- Detalhes
PLANTAR O FUTURO
O programa de recuperação da natureza e educação ambiental ‘Plantar o Futuro’ está de volta e pretende envolver aproximadamente 1000 alunos e cerca de 80 professores de 12 escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira.
A primeira das 20 ações programadas irá decorrer nas Serras de Santo António – no dia 15 de fevereiro, com a ES de Francisco Franco, a dar o mote para o início desta nova edição.
Estas ações irão abranger 2 zonas distintas da RAM, Paul da Serra e Serras de Santo António, em áreas de gestão pública.
Os meses de fevereiro e março serão dedicados a ações de plantação e retancha, enquanto os meses de abril e maio serão reservados para a manutenção, incluindo a rega, monda e limpeza das áreas intervencionadas.
As ações referidas, para além do valor pedagógico, contribuem para a gestão da floresta, para a recuperação do coberto vegetal de altitude, potenciando a capacidade de fixação de carbono pelos ecossistemas e atuando na prevenção dos incêndios florestais, sendo uma das principais medidas de adaptação e de mitigação num contexto de alterações climáticas.
A parceria que junta a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Secretaria Regional da Agricultura e do Ambiente (SRAA), através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM), conta ainda com o JM, a Cruz Vermelha Portuguesa e a NOS Madeira.
Nesta 4.ª edição, a NOS Madeira lançou o desafio aos alunos participantes e idealizarem uma frase criativa sobre o AMBIENTE. Em cada ação, a frase mais criativa será premiada com dois bilhetes para o cinema.
Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental
- Detalhes
PLANTAR O FUTURO
Em 2019/2020 dá-se continuidade ao programa de Recuperação da Natureza e de Educação Ambiental, designado “Plantar o Futuro” criado no ano transato e que este ano envolve todos os alunos do 10º ano da RAM.
Este ano pretende-se que a 2.ª edição do ‘Plantar o Futuro” se realize numa versão ainda mais abrangente.
No ano passado, o projeto baseou-se em ações de plantação que se desenvolviam duas vezes por semana, de novembro a abril, sendo que este ano as ações têm início em janeiro de 2020 prolongando-se até maio. Assim, de janeiro a março, serão realizadas ações de plantação e de retancha, sendo os meses de abril e maio dedicados a ações de manutenção como a rega e a monda, à repicagem e atividades complementares nos viveiros florestais do IFCN, IP-RAM.
Deste modo pretende-se sensibilizar, educar e responsabilizar para todas as etapas fundamentais e complementares que estão inerentes ao processo de plantação, incutindo o espírito do “cuidar” indo muito mais além da ação de “plantar”.
O projeto envolve cerca de 2020 alunos do 10º ano de escolaridade e 39 dias de plantação/retancha distribuídos pelo Paul da Serra, Serras de Santo António, Carreiras de Baixo, Achada do Teixeira, Porto Santo e ainda outras ações no Viveiro Florestal da Casa Velha.
O programa ‘Plantar o Futuro’ é fruto de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC) através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM) e dos apoiantes e patrocinadores: Centro Comercial La Vie (Centro Novo Funchal SA) e a empresa Jornal da Madeira.
O referido projeto visa:
- a recuperação da natureza, assim como, a recuperação florestal e respetiva biodiversidade de áreas degradadas (nomeadamente as áreas afetadas pelos incêndios), e ainda a ampliação da área de floresta nativa;
- um incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível da salvaguarda do Património Natural da RAM;
- e um fortalecimento do movimento de cidadania ativa.
Ressalve-se o facto de que estas ações contribuem para a gestão da floresta, potenciando a capacidade de fixação de carbono por estes ecossistemas e atuando na prevenção dos incêndios florestais, sendo uma das principais medidas de adaptação e de mitigação num contexto de alterações climáticas.
ASSINATURA DE PROTOCOLO – PLANTAR O FUTURO
Pelo 2º ano consecutivo reafirmou-se o compromisso assumido em 2018, e estivemos no Centro Comercial La Vie Funchal, no âmbito do projeto “Plantar o Futuro” para assinatura do protocolo de colaboração entre o Grupo Wider Property e o Jornal da Madeira, com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Relembramos que este projeto se reveste de enorme importância, quer a nível ambiental quer ao nível social, com um carácter transversal, sendo fulcral sensibilizar e educar as populações com destaque para os jovens, para que hoje tomem consciência do problema e no futuro assumam responsabilidades ambientais acrescidas. No ano transato, todos os alunos do 11º ano das escolas da RAM foram à serra plantar e este ano, cabe aos alunos do 10º ano cuidarem dos exemplares que foram plantados no ano passado com ações de retancha, de rega e de limpeza em algumas áreas, colaborarem em ações desenvolvidas nos viveiros florestais e participarem também em ações de plantação e de recuperação do habitat.
Para assinalar esta data, esteve presente um grupo de 14 alunos do Externato do Bom Jesus que ouviram uma história sobre a floresta, transmitida pela contadora de histórias Leda Pestana que encantou pequenos e graúdos com o seu conto!
CONCURSO DE FOTOGRAFIA - #fotografaoplantarofuturo
Nesta 2ª edição, de modo a promover as ações desenvolvidas, está a ser promovido um concurso de fotografia destinado aos mais de dois mil alunos que irão às serras madeirenses para as referidas ações.
O concurso decorre na página de Instagram plantarofuturo criada para este projeto até ao dia 31 de maio.
Para participar, os participantes têm de fotografar imagens da natureza, de caráter original, durante a atividade do projeto ‘Plantar o Futuro’.
No Instagram, os participantes terão de seguir a página do ‘Plantar o Futuro’, partilhar até três fotografias (uma por ‘post’), colocar, na descrição, a ‘hashtag’ #fotografaoplantarofuturo e identificar o @plantarofuturo na publicação.
As fotografias devem também ser enviadas para o email , em que o vencedor ganha uma fotográfica instantânea.
Regulamento |
Acompanhe este projeto no instagram em: plantarofuturo
E-MAIL
Existe um e-mail do projeto:
No âmbito desta iniciativa, foram publicados alguns artigos:
09 janeiro 2020 | 16 janeiro 2020 |
- Detalhes
PLANTAR O FUTURO, AGORA - 2018/2019
31 ações de plantação | 15 escolas | 1900 alunos |100 professores
O projeto ‘Plantar o Futuro’ é um programa de recuperação da natureza e de educação ambiental na Região Autónoma da Madeira, que se iniciou no ano letivo 2018/2019, envolvendo mais de um milhar e meio de alunos e uma centena de professores em ações de plantação nas serras.
Esta iniciativa pretende, no âmbito da sensibilização e formação ambiental e de participação pública: a recuperação da natureza, assim como, a recuperação florestal e respetiva biodiversidade de áreas degradadas (nomeadamente as áreas afetadas pelos incêndios), e ainda a ampliação da área de floresta nativa; um incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural da RAM e sua salvaguarda; e um fortalecimento do movimento de cidadania ativa.
Este programa é dinamizado pela Secretaria Regional da Educação (SRE), tendo como parceiro a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, e como apoiante e patrocinador o Centro Comercial La Vie (Centro Novo Funchal SA).
PLANTAR O FUTURO - vídeo de apresentação
As ações de campo decorreram de novembro de 2018 a março de 2019, em 4 zonas distintas da RAM, mais especificamente, em áreas de gestão pública:
Paúl da Serra (zona da Relva Negra); Serras de Santo António (Chão das Galinhas); Porto Santo e Santana (Achada do Teixeira).
Os participantes receberam divulgativo associado ao projeto “Plantar o Futuro” produzido pela SRE e apoiado pelo Centro Comercial La Vie.
PLANTAR O FUTURO - vídeo de uma ação de plantação
Ação de Plantação do dia 27 de novembro 2018
Assinatura de Protocolo com o grupo La Vie
No âmbito do seu programa de responsabilidade social, o Grupo Wider Property associou-se a este Projeto, através do Centro Comercial La Vie Funchal, como forma de reconhecimento do mérito da iniciativa e do seu impacto na comunidade local.
O compromisso foi firmado a 30 de novembro de 2018, com a assinatura do Protocolo de Colaboração entre as Secretarias Regionais de Educação; do Ambiente e Recursos Naturais e o grupo empresarial, com a presença dos respetivos Secretários Regionais, Jorge Carvalho e Susana Prada, bem como do Administrador do Grupo Wider Property, Luís Loureiro.
Este projeto reveste-se de enorme importância, quer a nível ambiental quer ao nível social, com um carácter transversal, sendo fulcral sensibilizar e educar as populações com destaque para os jovens, para que hoje tomem consciência do problema e no futuro assumam responsabilidades ambientais acrescidas.
No âmbito desta iniciativa, foram publicados alguns artigos:
Janeiro 2019 | Fevereiro 2019 | Março 2019 | Final do Projeto |