Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

2015 - 2012


2015

2014

 

2013

 

2012

 

 

 

 

 

 

 

PASSATEMPO NATAL 2016

 

Pelo 8º ano consecutivo e em parceria com o Caniço Shopping, lançamos o passatempo de Natal, dirigido à comunidade escolar que consiste na decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Esta iniciativa direcionada aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclo das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO’S) e Centros Comunitários da nossa ilha contou com a participação de 40 instituições onde estiveram envolvidos 2 305 participantes.

De modo a premiar todas as Instituições participantes, o “Caniço Shopping” em parceria com a Papelaria “APV” e com a “IMADEX”, Lojista e Parceiro do Centro Comercial respetivamente,  ofereceram um Voucher Prenda para aquisição de material escolar.

Este trabalho coletivo que resultou na decoração de um Centro Comercial a custo zero, revela ser possível obter resultados muito gratificantes com baixo investimento financeiro, ao mesmo tempo que promove a reutilização de materiais contribuindo para a preservação do nosso meio.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


MAIO 2016 

ILHAS SELVAGENS - National Geographic Society - Pristine Seas

Já estão disponíveis para visionamento e/ou descarga o Relatório Científico e Filme da Expedição

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

Comemoração da Rede Natura 2000 – Semana Verde de 14  a 29 de maio 

No âmbito da celebração do Dia da Rede Natura 2000, a 21 de maio, que decorre em toda a União Europeia, o SPNM promoveu uma nova atividade pedagógica, dirigida aos mais pequenos, intitulada: Atelier Infantil “Dá cor à Vida!”

Esta é uma iniciativa que visa esclarecer os mais novos sobre o que são os sítios Rede Natura 2000, explicando sobre o porquê da sua existência e importância.

A dinamização deste atelier infantil educativo “Dá cor à Vida!” decorreu de 14 a 29 de maio, no Centro de Informação do SPNM, mais conhecido como Núcleo dos Dragoeiros das Neves. Destinou-se aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo onde se realizou uma visita guiada ao jardim do Núcleo dos Dragoeiros e a elaboração de um trabalho de expressão plástica alusivo ao logo Natura 2000 Day.

Durante estas duas semanas, para além deste atelier, várias palestras e visitas guiadas foram dinamizadas com grupos escolares, assim como, a montagem de exposições itinerantes que visam relembrar a existência da Rede Natura 2000 na nossa Região.

De uma forma abrangente, é um modo de aproximar os cidadãos a esta Rede Ecológica Europeia, cujos eventos alusivos à referida Rede foram dinamizados em todos os estados-membro, nos meses de maio e junho, com especial atenção à semana de 30 de maio a 3 de junho, a Semana Verde. 

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


Apresentação do Relatório Científico e Filme da Expedição

“Ilhas Selvagens” da National Geographic Society ao Governo Regional da Madeira

No âmbito do Programa Pristine Seas, da National Geographic Society, que tem o objetivo de ajudar a preservar os últimos refúgios selvagens que existem nos nossos oceanos, através da associação entre a investigação e a divulgação, em setembro passado esteve uma equipa de investigadores e operadores de imagem na Reserva Natural das Ilhas Selvagens.

Deste trabalho resultou um Relatório Científico e um Filme intitulado “National Geographic – Selvagens” que foi entregue ao Presidente do Governo Regional da Madeira.

A cerimónia de Apresentação do Relatório Científico e Filme da Expedição “Ilhas Selvagens” da National Geographic Society ao Governo Regional da Madeira decorreu no dia 10 de maio, no Museu de Eletricidade Casa da Luz.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


PASSATEMPO NATAL 2015

“Vamos decorar o Caniço Shopping…dando a mão à Biodiversidade II”


No dia 24 de novembro de 2015, o Serviço do Parque Natural da Madeira em parceria com o Caniço Shopping procedeu à entrega do voucher prenda a todas as instituições participantes no passatempo “Vamos decorar o Caniço Shopping… dando a mão à biodiversidade II”.

Este ano participaram 32 Instituições (7 infantários; 16 escolas EB1 com pré; 4 escolas do 2º Ciclo e 5 Centros de atividades ocupacionais ) e contou com a participação de 2 156 alunos/professores.

Todos os trabalhos foram feitos recorrendo ao uso exclusivo de materiais reutilizados sensibilizando, desta forma, para a importância de contribuir para a redução de produção de resíduos, em prol da biodiversidade e do meio envolvente, aumentando o tempo de utilização dos materiais. Ao mesmo tempo, mostrou que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como foi o caso da decoração de um Centro Comercial a custo zero.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


WORKSHOP LIFE ILHÉUS DO PORTO SANTO

 

Realizou-se no Auditório da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, o workshop do projeto Life Ilhéus do Porto Santo.

O evento decorreu em duas partes temáticas, tendo a primeira parte dado destaque à vertente divulgativa do projeto, onde foi apresentado o livro “Ilhéus do Porto Santo: Um Tesouro a Preservar” pelo Vice-reitor da Universidade da Madeira, Prof. Doutor Sílvio Fernandes.

Na segunda parte foi realizada a apresentação “Travando a perda da biodiversidade em ilhas: como e porquê? O caso estudo dos Projetos Life nos Ilhéus do Porto Santo e outras pequenas ilhas do Arquipélago da Madeira” pelo Doutor Paulo Oliveira e pelo Prof. Doutor Manuel Nogales que é Vice-presidente do Conselho Superior de Investigação Científica em Canárias, entidade que mundialmente lidera os trabalhos de conservação em Ilhas.

A seguir foi aberto o debate ao público presente, moderado pelo jornalista Paulo Santos.

Congratulamo-nos pelo êxito da iniciativa para o qual foi determinante o contributo de todos os que quiseram estar presentes.

 

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


Campanha MaRaM - Poluição Zero no Mar da RAM

No âmbito da implementação da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM, delineada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o Serviço do Parque Natural da Madeira, em coordenação com a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, levou para o terreno uma campanha de informação e sensibilização direta junto dos frequentadores das praias e complexos balneares do nosso arquipélago.

Na sequência dos trabalhos já desenvolvidos no âmbito dos projetos Life Eco Compatível e Life Madeira Lobo-marinho, esta campanha visou alertar os banhistas para a necessidade de prosseguirem boas práticas ambientais e informá-los sobre o impacto dos lixos na qualidade da água do mar e das eventuais consequências, tanto para a saúde dos próprios banhistas, como para o ambiente marinho e as espécies que dele dependem, como é o caso do lobo-marinho.

Esta campanha teve início no dia 17 de julho de 2015 e decorreu até ao final do mês de agosto percorrendo assim todas as praias da Região Autónoma da Madeira.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

24 DE MAIO - DIA EUROPEU DOS PARQUES

CONCURSO DE FOTOGRAFIA “UM PASSEIO NO PARQUE NATURAL”

No âmbito das comemorações do Dia Europeu dos Parques, o SPNM, em parceria com o 1º Encontro Regional de Pedestrianismo, organizou um concurso de fotografia aberto a todos os participantes nesse evento, que decorreu no sábado, dia 23 de maio de 2015. Foram 25 percursos que confluíram todos no Chão dos Louros.

As fotografias recebidas são um claro testemunho da alegria proporcionada pela caminhada e das espetaculares paisagens que o Parque Natural da Madeira oferece, podendo constituir um incentivo para muitos outros se iniciarem nas andanças duma prática tão saudável como é o pedestrianismo.

As fotografias eram de tema livre, devendo, contudo, ser obtidas na área do Parque Natural da Madeira. Após estarem sujeitas a votação no facebook do SPNM, apresentamos hoje a classificação final, que resultou do total das interações (gostos, partilhas e comentários) geradas por cada foto.

Apurados os resultados, estes são os 3 primeiros classificados:

Rosa da Madeira de José Manuel Moniz: 448 gostos, 414 partilhas e 68 comentários (total 930)
Madeira Nostálgica de Albino Olim: 291 gostos, 455 partilhas e 101 comentários (total 847)
Início da caminhada… de Luís Roberto: 206 gostos, 104 partilhas e 10 comentários (total 320)

O vencedor vai poder desfrutar de 1 fim-de-semana para 4 pessoas no Centro de Receção da Ponta de S. Lourenço-Casa do Sardinha (oferta do SPNM). Para o 2º classificado, temos 2 vouchers para uma atividade de canyoning (oferta da empresa Harmony in Nature) e o 3º premiado vai receber 1 livro “Madeira-Paraíso Natural” e 1 livro “Atlas das aves nidificantes em Portugal” (oferta do SPNM).

Todos os restantes participantes recebem um bloco de notas e uma caneta como recordação desta iniciativa.

 

Este ano, mais uma vez, o Parque Natural da Madeira associa-se ao EUROPARC (Federação Europeia de Áreas Protegidas), para comemorar o Dia Europeu dos Parques.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


SEMINÁRIO "DESENVOLVIMENTO E BIODIVERSIDADE"

O Serviço do Parque Natural da Madeira em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, no âmbito do projeto Life Eco Compatível, promoveu o Seminário “Desenvolvimento e Biodiversidade”, que decorreu no passado dia 8 de maio de 2015, das 9:00 às 17:30, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira – Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Este seminário objetivou definir uma estratégia de comunicação e intervenção que garanta a sustentabilidade socioeconómica da Região, alicerçada nos sítios da Rede Natura 2000.

O evento decorreu com apresentações de trabalhos e perspetivas de intervenção de vários stakeholders do projeto, nas três áreas socioeconómicas alvo (turismo de natureza, agricultura e pesca), culminando com a intervenção do Dr. Paulo Magalhães, (Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova; coordenador nacional dos projetos “Condomínio da Terra”, “Floresta Comum” e “GreenCork “). O Dr. Paulo Magalhães orientou o “espaço público” onde todos os presentes poderam expor os seus pontos de vista e contribuir para a definição da estratégia (documento que posteriormente será enviado a todos os participantes e publicado na página internet do projeto).

“Comunicando para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em Sítios da rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira” é o nome do projeto cofinanciado pelo instrumento financeiro europeu, LIFE+ Comunicação e Informação, que o SPNM, em parceria com a SPEA, implementam desde outubro de 2010 e que conta com Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República desde agosto de 2013.

Com o acrónimo ECO-COMPATÍVEL este projeto pretendeu promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais, como a pesca, a agricultura e o turismo de natureza, com a gestão das Reservas Naturais, áreas classificadas, habitats e espécies listadas nos anexos das diretivas que sustentam a Rede Natura 2000, através do incentivo à aplicação das boas práticas definidas para cada grupo-alvo.

PROGRAMA.

POSTER do seminário.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


DIA NACIONAL DO VIGILANTE DA NATUREZA

No passado dia 2 de fevereiro de 2015 comemorou-se o Dia Nacional do Vigilante da Natureza.
A Associação dos Vigilantes da Natureza da Madeira em parceria com o Serviço do Parque Natural da Madeira realizou este ano, uma conferência/ação de formação direcionada a entidades públicas e ao público em geral, com especial enfoque para alunos de cursos de Gestão do Ambiente, Guias da Natureza e outros dentro da mesma área de estudo.

O evento decorreu no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, pelas 9h30m,  e contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Representante da República Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto e do Sr. Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais Dr. Manuel António Correia.

Alocução – Sr. Representante da República.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING… DANDO A MÃO À BIODIVERSIDADE”

Pelo 6º ano consecutivo, o SPNM em parceria com o Caniço Shopping promoveu mais um passatempo de Natal dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclo das Escolas da Região. Este ano o desafio foi decorar o Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados e o resultado foi excelente.
O referido espaço comercial ganhou vida e cor, pelas mãos dos professores e os cerca de 1800 alunos de 25 escolas.

A decoração/exposição coletiva esteve aberta ao público até 12 de janeiro de 2015, dia em que decorreu a entrega dos prémios às Escolas participantes. De modo a premiar todas as Escolas participantes, o “Caniço Shopping” em parceria com outras lojas ofereceram um Voucher Prenda a todas as Instituições para que pudessem adquirir material escolar.

Relembramos que este desafio pretendeu sensibilizar os mais jovens para a reutilização de materiais e consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Ao mesmo tempo, mostrou que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como foi o caso da decoração de um Centro Comercial a custo zero.
Os Parceiros e a Gestora do Centro Comercial consideram esta iniciativa um sucesso e desejam que seja um exemplo a repetir e que outras Entidades possam também abraçar.

 

Fotos do Evento

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO LIFE LOBO-MARINHO

O evento supramencionado decorreu no dia 17 de Outubro de 2014 pelas 11:00h, no 5º andar do Edifício Golden da Secretaria Regional do Ambiente e recursos Naturais, e contou com a presença do Sr. Secretário Regional.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


DIPLOMA EUROPEU PARA AS ÁREAS PROTEGIDAS – RESERVA NATURAL DAS ILHAS DESERTAS

Foi no dia 4 de setembro de 2014 que  o Dr. Eladio Fernandez-Galiano, na qualidade de representante Conselho da Europa procedeu à entrega formal do galardão: o Diploma Europeu para as Áreas Protegidas à Reserva Natural das Ilhas Desertas, cerimónia que decorreu na Quinta Vigia.

Recorde-se que o Diploma Europeu para as Áreas Protegidas é um galardão atribuído pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa desde 1965, os quais visam distinguir “as áreas protegidas de excecional importância europeia para a preservação da diversidade biológica, geológica, cultural e paisagística que sejam alvo de uma gestão efetuada de forma exemplar”. Até agora, em Portugal, as únicas reservas com esta distinção é a das ilhas Selvagens e das Ilhas Desertas, ambas na Região Autónoma da Madeira.

 

   
img 3551
img 3553 img 3574 img 3604 img 3620 img 3635

 

             

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


Ao som dos Ilhéus do Porto Santo

“Ao som dos Ilhéus do Porto Santo” é o nome de um evento que se realizou no passado dia 9 de agosto de 2014, no Ilhéu do Farol, no Porto Santo.

Foi promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, em colaboração com o projeto Ecomusicalis e com o Clube Naval do Porto Santo, enquadrando-se na visão de promover a aproximação da população e as áreas protegidas e a fomentação da sustentabilidade das mesmas.

Constituiu uma das ações no âmbito do Projeto Life Ilhéus do Porto Santo, projeto este, que visa a recuperação dos habitats dos Ilhéus do Porto Santo através da eliminação de todas as ameaças.

Pretendeu-se com este evento demonstrar e divulgar a diversidade de atividades turísticas, recreativas e de lazer, junto do público em geral e das empresas de promoção turística, que podem ser desenvolvidas em harmonia com o meio natural e a biodiversidade daquela Reserva designada de Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Ilhéus do Porto Santo.

Esta iniciativa teve início pelas 12h com visita ao Centro dos Ilhéus do Porto Santo (marina do Porto Santo), seguido de atividades no ilhéu do Farol: visitas guiadas no trilho interpretativo e ao farol, atividades de lazer associadas ao mar: canoagem, snorkeling, e paddle board.

 

De destacar o Circuito Ecomusicalis, que decorreu no final da tarde, onde vários músicos tocaram várias melodias.

 

 

Atividade extra para mergulhadores certificados

 

O Centro de mergulho ‘Porto Santo Sub’, disponibilizou uma atividade extra de mergulho junto ao ilhéu, apenas para mergulhadores certificados.

 

Para mais informações consulte o Descritivo do Evento.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


“A Cultura urbana pela conservação da natureza”

Projeto LIFE Eco Compatível
“HIP HOP PELA NATUREZA”
Grafiti temático

No passado dia 20 de junho de 2014, pelas 14:00h, na sala multiusos do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, no Lazareto, foram apresentados os resultados da iniciativa “A cultura urbana pela conservação da natureza”.

Esta iniciativa resultou da parceria entre o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM), o Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM e os STG Crew (grupo de Bboys e Bgirls da Ilha da Madeira), no âmbito do programa de stakeholders do projeto LIFE Eco Compatível, que desenvolveram atividades de cariz singular e inovador demonstrando o seu apoio à promoção das boas práticas em áreas naturais protegidas em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade no arquipélago da Madeira.

Nesta iniciativa estiveram integradas várias ações:

    - Apresentação do vídeo clip “HIP HOP PELA NATUREZA” com coreografia e letra dos STG Crew em colaboração com os alunos do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, e com um aluno do curso de multimédia da Escola Profissional Cristóvão Colombo.
Este vídeo surgiu com o objetivo de ser um vetor disseminador (vídeo com caráter viral) da mensagem do Eco Compatível mas de uma forma diferente, atual, e dirigida para a população alvo que adere às redes sociais que são fundamentais para o sucesso de transmissão das boas práticas que o referido projeto pretende.

    - Execução de um grafiti pelos artistas do New Disorder Graffiti Crew, que promoveram através desta forma de expressão de arte urbana, a mensagem Eco Compatível alusiva às boas práticas associadas ao meio marinho, neste caso específico, à Reserva Natural do Garajau.

    - Apresentação dos resultados da limpeza do ribeiro e praia nas instalações do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM/Reserva Natural do Garajau realizada durante a manhã, pelos jovens, educadores, professores, técnicos e demais funcionários do referido estabelecimento que é stakeholder institucional do projeto e por elementos do SPNM.

 

Consulte o programa

 

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


 

 

II UNDERWATER NATURE FESTIVAL GARAJAU


Caniço de Baixo / Reserva Natural do Garajau

De 2 a 7 de Junho 2014

O “II UNDERWATER NATURE FESTIVAL” é um evento lúdico-desportivo que realizou-se de 2 a 7 de Junho na ilha da Madeira, organizado pelo grupo Galo Resort Hotels em parceria com o centro de mergulho Manta Diving Center e o Serviço do Parque Natural da Madeira.

Os objetivos principais deste evento passaram pela promoção e sensibilização para a Reserva Natural do Garajau, uma reserva marinha de cerca 376 hectares situada na costa sul da Madeira, entre o Lazareto (Funchal) e a Ponta da Oliveira (Caniço de Baixo).

O Galo Resort Hotels e Manta Diving Center estão localizados diretamente dentro desta Reserva, oferecendo acesso direto e fácil ao mar, ideal para quem gosta de nadar, fazer mergulho e outras atividades de mar.

Esta é a segunda edição do “UNDERWATER NATURE FESTIVAL” e o programa focou-se essencialmente na divulgação do mergulho e outras atividades de mar como também ações ambientais, todas realizadas dentro desta área protegida.

Ainda incluídos no cartaz deste evento estavam um Concurso de Fotografia
Subaquática e uma competição de Stand Up Paddle na vertente Race.

Tratou-se de uma iniciativa aberta ao público em geral.

Também decorreu um passatempo de desenho dirigido aos alunos do ensino Pré-escolar e de 1º Ciclo, cujo desenho vencedor será a imagem do cartaz do próximo Underwatter.

Considerando a qualidade e quantidade de trabalhos apresentados a este passatempo, foi com grande dificuldade que o júri deliberou sobre os mesmos, optando por distinguir 3 desenhos que representam 3 diferentes grupos de participantes: o grupo dos individuais com menos de 5 anos, o grupo dos individuais com mais de 5 anos e os trabalhos feitos em grupo.

No primeiro grupo foi escolhido o trabalho do Dinis Freitas, de 4 anos, do Infantário Rainha Sta Isabel (Machico); no segundo grupo foi escolhido o desenho da Barbara Ramos, de 9 anos, da EB1 do Palheiro Ferreiro (Funchal) e nos trabalhos de grupo o trabalho da Nicole Coelho e do Marco Pestana, de 9 anos, do Externato da Apresentação de Maria (Funchal).

Todos os trabalhos escolhidos irão integrar as várias formas de divulgação da próxima edição do “UnderWater Nature Festival of Garajau” em 2015, e os 4 autores dos desenhos escolhidos receberam uma pequena lembrança.
Aqui estão publicadas os desenhos vencedores.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

No dia 5 de junho de 2014, às 11.30 horas foi inaugurada uma exposição coletiva de trabalhos de alunos de Escolas Associadas à UNESCO alusivos ao tema “O mar”, no corredor principal do Madeira Shopping.


 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

 

Dia Internacional da Biodiversidade
Dia Europeu dos Parques Naturais

Nos dias 22 e 24 de maio de 2014, celebrou-se o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia Europeu dos Parques Naturais, respectivamente.

Neste âmbito, o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) promoveu durante o dia 23 de maio, visitas guiadas às várias áreas protegidas e respetivos Centros de receção.

Esta iniciativa esteve aberta a toda a população que quis visitar estes espaços naturais e em simultâneo desfrutar de um dia em contacto direto com a natureza e constatar in situ todo o trabalho desenvolvido a favor da conservação da biodiversidade, assim como, conhecer algumas espécies de fauna e flora indígenas e endémicas da RAM.

Mais se informa que para participar bastou contactar o Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira (CISPNM) através de telefone 291 795 155 ou por e-mail , indicando os dados pessoais (nome, idade, e-mail e telefone) e escolhendo a área que pretendida visitar:

•    Centro de Receção freira-da-madeira Dr. Rui Silva, no Pico do Areeiro com visita ao longo da vereda até ao Miradouro do ninho da manta
•     Reserva Natural Parcial do Garajau (Funchal)
•    Área Protegida da Ponta de São Lourenço (Centro de receção “Casa do Sardinha”)
•    Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira, vulgarmente conhecido pelo Núcleo dos Dragoeiros das Neves (S. Gonçalo).

Sob o lema “Conhecer para proteger tendo em mente as boas práticas”, estas visitas tiveram como complemento uma ação de sensibilização no âmbito do projeto Life Eco Compatível, de forma a relembrar que podemos usufruir das áreas protegidas tendo em conta as boas práticas em prol da conservação da biodiversidade.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

2 fevereiro de 2014 – Dia do Vigilante da Natureza

Tendo consciência que para a preservação do nosso património natural  todos fazemos falta, as comemorações de mais este dia nacional do Vigilante da Natureza, foram orientadas no sentido de incrementar o envolvimento social na Conservação da Biodiversidade.

Neste enquadramento com a participação do projeto Artlântico, da Antena 1 e da Lourenço Sardinha e apoio da ECM, Clube Naval do Seixal, Nature Harmony, Around Freedom e Quinta do Lorde,  foi promovido um convívio na Área Protegida da Pta. de São Lourenço.

Na Ponta de São Lourenço decorreram estes momentos especiais:

•    Antena 1 em direto com vários convidados, entre as 10:15 h e as 13.00 h;
•    Momento musical com Eco-musicalis, entre 13:00 h e as 14.30 h;
•    Divulgação do projeto Life Eco-compatível, entre as 10:30 h e as 13.00 h.

 Este foi um evento promovido pela Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira em parceria com o Serviço do Parque Natural da Madeira.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


 

 

 

 

DESERTAS…25 ANOS DE PROJETO


Foi no passado dia 7 de setembro de 2013 que decorreu esta iniciativa na Reserva Natural das Ilhas Desertas – Deserta Grande – Baía da Doca. Este evento, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais através do Serviço do Parque Natural da Madeira, e com o apoio do Comando da Zona Marítima da Madeira, Antena 1 e grupo Ecomusicalis estava enquadrado na visão de promover a aproximação da população e as áreas protegidas e a fomentação da sustentabilidade das mesmas.


Integrou-se nas comemorações dos 25 anos do projeto Desertas, dado que em 1988 deu-se início no terreno ao projeto de criação da Reserva Natural das Ilhas Desertas, com o arranque da construção das primeiras infraestruturas de apoio no local.


Foi uma iniciativa que também demonstrou e divulgou a diversidade de atividades turísticas e recreativas, junto do público em geral e das empresas de promoção turística, que se podem desenvolver em harmonia com o meio natural e biodiversidade da Reserva Natural das Ilhas Desertas.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

Instalação “Monstro do Mar”

 

 

No dia 26 de junho de 2013, pelas 16,30h na Promenade junto ao complexo balnear da Ponta da Gorda (frente às instalações da Frente Mar) foi inaugurado a instalação “Monstro do Mar”, um trabalho resultante da parceria entre o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) - Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e o Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM.

Esta obra de arte surge no âmbito do Estabelecimento Vila Mar - Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM ser um apoiante do Projeto Life Eco compatível, ou seja, um stakeholder institucional do referido projeto da responsabilidade do SPNM, que visa promover as boas práticas em áreas protegidas em prol do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade www.lifeecocompativel.com.

Decorreu, ao longo deste ano letivo várias palestras de sensibilização e ações de limpeza da ribeira e da praia no Lazareto foram realizadas, junto à área da Reserva Natural do Garajau, promovidas em parceria pelas duas entidades.

Neste contexto foi elaborada uma exposição com o lixo recolhido nas referidas ações de limpeza, com o objetivo de alertar para o problema do lixo no mar e a correta conduta a ter. A referida obra de arte, designada de “Monstro do Mar” foi produzida pelos jovens e professores do Estabelecimento Vila Mar recorrendo exclusivamente ao uso dos materiais recolhidos.

Julga-se ser de maior pertinência a realização deste evento que pretende chamar a atenção para o lixo no mar que é um problema social, transversal e global e que objetiva sensibilizar a população, apelar às boas práticas e promover uma reflexão individual e coletiva.

Em maio de 2014 o “Monstro do Mar” mudou de local estando num jardim público, em Santa Cruz, abaixo do Aquaparque. 

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

"Underwater Nature Festival"

 

De 3 a 8 de Junho de 2013 a Galo Resort Hotels organizou a primeira edição do "Underwater Nature Festival", com o objetivo de promover e sensibilizar para a Reserva Natural do Garajau e para as atividades lúdico-desportivas que podem ser desfrutadas naquela área protegida, tendo sido o Serviço do Parque Natural da Madeira parceiro.

Foi assim criado um programa especial onde foram organizadas um conjunto de atividades lúdico-desportivas (batismos de mergulho, snorkeling, passeios de kayak, observação de morcegos, yoga na praia e aulas de hidroginástica no mar, como também palestras sobre a vida marinha da Madeira, música ao vivo e ações de sensibilização) destinadas a qualquer pessoa interessada, no sentido de desfrutar deste espaço protegido sensibilizando ao mesmo tempo para a sua preservação.

Também em simultâneo foi organizado um concurso de fotografia subaquática, de participação livre, mergulhos guiados e palestra proferida pelo Prof. Peter Wirtz, sobre a Reserva Natural do Garajau. 
No dia 8 de junho, sábado, o "Underwater Nature Festival" promoveu um "Open Day" com um workshop divertido de atividades de mar, praia e um churrasco ao pôr-do-sol, assim como, a primeira corrida com pranchas de Stand Up Paddle, designado por "1º SUP BOARD RACE". Esta corrida inédita na Madeira foi disputada dentro da Reserva Natural do Garajau, com partida da Praia do Galo, entre atletas experientes da modalidade.

O "Underwater Nature Festival",através da Galo Resort Hotels, associou-se ainda ao projeto Eco Compatível do Parque Natural da Madeira, aproveitando este evento como plataforma de divulgação deste projeto e com o objetivo de angariar ainda mais Stakeholders.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


 

Exposição das Escolas Associadas à UNESCO

 

O Serviço do Parque Natural da Madeira em parceria com o Madeira Shopping, inaugurou no passado dia 14 de março de 2013, no corredor principal, um conjunto de trabalhos alusivos ao Dia Mundial da Árvore e da Floresta e ao Dia Mundial da Água elaborados pelos alunos das Escolas Associadas à UNESCO, da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente à EB1/PE Ribeiro Domingues Dias e à EB2/3 do Caniço.
Esta exposição é o resultado de um conjunto de trabalhos das Escolas Associadas à UNESCO que pretendem demonstrar diferentes abordagens e explorações feitas ao tema da Árvore/Floresta e a Água, consoante o nível de escolaridade dos alunos envolvidos, atendendo a dois aspetos importantes e fortemente interligados: a floresta nativa da Madeira – Laurissilva – que é Património Mundial Natural sob a égide da UNESCO e por 2013 ter sido designado pela referida organização mundial como o “Ano Internacional para a cooperação pela Água”.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


 

Dia do Vigilante da Natureza

 

 

No âmbito das comemorações do Dia do Vigilante da Natureza, a Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira promoveu no passado dia 2 de fevereiro de 2013, um passeio-convívio à área protegida da Ponta de S. Lourenço. Sob o tema “Todos somos vigilantes” a atividade contou com cerca de 50 participantes ligados a empresas, associações e clubes com atividades desenvolvidas na natureza. Dado a Associação ser um stakeholder institucional do projeto Life Eco-compatível foram dinamizadas algumas ações ao longo do percurso que relembraram as boas práticas a ter em espaços naturais como aquele e foram igualmente distribuídos alguns materiais divulgativos associados ao referido projeto.

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


 

“Um Anjo de Natal”

O Serviço do Parque Natural da Madeira em parceria com o Caniço Shopping, no passado dia 11 de janeiro de 2013, procedeu à entrega de prémios às escolas do 1º Ciclo e Pré-escolar participantes no passatempo “Um Anjo de Natal”. Esta iniciativa surgiu enquadrada nas comemorações do Natal 2012 e no âmbito da sensibilização/informação dos mais jovens para a reutilização de materiais e consequente diminuição de resíduos, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Todos os trabalhos estiveram sujeitos a votação do público através da página de facebook do SPNM e através da tômbola para o devido efeito que esteve junto à exposição no Caniço Shopping. Foi entregue um prémio às três escolas que obtiveram maior número de votações.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


 

"Viver o MAR... uma ECO-aventura"

 

 
 
O Serviço do Parque Natural da Madeira realizou, no passado dia 2 de Junho 2012, o evento "Viver o MAR... uma ECO-aventura", na Área Protegida da Ponta de São Lourenço.
 

Veja aqui as fotos deste evento.

 

Este evento enquadrou-se na visão do SPNM em promover a aproximação da população e as áreas protegidas e a fomentação da sustentabilidade das mesmas.
Integrou-se nas comemorações dos 20 anos do programa LIFE e constituiu uma das ações no âmbito do projeto Eco compatível , projeto este que visa promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais e a gestão das reservas naturais/áreas Natura2000.
Pretendeu-se com este evento demonstrar e divulgar a diversidade de atividades turísticas, desportivas e recreativas, junto do público em geral e das empresas de promoção turística, que podem ser desenvolvidas em harmonia com o meio natural e biodiversidade da Ponta de São Lourenço, em especial associado ao litoral e ao mar.

Este evento teve a colaboração de diversas associações e clubes da região, contando igualmente com o apoio de algumas empresas e particulares, que tornaram possível proporcionar a cerca de uma centena de entusiásticos participantes um dia memorável. A todos, o nosso muito obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.