As Reservas da Biosfera são espaços reconhecidos internacionalmente pela UNESCO, através do programa o Homem e a Biosfera - MAB (do inglês Man and the Biosphere) que pretende conciliar a conservação da diversidade natural e cultural com o desenvolvimento social e económico local. A atribuição do galardão de Reserva Mundial da Biosfera constitui o reconhecimento internacional não só das riquezas patrimoniais locais, como também, das atividades e setores, que de forma constante promovem o desenvolvimento sustentável local.

As Reservas da Biosfera procuram integrar três funções principais que passam pela conservação da biodiversidade e do património cultural, pelo desenvolvimento económico sustentável do ponto de vista ambiental e sociocultural e pelo apoio logístico no que toca à investigação, monitorização, educação ambiental e formação.

Neste âmbito, as Reservas da Biosfera são consideradas:

- Espaços de excelência para o desenvolvimento de novos modelos que permitam uma melhor gestão dos recursos naturais e das atividades humanas;

- Instrumentos de apoio para a implementação de um desenvolvimento sustentável a nível local;

- Locais de aprendizagem.

 
Atendendo às características, valores naturais e planos de gestão das diversas áreas que integram, as Reservas da Biosfera são tradicionalmente organizadas em três zonas:

Zona Núcleo: constitui a principal e mais bem preservada área da reserva, encontrando-se sob vários regimes de proteção e onde se desenvolvem projetos de pesquisa, monitorização e educação.

Zona Tampão: área intermédia que envolve e protege a zona núcleo, pelo que as atividades aqui desenvolvidas encontram-se devidamente regulamentadas.

Zona de Transição: área mais externa da reserva e onde a comunidade, as autoridades e o meio científico cooperam ativamente na gestão da reserva.

Atualmente, estão inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera 12 Reservas da Biosfera Portuguesas, sendo que, duas delas são da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente, Santana e o Porto Santo. 

Saiba mais em:

https://en.unesco.org/node/314143

https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco/reservas-da-biosfera-da-unesco


 

candidatura

A Ilha do Porto Santo é uma Reserva da Biosfera!

O resultado foi anunciado no dia 28 de outubro de 2020.

No âmbito da sua candidatura foi criado um site de forma a se proceder à difusão de aspetos identitários relevantes, relativos à  Ilha do Porto Santo – Região candidata a Reserva da Biosfera da UNESCO, promovendo a divulgação das iniciativas inerentes a esta candidatura.

Poderá consultar toda a informação em:

https://portosantobiosfera.madeira.gov.pt

Plano de ação

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP5)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP4)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP3)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP2)

Programa "Biosfera" - Porto Santo (EP1)