Enquanto visitante das áreas classificadas…







Os resíduos orgânicos, como restos de fruta ou lenços de papel, constituem uma fonte de alimento a espécies oportunistas, como ratos e gatos.

Por sua vez, o aumento destas populações é uma séria ameaça para várias espécies protegidas que não têm defesas contra elas, como é o caso da Freira-da-Madeira.

Tenha o cuidado de levar consigo um saco extra para colocar todos os lixos inclusive os orgânicos, lenços de papel e beatas!

Seja um ECOturista! Com a colaboração de todos será possível evitar o desaparecimento da Freira-da-Madeira do nosso planeta!

Enquanto visitante das áreas classificadas depara-se com uma flor muito interessante e bonita. O que faz?






Não apanhe plantas ou animais, nem recolha amostras geológicas, deixe que os outros visitantes também possam contemplar a sua riqueza.

Evite sair do trilho para não danificar o habitat envolvente, destruindo espécies ou acentuando a erosão do solo.

As fotografias funcionam como memória dos bons momentos passados e registam a beleza da paisagem sem a alterar. Seja um ECOturista, adote o slogan “Leva apenas memórias, deixe apenas pegadas”.

Quando está a observar um cetáceo qual a sua atitude?






Objetive uma aproximação discreta, não intrusiva e consentida pelo animal.

Apesar de já existir algum conhecimento sobre o comportamento de alguns animais, as reações dos animais selvagens às situações são imprevisíveis.

Seja um ECOturista não ponha em risco a sua segurança nem a dos animais que observa.

Ao mergulhar qual deverá ser a sua atitude?






Muitos organismos aquáticos são delicados e podem ser prejudicados pela colisão com uma máquina fotográfica, o movimento das barbatanas ou até mesmo o suave toque de uma mão.

Alguns seres vivos crescem muito lentamente e a destruição, até mesmo de um pequeno pedaço, pode significar a destruição de décadas de crescimento. Ao ser cuidadoso podemos impedir danos a longo prazo em magníficos locais de mergulho.

Quando está a observar aves como se comporta?






A época de reprodução é umas das alturas em que as aves estão mais vulneráveis e indefesas pelo que deverá evitar uma aproximação demasiada aos animais, assim como de qualquer ninho com ovos ou crias.

Tenha também atenção aos locais onde caminha pois algumas aves constroem o ninho no chão, e ao procurar uma espécie poderá estar a prejudicar outras.

A gestão das áreas protegidas só é eficaz se contar com a participação de todos. Seja um ECOturista faça sua esta casa e colabore na sua gestão, pois os benefícios da nossa ação serão retribuídos na qualidade do meio que nos rodeia.

Quando está a mergulhar e depara-se com um Lobo-marinho qual é a sua reação?







O Lobo-marinho é um animal selvagem e deve se tratado como tal, evitando qualquer contacto. Deve-se manter uma distância considerável já que é um animal curioso e que procura interagir com o que o rodeia.

Sempre que avistar um Lobo-marinho faça um registo da observação (formulário em www.pnm.pt) e contacte o Serviço do Parque Natural da Madeira.

Todas as informações são preciosas para ajudar a salvar esta espécie muito rara e que se encontra em perigo de extinção.

Sabe o que são plantas invasoras?






As plantas invasoras são espécies exóticas cuja introdução ou difusão ameaçam a diversidade biológica. São suscetíveis de ocupar o território de uma forma excessiva, em área e em número de indivíduos, provocando uma alteração significativa nos ecossistemas naturais, podendo transmitir agentes patogénicos que afetam a saúde pública e a atividade económica.

É importante conhecer e dar a conhecer estas espécies, consciencializando, quer residentes quer visitantes, da importância de não promover a expansão destas espécies dentro e para fora da ilha.