Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

ÁREAS DE PASTO

pastagemagricola
 

ESPÉCIES PECUÁRIAS EM APASCENTAÇÃO NA RAM

Os bovinos, ovinos e caprinos são as espécies predominantes na atividade de apascentação. As ervagens destinam-se fundamentalmente a estes animais ruminantes, pelo facto de conseguirem transformar com maior eficácia o alimento vegetal.

O aproveitamento das ervagens é distinto de espécie para espécie, sendo as preferências as seguintes:

  • bovinos ---------------- erva;
  • ovinos ------------------ herbáceas;
  • caprinos --------------- arbustivas.

Quanto ao pastoreio, o excesso de gado empobrece a pastagem, devendo-se, por isso, definir a carga animal que a ocupará.

INSTALAÇÃO DE PASTAGENS PERMANENTES

De alguns anos para cá, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM tem melhorado as pastagens no Perímetro Florestal da Serra do Poiso, que destinam-se a ser pastoreados por rebanhos de ovinos, em pastoreio ordenado.

O objetivo de melhorar estas pastagens é obter um povoamento permanente, adequado aos locais – solo, clima e altitude –, ao tipo de exploração e à intensidade da sua utilização.

CONSTRUÇÕES PARA GADO EM PASTOREIO

Para proporcionar o melhor bem-estar possível aos animais, um bom maneio exige que se disponha de instalações e equipamentos bem concebidos para que se possa trabalhar com maior eficiência.

Existe conveniência em dispor de instalações que permitam o abrigo dos animais durante as estações mais agrestes, a administração de alimentação suplementar, o isolamento dos animais doentes e as diversas operações de maneio dos maneios. Também é importante dispor de parques de maneio que disponham de mangas, para encaminhamento e separação de animais ou para contenção dos animais para tratamentos, de tanques banheiros, de pedilúvios e de instalações de tratamento.


OVIS DO PERÍMETRO FLORESTAL DA SERRA DO POISO

Apesar das grandes dificuldades surgidas para conseguir organizar o regime silvo-pastoril na Ilha da Madeira, devido à pouca compreensão ou má vontade dos donos do gado, nos anos 60 os Serviços Florestais da época conseguiram o arrebanhamento das ovelhas na Serra do Poiso.

A organização deste regime silvo-pastoril impôs a construção de ovis para que o gado não permanecesse durante a noite ao ar livre, sujeito às intempéries.
Atualmente, no Perímetro Florestal da Serra do Poiso encontram-se em atividade os Ovis da Ribeira dos Boeiros, do Chão das Aboboreiras e do Chão das Feiteiras, que são utilizados pelos rebanhos da Cooperativa de Criadores de Gado da Serra do Poiso.

INÍCIO

 

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.