NOVIDADES

- Detalhes
“À Descoberta dos Geossítios do Arquipélago da Madeira!”
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Geodiversidade, celebrado a 6 de outubro, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM) promove o passatempo “À Descoberta dos Geossítios do Arquipélago da Madeira!” dirigido a toda a população, tendo como objetivo dar a conhecer alguns dos geossítios que constituem a geodiversidade do arquipélago da Madeira.
Inspirados no tema ‘Uma Terra, Muitas Histórias’, proclamado pela UNESCO para este ano, desafiamos a comunidade a participar neste passatempo e descobrir a nossa história geológica.
Para participar, terá de identificar o nome do geossítio e a sua localização (ex.: concelho ou freguesia), divulgado através de publicação nas redes sociais do IFCN IP-RAM (Facebook e Instagram).
O passatempo arranca no Dia Internacional da Geodiversidade Geodiversity Day e, todas as semanas, serão revelados dois geossítios para descobrir.
O evento está registado na plataforma criada pela UNESCO em: https://www.geodiversityday.org/

- Detalhes
O IFCN estará presente no grande evento internacional alusivo ao mergulho, o Diving Talks International Diving Show, que decorrerá em Lisboa, de 17 a 19 de outubro.
Esta iniciativa foi criada para reunir entusiastas do mergulho de todo o mundo, incluindo profissionais, especialistas e amadores. Oferece uma ampla gama de atividades e apresentações, como palestras de mergulhadores, workshops, exposições dos mais recentes equipamentos e tecnologias de mergulho e oportunidades de networking. O Diving Talks serve também como uma plataforma para partilhar conhecimentos, experiências e os mais recentes desenvolvimentos no campo do mergulho, assim como dar a conhecer novos destinos de mergulho e dão destaque às questões relacionadas com a conservação marinha e a importância de proteger os ambientes subaquáticos.
É neste enquadramento que Paulo Oliveira será um dos oradores e abordará temas como os recifes artificiais nas ilhas da Madeira e Porto Santo, utilizados para mergulho recreativo, assim como, o processo que levou à criação da maior área marinha protegida de exclusão marítima do Atlântico Norte, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens.
Também participará num dos painéis de discussão. Será no primeiro painel de sábado, 19 de outubro, às 17h20, com o tema “Além da Superfície: Literacia Oceânica e o Caminho para a Conservação” .
Para além de Paulo Oliveira, o debate reunirá vozes de destaque na ciência, conservação e exploração, tais como Cathryn Castle, Dawn Kernagis e Tiffany Duong, com a moderação de Peter Symes, editor da X-Ray Magazine.
O painel vai explorar como a literacia oceânica pode moldar um futuro mais sustentável — desde aumentar a consciência até impulsionar ações significativas, e desde inspirar indivíduos até proteger ecossistemas para as próximas gerações.
Saiba mais em: https://www.divingtalks.com/

- Detalhes

- Detalhes

- Detalhes