2021
-
Conferência “Áreas Marinhas Protegidas, Madeira na Rota dos Mares Prístinos”
-
61º Aniversário do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira
-
108º aniversário do Corpo de Polícia Florestal da Região Autónoma da Madeira
2020
-
Mensagem de Natal da Srª. Secretária no âmbito do passatempo de natal 2020
-
Video - O Jardim Botânico da Madeira - Engenheiro Rui Vieira está a celebrar 60 anos em 2020
-
107º aniversário do Corpo de Polícia Florestal da Região Autónoma da Madeira
2019
2021
PASSATEMPO DE NATAL 2021
Pelo 13º ano consecutivo, divulgamos o passatempo de Natal que consiste na decoração do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados, promovido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) em parceria com o Caniço Shopping.
À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa está enquadrada nas comemorações do Natal e tem como objetivo a decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.
Foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos e aos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região.
Este desafio pretendeu sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Ao mesmo tempo, mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso específico da decoração de um Centro Comercial.
O Caniço Shopping foi decorado com lindos trabalhos de Natal, todos elaborados com materiais reutilizados, pelas mãos dos alunos e utentes das 30 instituições num total de 1 573 participantes.
No dia 22 de novembro, decorreu a visita oficial aos trabalhos expostos no Caniço Shopping, com a entrega dos vouchers prenda e dos certificados às instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping. Também foi entregue um livro infantojuvenil, “A Travessia” do autor João Rodrigues e ilustrações de Isabel Rodrigues, às bibliotecas das instituições participantes.
CONFERÊNCIA - “ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS, MADEIRA NA ROTA DOS MARES PRÍSTINOS”
Foi no dia 29 de novembro, no Museu da Imprensa da Madeira em Câmara de Lobos que decorreu a conferência “Áreas Marinhas Protegidas, Madeira na Rota dos Mares Prístinos”, às 16:00h.
Alertamos para as novas orientações em vigor na Região Autónoma da Madeira: "Para exercer/ frequentar atividades ou eventos no setor público e privado- desporto, restaurantes, hotéis, cabeleireiros, ginásios, bares, discotecas, eventos culturais, cinemas, atividades noturnas, jogos, casinos e outras atividades sociais similares, os cidadãos devem estar vacinados e testados com teste rápido antigénio, com periodicidade semanal".
Assim, além do teste rápido negativo, válido durante 7 dias, os convidados fizeram-se acompanhar do Certificado Digital de Vacinação.
ANA AEROPORTOS DE PORTUGAL, S.A. – PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO
No dia 12 de novembro de 2021 foi assinado um protocolo de cooperação entre a ANA AEROPORTOS DE PORTUGAL, S.A. e o Governo Regional no âmbito de uma estratégia de reflorestação no Porto Santo, em prol da sustentabilidade ambiental, tendo por base a preocupação das alterações climáticas e seus efeitos.
O projeto terá a duração de 5 anos e visa na plantação de 1000 árvores e respetivas operações silvícolas (plantação, limpeza de mato, rega e retancha) a par de outras ações de informação e sensibilização sobre as boas práticas ambientais, contando com o apoio da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas através do IFCN, IP-RAM.
Refira-se que a ANA está empenhada em garantir a descarbonização da sua atividade, tendo assumido a redução para metade das suas emissões de carbono até 2030 e o compromisso NetZero da ACI para a neutralidade carbónica até 2050, assim como, contribuir para a promoção da biodiversidade nas comunidades onde desenvolve a sua atividade, como é o caso do Porto Santo e Madeira.
No evento foi inaugurada uma exposição alusiva aos trabalhos de reflorestação secular no Porto Santo, que está patente no Aeroporto do Porto Santo, seguida por uma ação de plantação simbólica entre as diferentes entidades parceiras.
50º ANIVERSÁRIO DA RESERVA NATURAL DAS ILHAS SELVAGENS
“A Travessia”
Foi no dia 2 de novembro, que decorreu o lançamento de um livro infantojuvenil “A Travessia” escrito por João Rodrigues e ilustrado pela Isabel Rodrigues, no Design Centre Nini Andrade Silva, e contou com a presença do Presidente do Governo Regional, assim como, outras entidades e alguns alunos do Externato Princesa Dona Maria Amélia e da Associação Garouta do Calhau.
Este livro “A Travessia” inspira-se na travessia Madeira – Selvagens em windsurf realizada em 2011, pelo João Rodrigues, ano em que se assinalou os 40 anos da Reserva das Ilhas Selvagens, e tem por objetivo alertar os mais jovens para a necessidade de se proteger o mar e o meio ambiente no seu todo, promovendo a literacia marítima. Na apresentação do livro, houve um momento de coreografia realizado por um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz onde através da dança e música, ilustraram a história “A Travessia”.
Este evento está integrado no programa de comemorações dos 50 Anos da Reserva das Selvagens, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.
PROGRAMA INTERESSE PÚBLICO DECORRIDO NO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2021
PROGRAMA DE COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA RESERVA NATURAL DAS SELVAGENS
No passado dia 27 de outubro, apresentado a bordo do NRP Douro, no Funchal o programa de comemorações do 50ºaniversário da Reserva Natural das ilhas Selvagens.
O evento contou com a presença da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o Comandante da Zona Marítima da Madeira e a Comandante do navio, assim como, com os vários parceiros das diversas iniciativas que irão decorrer até outubro de 2022.
O programa apresentado pelo IFCN, IP-RAM pretende assinalar o aniversário da mais antiga Reserva Natural do País e marcar o início de mais 50 anos rumo a uma excelência ainda maior, estando delineado um conjunto de iniciativas, tais como: o lançamento de um livro ilustrado para crianças; uma expedição às Selvagens; uma conferência internacional; uma regata; uma travessia a nado entre a Selvagem Grande e a Selvagem Pequena; o projeto “Ilhas Selvagens sem lixo”; uma travessia de mota de água em autonomia do Funchal às Selvagens; entre outros.
APRESENTAÇÃO PROJETO SELVAGENS - REPORTAGEM FOTOGRÁFICA E UM MANUAL DE SAÚDE MENTAL
No passado dia 25 de outubro, decorreu na galeria da Fundação Cecília Zino, pelas 16h, apresentação do projeto Selvagens – reportagem fotográfica e um manual de saúde mental – “Sozinho, mas não só”. Este manual é um projeto de ligação entre arte e saúde mental, que tem como objetivo ajudar a população em situações de stress, ansiedade e pânico, associadas ao isolamento.
O mesmo resultou da colaboração de profissionais de saúde mental da plataforma Rumo, inspirado no acompanhamento de uma equipa de Vigilantes da Natureza do IFCN, numa estadia às Ilhas Selvagens.
Este local, situado a 250 km a Sul da cidade do Funchal, foi estrategicamente escolhido (sendo o tema o isolamento e a insularidade) com base na sua localização geográfica e por ser um dos pontos mais remotos do país.
Informamos ainda, que esta exposição de entrada livre, decorre no âmbito das celebrações do 50º Aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, e estará aberta ao público até ao dia 5 de novembro.
Obtenha o seu manual em www.sozinhomasnaoso.pt
PROJETO CAPITEN – ILHAS SELVAGENS
O projeto CAPITEN - Cluster Atlântico para a Inovação Tecnológica e Económica no Sector Náutico, desenvolvido pela ACIF e cofinanciado pelo Programa INTERREG Espaço Atlântico, tem como um dos objetivos potenciar e divulgar o património natural e cultural, desenvolvendo produtos e serviços que promovam o sector náutico, em particular as ilhas Selvagens, a mais antiga Reserva Natural de Portugal. Neste sentido, e tendo em conta que desde 2017 as Selvagens constituem um produto turístico de nicho, foi criado um panfleto informativo intitulado: “Selvagens – A última grande aventura”.
Consulte o panfleto em: https://www.acif-ccim.pt/capiten/
Saiba mais sobre o projeto CAPITEN em: https://capiten.eu/?lang=en
EL HORIZONTE EXPANDIDO
No passado dia 7 de setembro, decorreu no Auditório da Quinta Magnólia – Centro Cultural, pelas 16h, a apresentação do recente trabalho de investigação artística e cultural que se desenvolveu nas ilhas Selvagens por um grupo de artistas e investigadores Canários, intitulado "As Ilhas Selvagens - El Horizonte Expandido”.
“El horizonte expandido” é a designação de um projeto artístico que preconiza poéticas de conciliação na natureza a partir da prática no contexto das ilhas da Macaronésia no século XXI, constituindo um trabalho de investigação para doutoramento em Arte Contemporânea.
Saiba mais em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100068973531459
61º ANIVERSÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO DA MADEIRA ENG.º RUI VIEIRA
Visitas guiadas ao banco de sementes e ao herbário do JBM
No âmbito da sua comemoração foram realizadas visitas guiadas ao banco de sementes e ao herbário do JBM.
O Banco de Sementes conserva sementes de todas as espécies endémicas dos arquipélagos da Madeira e Selvagens, bem como de várias espécies indígenas.
A coleção do herbário reúne amostras de espécies vegetais colhidas durante longos períodos de tempo, e incluem exemplares que servem de referência para a descrição de espécies novas, exemplares de espécies que servem de referência a material vegetal utilizado em determinados estudos e experiências científicas e exemplares de espécies características de determinadas regiões.
Para conhecer estas coleções foram realizadas visitas organizadas para grupos pequenos (grupos de 3 a 5 pessoas) que decorreram nos dias 27 e 29 de abril às 10:00h, às 11:00h, às 14:00h e às 14:30h.
Webinar: As coleções do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira
O Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira é detentor de diversas coleções que foram apresentadas num webinar no dia do seu aniversário, 30 de abril, pelas 10:00h.
Neste evento foram oradores a Eng.ª Luísa Gouveia, a Dr.ª Carla Gonçalves e o Dr. Carlos Lobo que apresentaram aos participantes as coleções científicas: plantas vivas do Jardim, o Herbário e o Banco de sementes.
O Jardim é detentor de diversas plantas, coleções que constituem importantes bancos de germoplasma, destacando-se a responsabilidade da Instituição na preservação de espécies indígenas e endémicas.
O Banco de Sementes conserva sementes de todas as espécies endémicas dos arquipélagos da Madeira e Selvagens, bem como de várias espécies indígenas, estando as sementes guardadas em duas coleções: a coleção de base e a coleção ativa.
O Herbário foi iniciado, antes da criação do Jardim, em 1957 e, hoje reúne mais de 24 000 exemplares de plantas vasculares, avasculares e líquenes, na maioria de espécies existentes na Madeira, Porto Santo, Desertas, Selvagens e noutros arquipélagos Macaronésicos.
DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS DE 2021
No âmbito da Comemoração do Dia Internacional das Florestas de 2021, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN) dinamizou um conjunto de atividades no Centro Florestal da Macaronésia, localizado na Quinta do Santo da Serra.
Este Centro foi criado com o objetivo de informar e divulgar o trabalho desenvolvido em prol da floresta do arquipélago da Madeira, desde a descoberta da ilha até à atualidade, numa perspetiva de valorização e conservação dos recursos florestais existentes. Constitui um polo informativo e educativo para os madeirenses, com destaque para a comunidade educativa escolar, e para os seus visitantes. Está localizado no interior da Quinta do Santo da Serra, um lugar extremamente aprazível e muito visitado.
Este ano, e dado as medidas implementadas relativas à pandemia COVID 19, o IFCN apresentou um conjunto de atividades associadas ao Centro Florestal da Macaronésia com o objetivo de celebrar a FLORESTA, neste novo espaço criado para contar a história da floresta da Madeira! O convite é para vir conhecer a história da floresta, a história do povo madeirense!
No fim-de-semana de 20 e 21 de março (Dia Internacional das Florestas), os visitantes do Centro foram agraciados com uma planta (arbusto ou árvore) nativa ou endémica da Madeira, para plantarem nas suas casas. Os exemplares foram limitados ao stock existente.
Para os grupos de caráter pedagógico, de 15 a 20 de março, foram desenvolvidas visitas guiadas ao Centro Florestal da Macaronésia; ações de sensibilização sobre a floresta (no Centro Florestal da Macaronésia e on-line); e atividades lúdico-pedagógicas nas zonas exteriores envolventes ao Centro Florestal, na Quinta do Santo. As visitas guiadas ao Centro foram realizadas com pequenos grupos de participantes (4 pessoas), tendo em conta as medidas de contingência relativas à COVID 19, em vigor.
![]() |
![]() |
![]() |
Sinopse | Programa | Oradores |
Consulte toda a informação aqui
108.° ANIVERSÁRIO DO CORPO DE POLÍCIA FLORESTAL
O Corpo de Polícia Florestal da Região Autónoma da Madeira comemorou no dia 8 de março, o seu 108.º aniversário.
Esta data assinala o importante trabalho desenvolvido pela Polícia Florestal na proteção e preservação dos espaços florestais e dos recursos naturais da Região Autónoma da Madeira, trabalho este, que contribuiu decisivamente para o reconhecimento em 1999 da Laurissilva da Madeira como Património Mundial Natural pela UNESCO.
Atualmente, a atividade da Polícia Florestal é desenvolvida em três vertentes distintas: a primeira, enquanto polícias, através de ações de fiscalização, vigilância e investigação no âmbito da Legislação Florestal e Penal; a segunda, enquanto Agentes de Proteção Civil, desenvolvem ações de vigilância e colaboração ao combate a incêndios florestais e empreendem e participam em buscas e resgates na nossa floresta; e por fim, prestam apoio no acompanhamento de atividades técnico-científicas de campo, como sejam, a recolha de informação, a identificação de incidências anómalas, o apoio à investigação e a intervenção em ações de carácter técnico.
Por todo trabalho desenvolvido, 24 horas por dia, todos os dias do ano, não temos dúvidas em afirmar que o Corpo de Polícia Florestal é o principal garante da salvaguarda da nossa floresta.
DIA DO CORPO DE VIGILANTES DA NATUREZA – 2021
Comemora-se, 2 de fevereiro, o Dia do Corpo de Vigilantes da Natureza da Região Autónoma da Madeira.
Ao assinalar este dia pretende-se lembrar e enaltecer o decisivo trabalho desenvolvido pelos Vigilantes da Natureza na defesa da biogeodiversidade na nossa região.
Em terra e no mar, os Vigilantes da Natureza garantem a vigilância e fiscalização diária na área de Parque Natural da Madeira, bem como em todas as demais áreas protegidas do nosso arquipélago: a Área Protegida do Cabo Girão, a Área Protegida da Ponta do Pargo, a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, a Reserva Natural Parcial do Garajau, a Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio e, 365 dias por ano, nas reservas naturais das ilhas Desertas e Selvagens.
![]() |
![]() |
![]() |
Com uma área de intervenção que se estende desde os picos mais altos do maciço montanhoso central da Madeira até à distante e praticamente intocada Selvagem Pequena, para além daquelas funções de vigilância e fiscalização, os Vigilantes da Natureza desenvolvem também um fundamental trabalho diário na execução e apoio direto a projetos de conservação da natureza que se desenrolam por todo o arquipélago. De entre estes trabalhos podem destacar-se aqueles dirigidos a espécies raras como são o lobo-marinho, a freira-da-madeira e a freira-do-bugio.
São ainda missões atribuídas ao Corpo de Vigilantes da Natureza a realização de palestras e ações de sensibilização ambiental, o apoio em limpezas de praia, a recolha e encaminhamento animais, sobretudo aves, no âmbito da Rede SOS Vida Selvagem e, quando ativados, prestando o apoio às populações necessitadas em situações de emergência.
![]() |
![]() |
![]() |
Nesta comemoração, que decorreu no jardim do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, foram agraciados com louvores e elogios os Vigilantes da Natureza que, no ano de 2020, se distinguiram pelo zelo excecional demonstrado no cumprimento dos seus deveres (Louvor), bem como pela sua exemplar conduta, compostura e aprumo (Elogio).
Com o assinalar deste dia, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, pretendem destacar o trabalho realizado pelos Vigilantes da Natureza em prol da salvaguarda do património natural da Região Autónoma da Madeira.
![]() |
![]() |
![]() |
2020
Mensagem de Natal da Srª. Secretária no âmbito do passatempo de natal 2020
Salve uma Ave Marinha
O IFCN-IP, RAM através da Rede SOS Vida Selvagem organizou uma campanha de sensibilização e informação sobre como salvar uma ave marinha.
Esta campanha foi dirigida aos colaboradores da Rede SOS Vida Selvagem e à população em geral, tendo como principal objetivo a colaboração de todos no resgate das aves marinhas que ficam encadeadas e, consequentemente desnorteadas, devido ao impacto da poluição luminosa.
Na verdade, durante os meses de novembro e outubro, os juvenis das cagarras (Calonectris borealis) iniciam o seu primeiro e arriscado voo. Começam a abandonar os ninhos e ao serem atraídos pelas luzes artificiais fortes, ficam desorientadas, podendo cair em locais de risco de atropelamento ou de predação.
Assim, neste período do ano, é feito um apelo à participação de todos no resgate de cagarras e outras aves que se encontrem desorientadas ou feridas.
Colabore connosco!
60 anos de Jardim Botânico da Madeira - Eng.º Rui Vieira
Foi em 1960 que abriu ao público o Jardim Botânico da Madeira, pela mão de Rui Manuel da Silva Vieira, engenheiro agrónomo e “figura incontornável na história da Madeira”.
Ao longo de 2020 trouxemos um pouco da história deste magnífico jardim e um conjunto de imagens que retratam cada um dos seus recantos através do Facebook do IFCN, IP-RAM https://www.facebook.com/IFCNIP/
Porque os arbustos e as árvores continuam a crescer e as flores a desabrochar e nós não queríamos que perdesse essa magia diária.
Contamos consigo
Video - O Jardim Botânico da Madeira - Engenheiro Rui Vieira está a celebrar 60 anos em 2020
21 de Março, Dia Internacional das Florestas
A Floresta alberga um elevado número de seres vivos, diferentes entre si mas interligados, contribuindo para o equilíbrio do Todo.
Todos têm a sua função, não havendo sobreposição de papéis, cooperando pela sobrevivência de um complexo ecossistema.
A Humanidade deve abraçar as suas florestas!
Neste momento singular que se vive, lembremo-nos do silêncio da Floresta caraterizado pelo som das quedas da água, pelo cantar das aves e pela melodia da brisa que dança entre as folhagens dos ramos das árvores…
Atividade na Área Protegida do Cabo Girão
![]() |
No dia 9 de março de 2020, para assinalar e homenagear o 3º aniversário da Área Protegida do Cabo Girão, foi dinamizada uma ação de limpeza de praia e respetivo apadrinhamento na praia da Fajã do Cabo Girão, pelos alunos do 8º ano da EB 2,3 do Estreito de Câmara de Lobos. Esta atividade pretendeu promover e divulgar a recente área protegida; sensibilizar a comunidade para as boas práticas ambientais em prol da preservação do mar e toda a biodiversidade marinha; e envolver ativamente os jovens residentes no concelho de Câmara de Lobos, na salvaguarda desta área que inclui o esttatuto de Parque Marinho, de Monumento Natural e de Paisagem Protegida do Cabo Girão.
![]() |
![]() |
Para além da Instituição de Ensino que apadrinhou esta iniciativa dando continuidade à mesma com 2 a 3 ações por ano, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Associação de Agricultores das Fajãs do Cabo Girão e a Associação Insular de Geografia (AIG) integraram esta concertação multidisciplinar.
![]() |
![]() |
![]() |
O IFCN, IP-RAM apoiou a iniciativa com as ações de informação/sensibilização e acompanhamento técnico; a autarquia assegurou o transporte dos alunos, a cedência de material e recolha dos lixos; a Associação de Agricultores das Fajãs do Cabo Girão disponibilizou o livre acesso através do teleférico e a Associação Insular de Geografia também participou no âmbito da ação de sensibilização dando a conhecer o GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão.
![]() |
![]() |
![]() |
Com a envolvência dos diversos stakeholders, esta iniciativa foi devidamente enaltecida, revelando a elevada importância de uma cidadania pró ativa, consciente da aplicação das boas práticas em prol da defesa deste Património singular, visando o desenvolvimento sustentável da nossa Região através do contributo coletivo por parte das instituições parceiras e individual por parte de cada cidadão.
107º Aniversário do Corpo de Policia Florestal da Região Autónoma da Madeira
Foi no passado dia 6 de março de 2020 que se comemorou o 107º aniversário do Corpo de Polícia Florestal da RAM (data oficial 8 de março – domingo).
A primeira referência à constituição de um Corpo de Polícia Florestal específico da Madeira, surge em 1913. De facto, em consequência do movimento reformador proveniente da instauração da República em 5 de outubro de 1910, é criado, através do Decreto de 8 de março de 1913, o Regulamento do Serviço de Polícia Rural e Florestal no Arquipélago da Madeira, por conta do Fundo da Junta Agrícola da Madeira.
![]() |
![]() |
Desde a sua génese o trabalho da Polícia Florestal na preservação dos espaços florestais e na valorização dos recursos naturais assumiu uma grande relevância para a Região Autónoma da Madeira, contribuindo decisivamente para o reconhecimento, desde 1999, da Laurissilva da Madeira como Património Mundial Natural pela UNESCO.
Atualmente a sua atividade é desenvolvida em duas vertentes distintas, uma de apoio técnico ao IFCN, IP-RAM, através do acompanhamento de atividades técnico científicas, outra, enquanto polícias, através de ações de fiscalização, vigilância e investigação no âmbito da Legislação Florestal e Penal.
E ainda, enquanto agentes de Proteção Civil, participam de uma forma altruísta e com grande espírito de missão em resgates e combate a incêndios florestais.
Por todo o trabalho desenvolvido, não temos dúvidas em afirmar, que o Corpo de Polícia Florestal é o principal garante da salvaguarda da nossa floresta.”
Workshop “Energias e Alterações Climáticas”
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM organizou um workshop, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, sob o tema “Energias e Alterações Climáticas”, dirigido a um grupo de peritos internacionais, bem como entidades regionais.
DIA DO VIGILANTE DA NATUREZA - 2020
![]() |
É no dia 2 de fevereiro que se comemora oficialmente o Dia do Vigilante da Natureza da Região Autónoma da Madeira. Este ano as comemorações foram realizadas no dia 3 de fevereiro pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.
Neste dia pretendeu-se destacar o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Vigilantes da Natureza na salvaguarda do biogeodiversidade do nosso arquipélago.
![]() |
![]() |
![]() |
Para além de garantirem uma vigilância em permanência, 365 dias/ano, nas Reservas Naturais das Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, os Vigilantes da Natureza também asseguram vigilância diária nas áreas protegidas, marinhas e terrestres, das ilhas da Madeira e Porto Santo.
É efetivamente vasto o seu campo de ação, passando pela área de Parque Natural da Madeira, que representa cerca de 67% de todo o território da ilha da Madeira, e estendendo-se a todas as áreas protegidas - Reserva Natural Parcial do Garajau, Área Protegida do Cabo Girão, Área Protegida da Ponta do Pargo, Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio -, diferentes áreas de Rede Natura 2000 e chegando, naturalmente, à Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo.
![]() |
![]() |
![]() |
Assume também papel fundamental no trabalho diário dos Vigilantes da Natureza o apoio direto aos trabalhos de conservação da natureza que se desenrolam por todo o arquipélago. Trabalhos com espécies especiais e únicas, como são, por exemplo, a freira-da-madeira, a freira-do-bugio ou o lobo-marinho.
Das missões atribuídas ao Corpo de Vigilantes da Natureza constam ainda as ações de sensibilização ambiental, a recolha e encaminhamento de animais selvagens, no âmbito do SOS Vida Selvagem, e o apoio, em articulação com outras entidades regionais, às populações locais em eventuais situações de emergência.
2019
Passatempo de Natal 2019
No dia 18 de novembro realizou-se a Cerimónia de Entrega de Vouchers Prenda às 45 Instituições participantes no Passatempo de Natal, no piso 1 do Centro Comercial Caniço Shopping, seguido de um Madeira de Honra.
Este passatempo foi dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e Centros de Atividades Ocupacionais (CAO´s) de todas as instituições de ensino da Região, tendo aderido 45 Instituições, sendo: 8 Infantários; 30 escolas; 1 Centro Comunitário, 1 Centro de Dia e 5 Centros de Atividades Ocupacionais, com um total de 3.297 participantes.
O desafio que foi lançado ao longo destes 11 anos consistiu na decoração natalícia do Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados. A iniciativa pretende sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente, em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.
Ao mesmo tempo, demonstra-se que recorrendo a materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração de um Centro Comercial, a custo zero. Esta iniciativa também tem possibilitado às Instituições de ensino e aos seus educandos, mostrarem para o público externo o trabalho de qualidade que desenvolvem dentro das organizações.
Refira-se que o voucher prenda é oferecido pelo Caniço Shopping e seus parceiros (IMADEX e Papelaria APV), a todas as Instituições participantes que poderão trocá-lo nas referidas lojas parceiras, por materiais de apoio às atividades escolares desenvolvidas nas Instituições.
Todos os trabalhos realizados e que decoram o Centro Comercial constituíram uma exposição coletiva aberta ao público, que esteve patente de 16 de novembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020.
workshop Life Madeira Lobo-marinho
No passado dia 27 de novembro decorreu o workshop Life Madeira Lobo-marinho, no Museu da Casa da Luz.
Fotos do evento
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Inauguração de exposição itinerante "Levadas da Madeira"
Foi criada uma exposição itinerante constituída por 10 estruturas autónomas (rol ups), com informação, em português e inglês, e que faz referência à origem das Levadas e à epopeia da sua construção; à rede de canais existentes na Madeira; à sua multifuncionalidade e sustentabilidade; à sábia e histórica relação do madeirense com as Levadas; e ainda alguma terminologia madeirense relacionada com o tema.
A exposição está disponível à população podendo ser solicitada ao IFCN, IP-RAM ( ou 291 145 594).
Em 2019, foi dinamizado um workshop no auditório do Museu da Eletricidade – Casa da Luz, intitulado “Levadas da Madeira – 600 anos a vivificar a terra madeirense”.
Campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais
Decorreu no espaço INFOART | galeria da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, a apresentação oficial da campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais que irá ocorrer entre 1 de junho a 31 de outubro de 2019.
Fotos da apresentação da Campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais
Evento final do projeto INTERREG LuMinAves
Evento final do projeto INTERREG LuMinAves – Poluição luminosa e conservação nos arquipélagos da Macaronésia: Redução dos efeitos nocivos da luz artificial nas populações de aves marinhas.
Decorreu no dia 3 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, no Edifício do Campo da Barca, no Funchal.
Programa
40 ANOS DE PATRIMÓNIO MUNDIAL EM PORTUGAL
Para assinalar o 40º aniversário da Convenção do Património Mundial em Portugal, bem como a conclusão do projeto “Bom Jesus: Requalificar II” será realizado o Seminário “40 Anos de Património Mundial em Portugal”, no Santuário do Bom Jesus do Monte, no dia 2 de outubro próximo.
Relembramos que a Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural, adotada pela UNESCO em 1972, foi aprovada para ratificação por Portugal em 1979 através do Decreto n.º 49-79 de 6 de junho. Desde então, foram inscritos na Lista do Património Mundial 17 bens portugueses de valor universal excecional, sendo inúmeras as pessoas e entidades que, ao longo dos anos, têm vindo a contribuir para a prossecução dos objetivos da Convenção e a conservação do património por ela abrangido.
CIÊNCIA VIVA NO VERÃO
De julho a setembro, serão desenvolvidas várias atividades e com diversas entidades no âmbito do programa “Ciência Viva no Verão” em todo o território nacional, incluindo a Madeira.
O IFCN, IP-RAM também irá participar com ações de sensibilização no mar que pretendem informar para o correto comportamento a adotar na observação de vertebrados marinhos, pois nunca é demais relembrar que as regras para a observação destes animais não se aplicam somente às marítimo-turísticas, mas a todas as pessoas que estão no mar!
Mais se informa que estas serão as primeiras ações de outras que serão dinamizadas junto aos nautas de lazer e recreação.
Façam as inscrições em: https://www.cienciaviva.pt/veraocv/2019/
Protocolo de cooperação entre o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM e o Centro Novo Funchal, S.A.
No passado dia 28 de maio, foi assinado um protocolo de parceria entre o Centro Comercial La Vie Funchal e o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN) que visa a promoção e divulgação de iniciativas naquele espaço comercial, com especial destaque para o 20º aniversário da Laurissilva da Madeira – Património Mundial da Humanidade. Ao longo deste ano, outras iniciativas com o mesmo registo serão integradas, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, passando-a de forma simples a todos os que frequentam aquele espaço comercial. A título de exemplo, a partir do próximo dia 14 de julho poderá ser visível no La Vie Funchal, a campanha de prevenção de incêndios florestais, apresentada oficialmente pelo IFCN no passado dia 29 de maio.
Refira-se que o La Vie através do seu projeto de sustentabilidade ambiental designado de “Go Green” aborda diversas temáticas de interesse público, assim como, apoia iniciativas que se destacam pelo mérito e pela necessidade de visibilidade que merecem para os residentes e visitantes da Madeira.
Levadas da Madeira
A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM realizou um workshop no dia 21 de maio, alusivo ao Bem “Levadas da Madeira” integrado na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO.
Aniversário - JBM
Comemorou-se no passado dia 30 de abril 2019 mais um aniversário do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira.
O Banco de sementes e o Herbário Padre Manuel de Nóbrega estiveram abertos aos visitantes.
![]() |
![]() |
![]() |
Programa dia 30 de abril
Manhã - O Jardim e a Ciência
10:00h - Visita ao Banco de Sementes
11:00h - Visita ao Herbário Padre Manuel de Nóbrega
Tarde - O Jardim e a Ciência
14:30h - Visita ao herbário Padre Manuel de Nóbrega
15:30h - Visita ao Banco de Sementes
DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS 2019
As comemorações do Dia Internacional das Florestas 2019 fizeram uma alusão ao 20º aniversário da Laurissilva da Madeira como Património Mundial Natural da UNESCO.
Neste âmbito, o IFCN, IP-RAM em parceria com o grupo Wider Property (proprietário do Centro Comercial La Vie) através do seu projeto de sustentabilidade ambiental “Go Green”, inaugurou uma exposição fotográfica no piso 0, do Centro Comercial La Vie alusiva à Laurissilva da Madeira. Esta Exposição vai estar patente até ao dia 18 de abril.
O referido grupo associou-se a estas comemorações, prestando uma homenagem à floresta nativa da Madeira que é património da Humanidade, divulgando e promovendo esta iniciativa no seu espaço comercial.
![]() |
![]() |
![]() |
No mesmo local, foi apresentado um selo postal alusivo ao 20º aniversário da Laurissilva como Património Mundial da UNESCO, para circulação em espaço nacional e europeu, e que irá estar disponível para aquisição através dos Centros de Receção do IFCN, IP-RAM.
Ainda no âmbito desta iniciativa, foram distribuídos aos utentes e visitantes daquele espaço comercial, ao longo do dia, sacos de pano alusivos ao tema, chamando a atenção da população para a data comemorativa.
![]() |
![]() |
Na parte da tarde, pelas 14:30h, a escola da APEL em parceria com o IFCN, IP-RAM realizou uma ação de plantação com 118 alunos, nas Serras de Santo António.
Esta Instituição de Ensino inscreveu esta ação de plantação na Sociedade Portuguesa de Química como um evento celebrativo do Ano Internacional da Tabela Periódica, pois o dia 21 de março para além de assinalar o Dia Internacional das Florestas é também o Dia do Carbono.
Assim, os 118 alunos plantaram 118 plantas em alusão aos 118 elementos que compõem a tabela periódica.
Com esta ação de plantação, os jovens propuseram-se a retirar 2,5 toneladas/ano de dióxido de carbono da atmosfera!
Esta iniciativa comemorativa conjunta, para além de sensibilizar para a importância da recuperação de um coberto vegetal indígena semelhante ao que outrora existia, respeitando as linhas de água existentes, travando a erosão dos solos, retendo a água nos mesmos e incrementando a biodiversidade naquela zona, vai igualmente destacar o papel fundamental das árvores na fixação do Carbono (CO2 atmosférico), alertando a comunidade, em especial os jovens, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Pretende-se assim, que esta ação conjunta constitua uma celebração à importância da Sustentabilidade do nosso planeta!
![]() |
![]() |
![]() |
Uma outra iniciativa dinamizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA) na qual o IFCN participou foi a distribuição ao longo do dia, de uma planta, de forma assinalar a data, relembrando e promovendo a importância da floresta através deste ato simbólico! Assim, nas instalações da SRA foram disponibilizadas 450 plantas, arbustos e árvores de espécies indígenas e endémicas da Madeira, como é o caso, do dragoeiro, da estreleira, do gerânio, do massaroco, da abrotona, do barbusano, do loureiro e do zimbreiro a quem estivesse interessado. Durante a distribuição dos exemplares, foram fornecidas informações sobre as características e especificidades de cada planta, de modo a que cada pessoa pudesse escolher a espécie que melhor se adapta ao local onde irá ser plantada.
![]() |
![]() |
![]() |
Ao longo do dia foi promovida a data comemorativa e dinamizado um passatempo alusivo ao tema na rádio, na Antena 1 e Antena 3, assim como nas páginas do facebook de ambas as emissoras.
No final do dia, o IFCN esteve presente no programa “Madeira Viva” na RTP Madeira a falar das referidas comemorações.
IX JORNADAS FLORESTAIS DA MACARONÉSIA
As IX Jornadas Florestais da Macaronésia (IX JFM) decorreu, de 27 a 29 de março de 2019, na ilha de Santiago, na Cidade Velha (declarada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, em 2009), situada a 12 km da cidade da Praia, capital de Cabo Verde, sob o lema: POR UMA FLORESTA MAIS RESILIENTE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
Estas Jornadas Florestais, que se realizam a cada dois anos, em rotação entre as regiões do espaço biogeográfico da Macaronésia - Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde -, tem a pretensão de ser um espaço no qual convergem os vários profissionais florestais e público em geral.
O objetivo principal das Jornadas Florestais da Macaronésia, enquanto fórum para a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais é responder a alguns dos desafios, interesses comuns e preocupações, da gestão e planeamento na área florestal na Região da Macaronésia. Além disso, pretende-se uma aproximação do setor florestal à sociedade.
Em novembro de 2017, nas VIII Jornadas Florestais da Macaronésia, realizadas na Região da Madeira, Cabo Verde reafirmou o compromisso de assumir a organização das IX Jornadas Florestais da Macaronésia, que pela primeira vez se realizou naquele País, em estreita articulação com todos os anteriores organizadores das Jornadas Florestais da Macaronésia. Deste modo, as IX Jornadas Florestais da Macaronésia teve a organização conjunta de Cabo Verde, pela Direção Geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde e de Canárias, pela Direção Geral de Proteção da Natureza do Governo das Canárias e com a colaboração do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, do Governo Regional da Madeira e a Direção Regional de Recursos Florestais, do Governo Regional dos Açores.
As grandes áreas temáticas das IX JFM foram:
- Desertificação, incêndios florestais e riscos adicionais das alterações climáticas;
- Planeamento, gestão, conservação e biodiversidade, dos espaços florestais;
- Aproveitamentos florestais, uso público e as práticas de adaptação da floresta às alterações climáticas;
à volta das quais se organizaram a apresentação das comunicações e as contribuições científicas e técnicas, bem como os desafios do futuro, particularmente os relacionados com a adaptação e a resiliência às alterações climáticas.
A Região da Madeira que participa com uma comitiva de 10 técnicos liderada pelo Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IFCN, IP-RAM, abordou temas relacionados com a “Prevenção de Incêndios Florestais na Região Autónoma da Madeira”; “O papel da reabilitação fluvial na redução do risco de cheias torrenciais na Ilha da Madeira”; a “Gestão de Áreas Protegidas – Reserva Natural das Ilhas Selvagens”; os “Planos de Gestão Florestal na Região Autónoma da Madeira”; a “Sustentabilidade do Porto Santo, região candidata a Reserva da Biosfera da UNESCO”; as “Espécies invasoras e as alterações climáticas” e a “A rede de percursos recomendados na Região Autónoma da Madeira”.
WORKSHOP PROJETO LIFE RECOVER NATURA (LIFE12 NAT/PT/000195) │LIFE NETWORKING – CONSERVAÇÃO DE HABITATS E ESPÉCIES COSTEIRAS E MARINHAS DA RAM.
![]() Poster do evento |
Inscrições (carácter obrigatório):
![]() Programa do evento |
Esta iniciativa é acreditada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, entidade formadora certificada nas áreas de Educação e Formação, pela Portaria nº 256/2005 de 16 de março.
![]() |
Caso pretenda fazer a formação profissional terá de entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida no Gabinete do Recursos Humanos da SRA até ao dia 11 de março de 2019 (Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 5.º Andar, Funchal). As vagas são limitadas.
Informamos que existem 2 tipos de fichas de inscrição: interna (trabalhadores da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais) e a externa (trabalhadores externos à SRA).
![]() Ficha de inscrição interna |
![]() Ficha de inscrição externa |
DIA DO CORPO DE POLÍCIA FLORESTAL
Comemorou-se no dia 8 de março 2019, o 106.º aniversário do Corpo de Polícia Florestal da Região Autónoma da Madeira (RAM).
A primeira referência à constituição de um Corpo de Polícia Florestal específico da Madeira surge em 1913, com a publicação do Decreto de 8 de Março, então denominado serviço de polícia rural e florestal.
Desde a sua génese, o CPF assume um papel fulcral na proteção, manutenção e expansão do património florestal da Região. Ao longo dos seus 106 anos de história, o CPF tem vindo a conquistar a confiança e o respeito da população da Madeira e dos seus visitantes através de inúmeras iniciativas, das quais se destaca a sensibilização, individual e coletiva, realizada por parte dos elementos que a compõe, quer in loco, quer de forma mais organizada e dirigida.
A sua atuação preventiva na proteção e conservação do espaço florestal, manifestamente invisível aos olhos da maioria, porque se trata necessariamente de um trabalho discreto, contribuiu decisivamente para que a RAM disponha desde 1999 de uma floresta classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO.
Dada a natureza das suas funções, e apesar das inúmeras dificuldades com que se deparam no terreno, a Polícia Florestal não cede à mediatização do trabalho desenvolvido, assegurando deste modo o normal e o adequado desempenho diário das suas tarefas enquanto força policial e agentes de proteção civil. Arriscam a sua vida quer nos resgates que empreendem quer na colaboração que prestam a combater os incêndios florestais. Fiscalizam o cumprimento da legislação florestal, designadamente da proteção dos recursos naturais e florestais, caça, pesca nas águas interiores, fitossanidade, operações de gestão de resíduos e de vigilância ao espaço florestal.
Por todas estas razões, não temos dúvidas em afirmar que o CPF é o garante da salvaguarda do património florestal da RAM.