Designação do projeto | Criação de percursos pedestres de Grande Rota (GR)
Código do projeto | PRODERAM20-4.3.1-FEADER-002543
Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção | Região Autónoma da Madeira
Entidade beneficiária | Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas - Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM
Data de aprovação | 29-08-2022
Data de início | 13-05-2024
Data de conclusão | 31-03-2025
Custo total elegível | 399 580,50€
Apoio financeiro da União Europeia | FEADER – 399 580,50€
Apoio financeiro público regional | 0,00€
Objetivos | Pretende-se com o presente projeto de investimento a beneficiação, construção e/ou requalificação de percursos pedestres (PR), veredas, e de outros caminhos com interesse turístico inseridos em Sítio de Importância Comunitária – Rede Europeia Natura 2000 (sítio Laurissilva da Madeira – PTMAD0001 e sítio Maciço Montanhoso – PTMAD0002), e em área de Parque Natural da Madeira, com vista a implementação da primeira Grande Rota (GR) na RAM. Com esta ação estaremos a contribuir para a proteção e valorização do património natural e cultural da RAM, para a diversificação da oferta turística da Região, ao criar um novo produto turístico, e consequentemente aproveitar o seu potencial turístico para a promoção de um desenvolvimento sustentável.
Atividades | De uma maneira geral as ações preconizadas com o presente projeto terão como principais trabalhos:
- Desmatação, limpeza e remoção de vegetação infestante;
- Remoção e limpeza de pedras, terras e árvores a obstruir o percurso e/ou em risco de queda;
- Melhoramento, reparação e estabilização de pavimentos;
- Construção e/ou reconstrução de degraus em pedra de basalto e em madeira tratada;
- Abertura de valas para escoamento de águas pluviais;
- Recuperação e instalação de guardas de segurança tipo varandim;
- Construção e reforço de muros de suporte das veredas e de taludes;
- Aquisição e instalação de sinalética de orientação e de informação.