PROJETO

Logos

O projeto LIFE Pterodromas4future (LIFE20 NAT/PT/001277) é um projeto de conservação de natureza, cofinanciado a 70% pelo Programa LIFE Natureza da Comissão Europeia num montante total de 1 838,151€. Está a decorrer desde 1 de outubro de 2021 até 30 de setembro de 2026 e é coordenado pelo Instituto de Florestas e Conservação de Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM), em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e com a XGT – Soluções Informáticas, SA (XGT).

OBJETIVO

Este projeto de conservação de natureza tem como objetivo geral melhorar e garantir o estado de conservação das aves marinhas endémicas do arquipélago da Madeira - freira-da-madeira (Pterodroma madeira) e freira-do-bugio (Pterodroma deserta), nas suas áreas de nidificação (áreas de intervenção) – Maciço Montanhoso Oriental na ilha da Madeira e Bugio nas ilhas Desertas, respetivamente.

O projeto visa a conservação destas espécies a longo prazo, através do aumento da resiliência do habitat de nidificação às alterações climáticas (que resultam, por exemplo, em incêndios e eventos climáticos severos) e da minimização do impacto das ameaças (como predadores introduzidos e poluição luminosa), reduzindo assim a mortalidade de adultos e juvenis durante a época de reprodução.

Copyright Pedro Nascimento3 Copyright Pedro Nascimento2 Copyright Pedro Nascimento1 

 

AÇÕES

Para atingir o objetivo, o projeto tem como ações gerais

Pterodromas

- Modernização da monitorização das freiras com novas tecnologias não invasivas, minimizando o impacto nos habitats e nas aves.

- Aumento e atualização do conhecimento sobre as áreas de nidificação, sobre o tamanho das populações e tendências de ambas as espécies.

Ameaças

- Colocação de ninhos artificiais nas duas áreas de intervenção – Areeiro e Bugio;

- Criação de barreira corta-fogo em redor das áreas de nidificação no Areeiro com erradicação e controlo de plantas invasoras.

- Modernização do controle e da monitorização de predadores nas áreas de intervenção.

- Minimização da poluição luminosa nos corredores de voo entre o mar e as áreas de nidificação.

- Regulamentação das atividades de natureza nas áreas de nidificação da freira-da-madeira.

Sensibilização

- Aumento da sensibilização e do conhecimento do público em geral, escolas, montanhistas e turistas, sobre as freiras e as suas ameaças.


Questionário de avaliação das ações de divulgação

 IMGFormularioP4Future


CONTACTOS

Coordenação do Projeto:

Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-Ram

Divisão de Gestão e Valorização de Áreas Classificadas (DGVAC)

Rua João de Deus 12 F, RC C, 9050-027 Funchal.

Telefone: (351) 291 211 200