CAMPANHA DE NATAL - BOAS PRÁTICAS FLORESTAIS

Todos os anos, o Corpo da Polícia Florestal desenvolve no período natalício, altura em que as pessoas comercializam alguns materiais florestais, um conjunto de ações de fiscalização aleatórias nas áreas de perímetro florestal e ainda junto de comerciantes de venda de árvores florestais (licenças de corte).
A vigilância e fiscalização nos perímetros florestais, efetuada pelo Corpo de Polícia Florestal na época de natal já existe há muitos anos, fazendo parte de uma das muitas ações que este grupo de profissionais exerce.

Aliado a esta iniciativa, o IFCN, IP-RAM criou uma estratégia comunicacional, para ganhar maior relevância numa perspetiva da sensibilização ambiental, de modo a privilegiar a aproximação da Polícia Florestal à população residente e visitante e incrementar a informação transmitida à população sobre boas práticas florestais/ambientais.

Estas ações de fiscalização e sensibilização de caráter aleatório são dinamizadas pelo CPF num contacto direto com as pessoas que circulam nos perímetros florestais da Madeira e Porto Santo.
Iniciam-se sempre na última sexta-feira de novembro e decorrem até 23 de dezembro.

07nov2023CampNatalCurralFreiras 16nov2023Centrovilaviva 25novEB1PECLourosSGoncalo 27nov2023InfRefugBebe

A Campanha de Natal “Pela nossa Floresta” está enquadrada nas ações de vigilância e fiscalização efetuada nos perímetros florestais, pelo Corpo de Polícia Florestal (CPF), que decorrem no período que antecede o Natal. Estas ações já ocorrem há muitos anos e fazem parte das muitas atividades que este grupo de profissionais do IFCN exerce.

É nesta altura do ano que aumenta a procura por alguns materiais da floresta, e por essa razão, esta iniciativa pretende informar e sensibilizar a comunidade para a conservação dos espaços florestais e a sua biodiversidade.

De modo a sensibilizar sobre este tema, foi criada esta Campanha em 2017, passando a envolver a comunidade escolar em 2018, abrangendo alunos do pré-escolar e do 1ºciclo, e os utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) e Centros Comunitários da Região.

Este ano, participaram 20 Instituições com 408 alunos/utentes, que durante o mês de novembro receberam na sua Instituição, a visita do CPF e da equipa de educação ambiental da Divisão de Formação e Comunicação, para uma ação de sensibilização alusiva ao tema. De forma a assinalar a Campanha, cada Instituição decorou uma rodela de madeira com materiais reutilizados, um adereço que simboliza a iniciativa, e dado que o Natal é tempo de partilha, as rodelas de madeira foram trocadas entre as Instituições participantes.

Refira-se que as rodelas são provenientes da desrama de povoamentos florestais, sendo um aproveitamento e reutilização dos ramos cortados.

Instituições participantes/ localidade:

FUNCHAL:

Infantário Refúgio do Bebé I

Escola B/PE/C dos Louros (Edifício de São Gonçalo)

Escola B1/PE de São Martinho

Escola B1/PE Visconde Cacongo (Edifício do Faial)

Jardim Escola João de Deus do Funchal

CACI do Funchal

Centro de Dia da Penteada

SANTA CRUZ:

Escola B1/PE das Figueirinhas

Escola B1/PE/C de Santa Cruz

CACI da Camacha

CACI de Santa Cruz

Centro Comunitário da Nogueira

MACHICO:

CACI de Machico

CÂMARA DE LOBOS:

Infantário do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília

Escola B1/PE do Covão e Vargem

Escola B/PE de Santo António e Curral das Freiras (Edifício do Curral das Freiras)

Centro Comunitário Vila Viva

RIBEIRA BRAVA:

Escola B1/PE da Tabúa

CACI da Ribeira Brava

SÃO VICENTE:

CACI de São Vicente

 

Informações sobre a Campanha: https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/Divulgacao/Progeduamb/Prog23_24/Campanha_de_Natal_2023.pdf

Camp Natal2022

Este ano, voltamos a dinamizar a Campanha de Natal “Pela nossa Floresta”!

Esta iniciativa está dirigida aos alunos do Pré-escolar, do 1º ciclo, Centros Comunitários e Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região e limitada a 20 inscrições.

Esta campanha de sensibilização está enquadrada nas ações de vigilância e fiscalização do Corpo de Polícia Florestal (CPF) que decorrem no período que antecede o Natal, altura em que aumenta a procura por alguns materiais da floresta, sendo necessário informar e sensibilizar para a conservação dos espaços florestais e sua biodiversidade.

As 20 instituições inscritas receberão uma rodela de madeira, com cerca de 30cm de diâmetro, para ser decorada com materiais reutilizados pelos alunos participantes. Depois, receberão uma visita do CPF na instituição, durante o mês de novembro, para a dinamização de uma ação de sensibilização. Será o momento para observarem e contemplarem a rodela de madeira decorada que ficará na Instituição como um adereço simbólico desta Campanha de Natal!

Relembramos que a rodela é proveniente da desrama de povoamentos florestais, sendo um aproveitamento e reutilização dos ramos cortados.

 

Em 2021 voltamos a dinamizar a Campanha de Natal “Pela nossa Floresta”.

Esta iniciativa foi dirigida aos alunos do Pré-escolar, do 1º ciclo e Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região, no âmbito das ações de vigilância e fiscalização do Corpo de Polícia Florestal (CPF) que decorrem no período que antecede o Natal, de forma a informar e sensibilizar a comunidade para a conservação dos espaços florestais e sua biodiversidade.

As instituições inscritas receberam uma visita do Corpo de Polícia Florestal onde fizeram uma breve ação de sensibilização aos participantes.

1 2 3 

Após a ação, o Corpo de Polícia Florestal ofereceu uma rodela de madeira, com cerca de 30cm de diâmetro, para ser decorada à posteriori, com materiais reutilizados, pelos participantes.

A rodela é proveniente da desrama de povoamentos florestais, sendo um aproveitamento e reutilização dos ramos cortados e ficou na instituição como um adereço simbólico desta Campanha de Natal!

Participaram 20 instituições com 464 participantes oriundos de creches e jardins-de-infância; de escolas de 1ºciclo com pré-escolar e por frequentadores de Centros Comunitários e Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s).

4 5 6

 

Em 2020, o IFCN deu continuidade ao desafio iniciado em 2019, para a criação de um vetor divulgativo que promovesse o envolvimento social através das creches, jardins-de-infância, escolas de 1ºciclo com pré-escolar, Centros Comunitários e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO’s).

Associado a estas ações, e de modo a ganharem maior relevância na perspetiva da informação e sensibilização ambiental, foi lançado um desafio à comunidade escolar, designado “Pela nossa Floresta”.

Esta iniciativa, para além de promover as boas práticas florestais, privilegia a aproximação da população à Polícia Florestal.

a b c

Num formato adaptado às contingências relativas à Covid19, as Instituições participantes tiveram como desafio a decoração de um elemento de Natal, constituído por uma rodela de madeira, com aproximadamente 30cm de diâmetro. Foram disponibilizadas 27 rodelas para serem decoradas que posteriormente foram entregues aos Postos Florestais existentes na RAM (uma rodela por cada Posto Florestal).

4 5 6 7

Esta iniciativa pretendeu demonstrar o reconhecimento da comunidade pelo trabalho do CPF em prol da conservação do espaço florestal.

Participaram 27 instituições com 1033 participantes oriundos de creches e jardins-de-infância; de escolas de 1ºciclo com pré-escolar e por frequentadores de Centros Comunitários e Centros de Atividades Ocupacionais.

 

CAMPANHA DE NATAL - BOAS PRÁTICAS FLORESTAIS 2019

Em 2019, o IFCN, IP-RAM deu continuidade ao desafio iniciado em 2018, para a criação de um vetor divulgativo que promovesse o envolvimento social através das creches, jardins-de-infância, escolas de 1ºciclo com pré-escolar e Centros Comunitários.
O desafio era cada participante de cada instituição, criar um adereço de natal (vetor divulgativo) a partir de uma rodela de madeira (proveniente da desrama de povoamentos florestais, sendo um aproveitamento e reutilização dos ramos cortados) fornecida pelo IFCN, IP-RAM e que a decorasse!

a b c

Novamente, foi pretendido que ao nível da estratégia de comunicação, pretende-se que este vetor divulgativo tenha um efeito multiplicativo, uma vez que será visto por terceiros (familiares e amigos) quer dos participantes quer das pessoas atingidas nas ações no exterior; e que tenha um efeito duradouro do ponto de vista temporal, uma vez que são materiais com durabilidade e que poderão ser sempre utilizados na quadra natalícia.
Refira-se ainda que associado ao elemento decorativo, para além da idade do aluno que elaborou o trabalho e a Instituição a que pertence, vai agregada uma pequena mensagem de boas práticas florestais, em português e inglês, dado que o público atingido nas ações de fiscalização é residente e visitante (turista).

4 5 6

Aderiram a esta campanha 31 Instituições com 2566 participantes (em 2018 participaram 17 instituições com 958 participantes) oriundos de creches e jardins-de-infância; de escolas de 1ºciclo com pré-escolar e por frequentadores de Centros Comunitários.

1 2 3

 

 

CAMPANHA DE NATAL - BOAS PRÁTICAS FLORESTAIS 2018

Em 2018, o IFCN, IP-RAM lançou o desafio para a criação de um vetor divulgativo que promovesse o envolvimento social através das creches, jardins-de-infância, escolas de 1ºciclo com pré-escolar e Centros Comunitários.
O desafio era cada participante de cada instituição, criar um adereço de natal (vetor divulgativo) a partir de uma rodela de madeira (proveniente da desrama de povoamentos florestais, sendo um aproveitamento e reutilização dos ramos cortados) fornecida pelo IFCN, IP-RAM e que a decorasse!

1 2 3 4 5 6

No total, aderiram a esta atividade 17 instituições com 958 participantes que representam 958 rodelas decoradas e que foram distribuídas pela Polícia Florestal no contacto direto com a população, nas ações de vigilância e fiscalização nos perímetros florestais.

7 8 9

Associado ao elemento decorativo foi agregada uma pequena informação em português e inglês que pretende passar a mensagem da campanha:
“Juntos podemos colaborar na preservação dos espaços florestais e de toda a sua biodiversidade!
Desfrute da nossa floresta sem a alterar ou destruir!
Votos de um Feliz Natal!”
Consta igualmente, a idade do aluno que elaborou o trabalho, assim como, a Instituição a que pertence.
De realçar que estes materiais decorativos da campanha de natal, terão um efeito multiplicativo, uma vez que serão vistos por terceiros (familiares e amigos); e terão um efeito duradouro ao longo do tempo, uma vez que poderão ser sempre utilizados nesta altura natalícia.

10 11 12

As instituições participantes foram:
Jardim de Infância Apresentação de Maria da Calheta
Infantário Universo do Traquinas
Infantário do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília
Infantário Refúgio do Bebé
Externato Adventista
Infantário A Toca dos Traquinas
Escola B1/PE Ribeiro de Alforra
Infantário Estrelinhas do VIP
Escola B1/PE Dr. Clemente Tavares
Escola B1/PE da Assomada
Infantário Academia da Fantasia
Escola B1/PE da Fonte da Rocha
Escola B1/PE do Estreito de Câmara de Lobos
Centro Comunitário da Nogueira
Centro de Dia da Penteada
Escola B1/PE/C de São Gonçalo
Escola B1/PE/C de Santana

 

CAMPANHA DE NATAL - BOAS PRÁTICAS FLORESTAIS 2017

Em 2017, o IFCN, IP-RAM criou um vetor divulgativo, uma luminária, que foi distribuída pela Polícia Florestal no contacto direto com a população.

1 2 3 4

Esta luminária foi criada para funcionar como um elemento decorativo de Natal, com uma mensagem de boas práticas florestais traduzida em 4 línguas (português, inglês, francês e alemão) dirigida para a população residente e para a população visitante (turistas). Objetivou-se que tivesse um efeito multiplicativo, uma vez que a mensagem será vista por terceiros (familiares e amigos) de cada pessoa atingida na campanha; e que tivesse um efeito duradouro ao longo do tempo, uma vez que poderá ser sempre utilizada na altura do Natal, época da campanha.

Mensagem: “Contamos consigo na preservação dos espaços florestais e de toda a sua biodiversidade! Desfrute da nossa floresta sem a alterar ou destruir! Votos de um feliz natal!

Imagens da campanha:

a b c d