vista exterior do centro   

O Centro freira-da-madeira – Dr. Rui Silva, é um polo de informação, interpretação e de receção de visitantes e localiza-se no Pico do Areeiro, na ilha da Madeira.

O Pico do Areeiro pertence ao concelho do Funchal, sendo um dos locais mais visitados da ilha graças ao seu fácil acesso, ou seja, podendo ser feito através de automóvel. Com 1818 m de altitude é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo (1861m) e do Pico das Torres (1851 m).

 

HISTORIAL

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

CONTACTOS

 

HISTORIAL

Este Centro foi criado em 2012 e pretende melhorar as condições de receção para os turistas e residentes que visitam o Pico do Areeiro, divulgando e promovendo o património natural da Região, destacando as diversas áreas protegidas e toda a biodiversidade.

O nome do Centro surge associado à ave marinha endémica da Madeira, freira-da-madeira, dado que é na zona do Areeiro que esta ave nidifica e, consequentemente, é o local onde são desenvolvidos todos os trabalhos de conservação. Surge igualmente associado ao Dr. Rui Silva, em justa homenagem por ter sido o pioneiro do montanhismo e escalada na Região.

O Centro, visa contribuir para a autossustentabilidade dos esforços de conservação da biodiversidade e para a dinamização de uma estratégia de informação e comunicação, que se traduza na existência de uma população ainda mais informada, interventiva e capaz de usufruir, quer do ponto de vista do lazer quer do ponto de vista económico, de forma equilibrada os bens naturais.

Este espaço foi criado com o apoio do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e da Região Autónoma da Madeira, através da ADRAMA.

INÍCIO 


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Neste momento, o centro está temporariamente encerrado. Para mais informações contacte o IFCN

INÍCIO


SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Visitando o centro

O Centro freira-da-madeira - Dr. Rui Silva dispõe de uma exposição permanente, dinâmica e interativa, alusiva à freira-da-madeira e ao seu habitat.

Dispõe igualmente de outras valências, como sejam:

  • Núcleo museológico e biográfico daquele que foi o pioneiro do montanhismo e escalada na Região, o Dr. Rui Silva;
  • Balcão de informação e orientação do visitante;
  • Espaço multi funções onde poderão ser efetuados workshops, reuniões, ações de comunicação e educação ambiental, entre outros.

Este conjunto de opções são razão mais do que suficiente para aguardarmos pela sua visita! 

espao multi funesnucleo museologicoa loja 2

Material de merchandising 

Neste Centro está disponível a qualquer visitante uma linha de merchandising temática, assim como material informativo e divulgativo relativo às demais áreas protegidas e biodiversidade em geral.

Se quiser obter informação ou adquirir o material de merchandising alusivo às várias áreas protegidas, assim como aos diferentes projetos de conservação desenvolvidos, também poderá fazê-lo através do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.!

Mais se informa que o Serviço do Parque Natural da Madeira, na abordagem de aproximação e usufruto da população com as áreas protegidas e a biodiversidade, dispõe de dois outros importantes centros de receção ao visitante: Núcleo dos Dragoeiros, no Sítio das Neves em São Gonçalo, e o Centro de Receção Casa do Sardinha, na Ponta de São Lourenço, para além dos centros de apoio aos visitantes existentes nas diversas áreas protegidas.

 

Atividades de Educação Ambiental

As atividades de Educação Ambiental realizadas no Centro freira-da-madeira – Dr. Rui Silva fazem-se a partir do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, que tem por missão dinamizar todas estas atividades.

Consulte o programa de atividades e, para saber mais informações sobre as mesmas ou para proceder à sua marcação, contate o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves!

  

Acompanhamento em visitas interpretativas e de lazer

Além da visita ao Centro, nesta área tem a oportunidade de se deslocar até ao Ninho da Manta através do percurso pedestre.

A visita tem a duração aproximada de 1h e 30m, percorrendo-se cerca de 1,5 Km (ida e regresso).

Esta é das zonas com maior procura pelos amantes da natureza na Madeira!

Contate-nos com antecedência e faça a sua visita acompanhada por um técnico, tendo a possibilidade de visualizar e ter uma explicação in loco de todo o trabalho de conservação da freira-da-madeira, assim como dos esforços para a recuperação do seu habitat! 

receo de grupos

INÍCIO


CONTACTOS

E-mail: Coordenação do Centro

INÍCIO