Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

RNP GARAJAU - FUNCHAL

garajau garajau1 garajau2
Mero Mergulhador a observar um mero Raia

Nesta área marinha, os fundos marinhos são povoados por uma abundante e residente fauna. Observam-se vários tipos de peixes típicos do Oceano Atlântico e que são comuns a todas as zonas costeiras europeias e costas mediterrâneas, com destaque para o mero Epinephelus marginatus que é a espécie emblemática da Reserva! Atrai e desperta a curiosidade dos mergulhadores, pois para além de ser um peixe de grande dimensão, é dócil e de fácil convivência!

Para além do mero, são várias as espécies de peixe típicas da zona costeira madeirense: o badejo Myctaroperca fusca, o peixe-cão Bodianus scrofa, o sargo Diplodus sargus, o sargo-veado Diplodus cervinus, o bodião Sparisoma cretense, o peixe-rei Corus julis, o peixe-verde Thalassoma pavo, a castanheta-preta Abudefduf luridus, a castanheta-branca ou castanheta-baia Chromis limbatus, a garoupa Serranus atricauda, entre muitas outras.

Em pequenas concavidades e fendas no meio das rochas são comuns, a moreia pintada Muraena helena e a moreia preta Muraena augusti. Entre os crustáceos são frequentes, o caranguejo-vermelho Grapsus grapsus e as aranhas do mar Stenorhynchus lanceolatus.

Associados ao substrato rochoso podem ser observados ouriços-do-mar Diadema autillarum, Arbacia lixula e Paracentrotus lividus, holotúrias Holothuria sp., estrelas-do-mar, ofiúres, esponjas, entre as quais Aplysina aerophoba e Chondrosia reniformis, e anémonas Telmatactis cricoides. Na zona de marés encontram-se ainda, caramujos Gibbula sp. e Monodonta sp. e lapas Patella sp..
Nos fundos de areia, entre os 15 e os 45m de profundidade, encontram-se colónias de enguias de jardim Taenioconger longissimus que vivem semienterradas na areia.

Anualmente, em meados de Setembro/Outubro, podem observar-se grupos de urjamantas Mobula mobular e cardumes de lírios Seriola dumerili, barracudas Sphyraena viridensis, charéus Caranx hippos e roncadores Dentex dentex que aparecem nos meses de Verão.

Uma presença regular nesta área, desde 1997, é o Lobo-marinho Monachus monachus, a foca mais rara do Mundo (Projeto do lobo-marinho)

INÍCIO 

 

 

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.