AVISOS

- Detalhes
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) informa que o troço compreendido entre a estrada da Eira do Serrado e a estrada de acesso ao Pico do Areeiro, estará encerrada no dia 04 de outubro, entre as 08:00 e as 09:00.

- Detalhes
O IFCN informa que, em virtude da ocorrência de derrocada que provocou a destruição do varandim de proteção, o percurso pedestre PR 14 Levada dos Cedros (Fanal – Curral Falso) encontra-se temporariamente encerrado por motivos de segurança.
Informa ainda que, a ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S. A., no âmbito da Empreitada de "Renovação das redes de abastecimento de água do Porto Santo com vista à redução de perdas - PRR P8 (4.ª Fase)”, encontra-se a realizar trabalhos de substituição das condutas adutoras existentes da Rede de adução na passagem pedonal da levada coincidente com o percurso pedestre PR 3 Levada do Pico do Castelo (Camacha – Capela da Graça).
Por este motivo, e de forma a assegurar as condições de segurança para a execução dos trabalhos previstos bem como dos caminhantes, o percurso pedestre PR 3 Levada do Pico do Castelo permanecerá temporariamente encerrado até à conclusão dos referidos trabalhos.
Tendo em conta que os percursos pedestres se localizam em áreas particularmente vulneráveis à pressão climática e à consequente erosão natural, recomenda-se a adoção de todas as precauções necessárias durante a sua utilização, bem como o rigoroso cumprimento das normas de segurança.
O IFCN informa que os seguintes percursos pedestres classificados se encontram:
ENCERRADOS:
-
PR 1.3 Vereda da Encumeada
-
PR 7 Levada do Moinho
- PR 14 Levada dos Cedros
-
PR 20 Vereda do Jardim do Mar
-
PR 27 Glaciar de Planalto
-
PR 28 Levada da Rocha Vermelha
- PR 3 - Levada do Pico do Castelo (Porto Santo)
PARCIALMENTE TRANSITÁVEIS:
-
PR 1 Vereda do Areeiro - percurso transitável desde o Pico do Areeiro até ao Miradouro da Pedra Rija, ao km 1,2;
-
PR 2 Vereda do Urzal - percurso transitável desde o Lombo do Urzal até ao km 6,2
- PR 4 Levada do Barreiro - percurso transitável - está disponível uma ligação sinalizada à Ribeira das Cales, junto ao Centro de Interpretação do Parque Ecológico do Funchal.
A versão atual do percurso, entre o Poço da Neve (início do PR4), a Levada do Barreiro e a Ribeira das Cales, encontra-se totalmente sinalizada em ambos os sentidos.Trajeto atualizado do percurso pedestre ver o MAPA
-
PR 12 Caminho real da Encumeada - percurso transitável desde a Boca da Corrida até ao km 3,5.
-
PR 17 Caminho do Pináculo e Folhadal - percurso transitável entre a Encumeada e a Bica da Cana
TRANSITÁVEIS:
-
PR 1.1 - Vereda da Ilha
-
PR 1.2 - Vereda do Pico Ruivo - Encontra-se totalmente transitável o troço compreendido entre a Casa de Abrigo do Pico Ruivo e o Pico Ruivo
-
PR 3 - Vereda do Burro
-
PR 3.1. - Caminho Real do Monte
-
PR 5 - Vereda das Funduras
-
PR 6 - Levada das 25 Fontes - troço unidirecional da Levada das 25 Fontes, com circulação controlada num único sentido: Rabaçal – 25 Fontes (ida) pela Levada das 25 Fontes e 25 Fontes – Rabaçal (regresso) pelo troço alternativo, denominado de Bypass.
-
PR 6.1. - Levada do Risco
-
PR 6.2 - Levada do Alecrim
-
PR 6.3 - Vereda da Lagoa do Vento
-
PR 6.4 - Levada Velha do Rabaçal
-
PR 6.5 - Vereda do Pico Fernandes
-
PR 6.6 - Vereda do Túnel do Cavalo
-
PR 6.7 - Vereda da Câmara de carga do Rabaçal
-
PR 6.8 - Levada do Paul II – Um caminho para todos
-
PR 8 - Vereda da Ponta de São Lourenço
-
PR 9 - Levada do Caldeirão Verde - Encontra-se encerrado o troço compreendido entre o Caldeirão Verde e o Caldeirão do Inferno
-
PR 10 - Levada do Furado
-
PR 11 - Vereda dos Balcões
-
PR 13 - Vereda do Fanal
-
PR 13.1 - Vereda da Palha Carga
-
PR 15 - Vereda da Ribeira da Janela
-
PR 16 - Levada Fajã do Rodrigues
-
PR 18. - Levada do Rei
-
PR 19 Caminho real do Paul do Mar
-
PR 21 - Caminho do Norte
-
PR 22 - Vereda dos Chão dos Louros
-
PR 23 Levada da Azenha
-
Um Caminho para todos Queimadas- Pico das Pedras
-
PR 1- Vereda do Pico Branco e Terra Chã (Porto Santo)
-
PR 2 - Vereda do Pico do Castelo (Porto Santo)
Atendendo que os percursos pedestres se inserem em áreas sujeitas a uma forte pressão climática e consequente erosão natural, alertamos para a sua precaução aquando da realização dos mesmos e para o cumprimento das normas de segurança.
Caso encontre alguma situação anómala (ocorrência de quebradas, existência de ramos/árvores a obstruir o caminho, e/ou outros) que tenha ocorrido nos percursos pedestres, agradecemos que a mesma seja reportada ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.
ATUALIZADO: 16/09/2025