Acções preliminaries de conservação da Musschia isambertoi
Musschia isambertoi é uma planta exclusiva da Deserta Grande, e uma das plantas endémicas mais ameaçadas do arquipélago da Madeira, considerada como Criticamente Ameaçada segundo os critérios da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Esta espécie encontra-se confinada a um local pequeno e de difícil acesso no “Porto das Moças”. O acesso ao habitat natural desta espécie pelo mar só é possível com o auxílio de recursos humanos e materiais apropriados.
Recentemente o IFCN (Instituto de Florestas e Conservação da Natureza) e o Grupo de Especialistas da Flora Macaronésica da UICN, candidataram-se a um projeto de recuperação desta espécie denominado “Ações preliminares de conservação da Musschia isambertoi”. Este projeto foi financiado da UICN através da “Planta - Plantlife Conservation Society”.
O projeto em causa engloba várias ações através das quais pretendemos aumentar o efetivo populacional da espécie no seu habitat natural. Deste modo estão previstos os seguintes trabalhos:
1. Inventariar a flora e vegetação do habitat natural (Porto da Moças);
2. Melhorar a estufa existente na Doca (Deserta Grande) para multiplicar a espécie;
3. Vedar uma área de 100 m2, também da Doca, de modo a constituir um campo de plantas desta espécie, sendo mais fácil recolher sementes a usar no reforço populacional desta espécie;
4. Vedar o acesso das cabras ao habitat natural da espécie no Porto das Moças.
DIVULGAÇÃO
Noticia DN - Madeira | Apresentação do Projeto - PDF |