AVISOS

- Détails
O IFCN, face aos avisos meteorológicos de nível laranja avançado pelo IPMA para as zonas montanhosas, volta a alertar a população para que adote conduta cautelosa em espaço florestal, nas serras da Madeira, evitando comportamentos de risco que possam pôr em perigo pessoas e um património que é de todos nós, a floresta.
Desta forma relembra, mais uma vez, que está proibido a realização de qualquer tipo de queimada e fogueira em espaço florestal.
Desaconselha a utilização dos fogareiros nas zonas de lazer em espaço florestal e no caso de utilização destas infraestruturas logo após a confeção, as brasas e chamas deverão ser apagadas não podendo abandonar o local enquanto estiverem a cozinhar.
Desaconselha caminhadas nas zonas dos Picos mais altos da ilha da Madeira.
A estrada florestal que liga a Eira do Serrado ao Pico do Areeiro permanecerá encerrada.
Deverá ser evitado a utilização de equipamentos que possam provocar faísca (motorroçadoras com discos, motosserras, tratores sem proteções de escape, cabeças destroçadoras de mato, rebarbadoras, máquinas de soldar entre outras).
Relembrar que, não obstante estarmos na época estival, as condições de temperatura, humidade e vento aumentam o risco de incêndio, pelo que todos os comportamentos em espaço florestal e natural devem ter em consideração este facto.

- Détails
O IFCN informa que a partir de hoje (04.08.2025) iniciar-se-ão trabalhos de beneficiação da rede viária asfaltada que se desenvolve nas Serras do Funchal (Estrada Florestal Areeiro/Montado do Paredão/Barreira).
O equipamento mecânico que irá executar essa intervenção é de grandes dimensões e ocupa grande percentagem da faixa de rodagem, pelo que é inviável a circulação de viaturas nessa via durante o período em que decorrem os trabalhos.
Assim, de modo a garantir uma boa execução da intervenção e que a mesma seja executada com todas as condições de segurança, o IFCN irá proceder ao encerramento temporário da via de segunda-feira a sábado estando aberta aos domingos e feriados.
Estima-se (caso as condições meteorológicas o permitam) que a intervenção se prolongue por duas semanas (04.08.2025 a 16.08.2025).
Atendendo às alterações de operacionalidade que este encerramento acarreta, solicita-se o cumprimento da sinalização instalada no local e pede-se a melhor compreensão pelos incómodos causados.

- Détails
Informamos que os percursos pedestres PR 14 Levada dos Cedros (Fanal – Curral Falso) e PR 23 Levada da Azenha (Azenha – Caminho Velho do Castelo), já se encontram transitáveis.
Tendo em conta que os percursos pedestres se localizam em áreas particularmente vulneráveis à pressão climática e à consequente erosão natural, recomendamos a adoção de todas as precauções necessárias durante a sua utilização, bem como o rigoroso cumprimento das normas de segurança.
O IFCN informa que os seguintes percursos pedestres classificados se encontram:
ENCERRADOS:
-
PR 1.3 Vereda da Encumeada
-
PR 7 Levada do Moinho
-
PR 20 Vereda do Jardim do Mar
-
PR 27 Glaciar de Planalto
-
PR 28 Levada da Rocha Vermelha
PARCIALMENTE TRANSITÁVEIS:
-
PR 1 Vereda do Areeiro - percurso transitável desde o Pico do Areeiro até ao Miradouro da Pedra Rija, ao km 1,2;
-
PR 2 Vereda do Urzal - percurso transitável desde o Lombo do Urzal até ao km 6,2
- PR 4 Levada do Barreiro - percurso transitável - está disponível uma ligação sinalizada à Ribeira das Cales, junto ao Centro de Interpretação do Parque Ecológico do Funchal.
A versão atual do percurso, entre o Poço da Neve (início do PR4), a Levada do Barreiro e a Ribeira das Cales, encontra-se totalmente sinalizada em ambos os sentidos.Trajeto atualizado do percurso pedestre ver o MAPA
-
PR 12 Caminho real da Encumeada - percurso transitável desde a Boca da Corrida até ao km 3,5.
-
PR 17 Caminho do Pináculo e Folhadal - percurso transitável entre a Encumeada e a Bica da Cana
TRANSITÁVEIS:
-
PR 1.1 - Vereda da Ilha
-
PR 1.2 - Vereda do Pico Ruivo - Encontra-se totalmente transitável o troço compreendido entre a Casa de Abrigo do Pico Ruivo e o Pico Ruivo
-
PR 3 - Vereda do Burro
-
PR 3.1. - Caminho Real do Monte
-
PR 5 - Vereda das Funduras
-
PR 6 - Levada das 25 Fontes - troço unidirecional da Levada das 25 Fontes, com circulação controlada num único sentido: Rabaçal – 25 Fontes (ida) pela Levada das 25 Fontes e 25 Fontes – Rabaçal (regresso) pelo troço alternativo, denominado de Bypass.
-
PR 6.1. - Levada do Risco
-
PR 6.2 - Levada do Alecrim
-
PR 6.3 - Vereda da Lagoa do Vento
-
PR 6.4 - Levada Velha do Rabaçal
-
PR 6.5 - Vereda do Pico Fernandes
-
PR 6.6 - Vereda do Túnel do Cavalo
-
PR 6.7 - Vereda da Câmara de carga do Rabaçal
-
PR 6.8 - Levada do Paul II – Um caminho para todos
-
PR 8 - Vereda da Ponta de São Lourenço
-
PR 9 - Levada do Caldeirão Verde - Encontra-se encerrado o troço compreendido entre o Caldeirão Verde e o Caldeirão do Inferno
-
PR 10 - Levada do Furado
-
PR 11 - Vereda dos Balcões
-
PR 13 - Vereda do Fanal
-
PR 13.1 - Vereda da Palha Carga
-
PR 14 Levada dos Cedros
-
PR 15 - Vereda da Ribeira da Janela
-
PR 16 - Levada Fajã do Rodrigues
-
PR 18. - Levada do Rei
-
PR 19 Caminho real do Paul do Mar
-
PR 21 - Caminho do Norte
-
PR 22 - Vereda dos Chão dos Louros
-
PR 23 Levada da Azenha
-
Um Caminho para todos Queimadas- Pico das Pedras
-
PR 1- Vereda do Pico Branco e Terra Chã (Porto Santo)
-
PR 2 - Vereda do Pico do Castelo (Porto Santo)
-
PR 3 - Levada do Pico do Castelo (Porto Santo) - Encontra-se transitável apenas o troço compreendido entre a Camacha e a Capela da Graça, o restante percurso encontra-se encerrado (túnel).
Atendendo que os percursos pedestres se inserem em áreas sujeitas a uma forte pressão climática e consequente erosão natural, alertamos para a sua precaução aquando da realização dos mesmos e para o cumprimento das normas de segurança.
Caso encontre alguma situação anómala (ocorrência de quebradas, existência de ramos/árvores a obstruir o caminho, e/ou outros) que tenha ocorrido nos percursos pedestres, agradecemos que a mesma seja reportada ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.
ATUALIZADO: 23/07/2025