Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

Plantas invasoras

O IFCN e o Projeto WildFF da Escola Francisco Franco convidam toda a comunidade a juntar-se aos Voluntários da Esperança para mais uma iniciativa de controlo de invasoras.

Esta atividade visa a proteção do património natural através da remoção de espécies invasoras, numa área de Floresta Laurissilva no Chão da Ribeira.

📅 Data: 19 de outubro

📍 Ponto de encontro: Chão da Ribeira (Final da Estrada Regional 221 (mais conhecida como Caminho do Chão da Ribeira), junto à ponte).
🕙 Horário: 10h00 – 12h30
👥 Aberto a toda a comunidade

Saiba mais em: Controlo de Invasoras no Chão da Ribeira


Ação de Controlo de Plantas Invasoras

O IFCN em parceria com o Projeto WildFF da Escola Secundária Francisco Franco e o grupo Voluntários da Esperança, realizou no dia 27 de setembro uma ação de restauro ecológico, no Parque Florestal do Ribeiro Frio que contou com a participação de 18 voluntários.

Durante a atividade foram controlados vários núcleos das plantas invasoras, nomeadamente, acer, novelos, erva-da-fortuna, floricos e foguetinhos, tanto no Parque Florestal como ao longo da Levada da Portela. Esta intervenção contribui de forma significativa para a proteção do património natural da Madeira, ajudando a reduzir a presença de espécies invasoras e a preservar a biodiversidade característica da região.

Estas ações assumem um papel fundamental não só na recuperação e conservação da natureza, mas também no envolvimento ativo da comunidade, sensibilizando para a importância de proteger e valorizar os ecossistemas que são de todos.

A atividade terminou com um momento de convívio, onde voluntários e entidades parceiras partilharam um lanche, reforçando o espírito de cooperação e solidariedade.

Esta é apenas mais uma de várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pelos Voluntários da Esperança e demonstra que a colaboração da comunidade é essencial para garantir a preservação de ecossistemas naturais, como a floresta Laurissilva.

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.