Quando produzo lixo no barco...







Não deite o lixo para o mar! Arrume o lixo devidamente a bordo para depois desembarcar em terra.

E não se esqueça que as pontas de cigarros são também lixo. O mar não engole o lixo e este para além de afectar a vida selvagem pode ter consequências graves para a saúde humana.

Não se esqueça um mar limpo é um mar com mais e melhores pescarias.

Quando posso utilizar um de vários tipos de artes de pesca escolho...






Anualmente, e em todo o mundo, morrem cerca de 300 mil aves marinhas capturadas acidentalmente pela pesca com palangre, redes de arrasto e de emalhar, e esta captura acidental é uma das ameaças mais sérias à recuperação e conservação das populações de tartarugas. Infelizmente na Madeira ainda se desconhece o real impacto desta atividade nas populações das nossas espécies marinhas.

A mortalidade pela pesca acidental prejudica as populações de animais marinhos mas também prejudica os pescadores! Pode ser consideravelmente reduzida aplicando medidas simples, amplamente testadas e de comprovada eficácia, sobretudo quando combinadas.

Quando tenho artes de pesca que já não estão em boas condições...






Milhares de toneladas de lixo são atiradas ao mar a cada ano, colocando em risco vidas humanas e selvagens.

Dada a imensidão de nossos oceanos, poucas pessoas encontram problema em despejar lixo no mar. No entanto as vidas selvagens consomem pedaços pequenos de plásticos ou ficam presas em artes de pesca levando muitas delas a morrer.

Lembre-se que você pode fazer a diferença, por favor não deite lixo no mar.

Quando acidentalmente captura uma tartaruga o que faz?






Todos os anos a pesca acidental é responsável pela morte de inúmeros animais marinhos, sendo prejudicial para o ambiente e para o pescador.

Cabe a si reduzir o números de capturas acidentais aplicando medidas simples, amplamente testadas e de comprovada eficácia, sobretudo quando combinadas.

A implementação destas medidas específicas é um passo bastante significativo para a conservação dos animais marinhos e é um benefício económico e ecológico em que todos saem a ganhar!

Quando vejo um Lobo-marinho...






Lembre-se que o Lobo-marinho é um animal com características únicas e que está em perigo de desaparecer para sempre do nosso planeta. Evite interagir com ele e salvaguarde a sua existência.

Sempre que avistar um Lobo-marinho faça um registo da observação (formulário em www.pnm.pt) e contacte o serviço do Parque Natural da Madeira.

A sua colaboração é essencial e todas as informações são preciosas para ajudar a salvar esta espécie muito rara. Actue em beneficio do bem comum.

Enquanto pescador na costa...






O lixo marinho é o nosso lixo no mar. O mar não engole o lixo e este para além de afetar a vida selvagem pode ter consequências graves para a saúde humana.

E não se esqueça que as beatas também são lixo.

Lembre-se e prepare um saquinho para trazer de volta consigo todos os resíduos, uma vez que um mar limpo é um mar com mais e melhores pescarias.

O que pensa das Reservas Naturais Marinhas...






Uma das principais razões para a criação das Reservas Marinhas é a preservação das populações de peixe.

As reservas marinhas podem beneficiar as reservas de pesca adjacentes tanto pelo “excedente” de peixe adulto e juvenil que ultrapassaria as fronteiras da reserva, como pela exportação de ovos e larvas.

Dentro das reservas, as populações aumentam de tamanho e os espécimes vivem mais tempo, crescem mais e desenvolve-se um maior potencial reprodutor.

Adopte o slogan: "Sou pescador por isso protejo o mar."