INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA RESULTANTE DOS PASSATEMPOS: "LEVADAS EM MINIATURA" E "LEVADARTES"
Foi inaugurada no dia 22 de junho, a exposição “Levadas em miniatura” e “Levadartes”, no Museu da Electricidade - Casa da Luz.
Estas exposições surgem no âmbito de dois passatempos lançados à comunidade escolar, alusivos à candidatura das “Levadas da Madeira” a Património Mundial Cultural, com o objetivo de informar e divulgar a referida candidatura, promovendo a envolvência e a participação da comunidade neste processo.
O passatempo “Levadartes” foi lançado aos alunos das artes visuais e multimédia do ensino secundário, profissional e superior, para a criação de uma mascote gráfica original alusiva às “Levadas da Madeira” e o passatempo “Levadas em miniatura” que consistiu na construção de uma maquete alusiva às “Levadas da Madeira” foi dirigido às crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo e aos utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s).
Ao longo dos tempos as Levadas foram reconhecidas como um bem cultural de grande valor, quer pelo trabalho engenhoso edificado pelo povo madeirense e integrado na natureza, quer pela sua preciosa multifuncionalidade, ou seja, à sua importância no transporte de água para consumo humano, fins agrícolas, produção de energia elétrica e ao facto de serem vias de descoberta da paisagem madeirense.
Desde 2017, as “Levadas da Madeira” integram a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial, preenchendo assim um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património da Humanidade, ou seja, a Património Mundial sob a égide da UNESCO. A candidatura “Levadas da Madeira” a Património da Humanidade está a ser preparada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), tendo por base as regras estabelecidas pela UNESCO e seguindo o formulário de candidatura dos Bens a Património da Humanidade. Em fevereiro de 2022 foi entregue pela SRAAC à Comissão Nacional da UNESCO, a primeira versão da Candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural Mundial e em 2023 são candidatas por Portugal a Património da Humanidade.
Neste enquadramento, é de vital importância informar e divulgar a referida candidatura, promovendo a envolvência e a participação dos cidadãos neste processo, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo IFCN, IP-RAM através de um conjunto de iniciativas.
Neste sentido foram dinamizadas as seguintes atividades:
- Programa de Educação Ambiental alusivo às “Levadas da Madeira”
- Passatempo “Levadas em miniatura”
O IFCN levou a exposição itinerante, “Levadas em miniatura” e “Levadartes” a variados espaços, dos diversos concelhos da RAM, informando e divulgando a candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial Cultural, promovendo a envolvência e a participação dos cidadãos neste processo.
2022
Parque Temático de Santana de 24 de junho a 6 de julho;
Feira do gado de 7 a 10 de julho;
Madeira Shopping de 11 a 31 de julho;
Caniço Shopping de 11 a 22 de agosto;
Casa da Cultura de 22 de agosto a 19 de setembro;
Junta de Freguesia de São Gonçalo de 19 de setembro a 30 de novembro;
Biblioteca de Machico de 6 a 20 de dezembro.
2023
Loja do Munícipe do Caniço de 11 de janeiro a 6 de fevereiro;
Escola Básica e Secundária de Santa Cruz de 6 a 20 de fevereiro;
Museu Etnográfico da Madeira de 13 de março a 24 de abril;
Câmara Municipal de Santana de 24 de abril a 19 de maio;
Centro Cívico do Curral das Freiras de 3 a 27 de outubro;
Centro Cívico do Estreito da Calheta de 27 de outubro a 4 de dezembro
2024
Município do Porto Santo de 11 a 15 de março;
Escola BS da Ponta de Sol de a 17 a 23 de abril;
Centro Multiusos do Porto Moniz a 23 de abril 13 maio;
Escola Agrícola da Madeira de 13 a 17 de maio.