ameaçam a diversidade biológica, são suscetíveis de ocupar o território de uma forma excessiva, em área e em número de indivíduos, provocando uma alteração significativa nos ecossistemas naturais, podendo transmitir agentes patogénicos que afetam a saúde pública e a atividade económica.

Se tiver problemas com um Pombo-trocaz o que faz?






O Pombo-trocaz é considerado um dos exemplares mais antigos da avifauna Macaronésica.

Tem uma dieta seletiva e parcialmente dependente dos frutos de diversas espécies de árvores, com particular relevo para o Til, sendo considerado o semeador das árvores da Laurissilva.

Que destino dá aos seus resíduos orgânicos...






A compostagem é o nome dado a um processo natural levado a cabo pelos microrganismos do solo (minhocas, fungos e bactérias) que trituram e decompõe resíduos orgânicos provenientes da atividade agrícola, jardinagem e da sua cozinha e transforma-os num solo escuro e rico em nutrientes, chamado composto.

Se tiver que aplicar produtos fitofarmacêuticos que cuidados tem...






Antes de utilizar produtos fitofarmacêuticos, deve conhecer bem as características dos produtos que vai utilizar, ler atentamente o rótulo, não utilizar os produtos para finalidades não autorizadas e não ultrapassar a dose autorizada.

Com este procedimento, estará a minimizar os riscos para o aplicador (agricultor), o ambiente e o consumidor.

Onde armazena e manuseia os seus produtos fitofarmacêuticos ?






Não devemos armazenar nem aplicar produtos fitofarmacêuticos junto a linhas de água, levadas e bermas de estrada. Os produtos fitossanitários devem estar em local isolado, fechado, em solo impermeabilizado e localizados a mais de 10 m de cursos ou pontos de água, de forma a evitar a contaminação das reservas de água (aquíferos) por eventuais derrames.

Não devemos esquecer que estes pontos de água podem ser uma fonte de água potável (para o Homem e animais) e ainda que a água é um recurso limitado essencial à vida.

O que faz ao lixo/resíduos que produz na sua exploração?






É de extrema importância que tenhamos o controlo sobre o lixo/resíduos que produzimos, acondicionando-o e colocando-o nos devidos locais para serem tratados, evitando contaminar os habitats naturais e o meio onde vivemos.

Nos ecossistemas naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, assim como os restos de organismos mortos, são reciclados pelos decompositores. Mas os resíduos biológicos podem constituir lixo quando transportados e abandonados num ecossistema que não o produziu.

O lixo, depois de abandonado, pode percorrer quilómetros e num arquipélago como o nosso o mais provável será acabar por contaminar o meio marinho.