PLANTAR O FUTURO, AGORA - 2018/2019
31 ações de plantação | 15 escolas | 1900 alunos |100 professores
O projeto ‘Plantar o Futuro’ é um programa de recuperação da natureza e de educação ambiental na Região Autónoma da Madeira, que se iniciou no ano letivo 2018/2019, envolvendo mais de um milhar e meio de alunos e uma centena de professores em ações de plantação nas serras.
Esta iniciativa pretende, no âmbito da sensibilização e formação ambiental e de participação pública: a recuperação da natureza, assim como, a recuperação florestal e respetiva biodiversidade de áreas degradadas (nomeadamente as áreas afetadas pelos incêndios), e ainda a ampliação da área de floresta nativa; um incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural da RAM e sua salvaguarda; e um fortalecimento do movimento de cidadania ativa.
Este programa é dinamizado pela Secretaria Regional da Educação (SRE), tendo como parceiro a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, e como apoiante e patrocinador o Centro Comercial La Vie (Centro Novo Funchal SA).
PLANTAR O FUTURO - vídeo de apresentação
As ações de campo decorreram de novembro de 2018 a março de 2019, em 4 zonas distintas da RAM, mais especificamente, em áreas de gestão pública:
Paúl da Serra (zona da Relva Negra); Serras de Santo António (Chão das Galinhas); Porto Santo e Santana (Achada do Teixeira).
Os participantes receberam divulgativo associado ao projeto “Plantar o Futuro” produzido pela SRE e apoiado pelo Centro Comercial La Vie.
PLANTAR O FUTURO - vídeo de uma ação de plantação
Ação de Plantação do dia 27 de novembro 2018
Assinatura de Protocolo com o grupo La Vie
No âmbito do seu programa de responsabilidade social, o Grupo Wider Property associou-se a este Projeto, através do Centro Comercial La Vie Funchal, como forma de reconhecimento do mérito da iniciativa e do seu impacto na comunidade local.
O compromisso foi firmado a 30 de novembro de 2018, com a assinatura do Protocolo de Colaboração entre as Secretarias Regionais de Educação; do Ambiente e Recursos Naturais e o grupo empresarial, com a presença dos respetivos Secretários Regionais, Jorge Carvalho e Susana Prada, bem como do Administrador do Grupo Wider Property, Luís Loureiro.
Este projeto reveste-se de enorme importância, quer a nível ambiental quer ao nível social, com um carácter transversal, sendo fulcral sensibilizar e educar as populações com destaque para os jovens, para que hoje tomem consciência do problema e no futuro assumam responsabilidades ambientais acrescidas.
No âmbito desta iniciativa, foram publicados alguns artigos:
Janeiro 2019 | Fevereiro 2019 | Março 2019 | Final do Projeto |