- Detalhes
Rocha do Navio | Centro de receção | Sala de exposições |
A Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio, situa-se no concelho de Santana e é uma reserva exclusivamente marinha delimitada entre a Ponta do Clérigo a este e a Ponta de São Jorge a oeste e entre a linha definida pela preia-mar máxima e a batimétrica dos 100 metros, incluindo o Ilhéu da Rocha das Vinhas e o Ilhéu da Viúva.
- Detalhes
Teleférico |
A reserva localiza-se no litoral norte da Ilha da Madeira, no Concelho de Santana. É delimitada entre a Ponta do Clérigo a este e a Ponta de São Jorge a oeste e entre a linha definida pela preia-mar máxima e a batimétrica dos 100 metros, incluindo o Ilhéu da Rocha das Vinhas e o Ilhéu da Viúva, perfazendo um total de 1822ha.
A par da riqueza em biodiversidade existente no arquipélago da Madeira existe também uma grande diversidade ao nível da geodiversidade, que como testemunho do passado, deve ser conhecida e preservada no presente, transmitida e salvaguardada para o futuro. Para obter mais informação aceda a http://geodiversidade.madeira.gov.pt/
Mapa |
- Detalhes
O acesso à Reserva Natural da Rocha do Navio faz-se através do Miradouro da Rocha do Navio por uma vereda escarpada na rocha ou por teleférico e o acesso ao mar é altamente limitado pelo estado do mar, frequentemente alteroso na costa norte da ilha.
No âmbito da Educação Ambiental existe um programa de visitas à Reserva, no qual poderá participar qualquer grupo de caráter pedagógico. Para tal, contacte o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Consulte igualmente o programa de atividades de Educação Ambiental.
- Detalhes
Esta reserva, criada em 1997, surgiu da vontade da população local, uma vez que estava consciente da degradação progressiva dos recursos pesqueiros do litoral do Concelho de Santana, consequência das ações de pesca indiscriminadas, devastadoras dos recursos haliêuticos.
A pesca era essencialmente efetuada com recurso às prejudiciais redes de emalhar e ao uso criminoso de explosivos. Para além de se pretender travar a desertificação dos fundos marinhos e contribuir para o repovoamento dos mesmos, objetivaram-se outras ações de conservação aliadas às atividades lúdico turísticas.
Este concelho viu reconhecido mundialmente a riqueza do seu património a 29 de junho de 2011 aquando da sua classificação pela UNESCO através do programa MAB que visa promover o desenvolvimento sustentável e Santana passou a ser reconhecida como reserva da Biosfera.
A Reserva da Biosfera corresponde à totalidade da área emersa do concelho de Santana e inclui a área marinha adjacente até à batimétrica dos 200m.
A população total residente na área da Reserva da Biosfera é de 7 719 habitantes.
O logotipo da Reserva da Biosfera de Santana faz-se representar por dois elementos: a orquídea-da-serra e o ilhéu da Rocha do Navio.
A orquídea-da-serra representa a riqueza florística endémica, inserida na Laurissilva da Madeira, enquanto o ilhéu da Rocha do Navio faz referência à Reserva Marinha da Rocha do navio. As cores, nomeadamente o verde está associado à floresta e os campos agrícolas que compõem a reserva e o azul o mar que delimita esta área protegida a norte.
Deste modo, estão representados os elementos que constituem as zonas do núcleo da Reserva.
- Detalhes
Lagar |
Na fajã da Rocha do Navio, onde a agricultura é praticada em pequenas parcelas, pode-se observar um lagar e um tanque para água escavados na própria rocha. São testemunhos da obra humana, dos agricultores daquela zona, numa tentativa de ultrapassar as dificuldades físicas impostas pelo acesso àquela área.
- Detalhes
Peixe-cão |
ATIVIDADES PERMITIDAS/INTERDITAS
O enquadramento legal para a proteção da Reserva Natural da Rocha do Navio estabelece uma Área Protegida Marítima que vai desde a Ponta do Clérigo a este e a Ponta de São Jorge a oeste e entre a linha definida pela preia-mar máxima e a batimétrica dos 100 metros, incluindo os Ilhéus Rocha das Vinhas e da Viúva.
- Detalhes
- Monitorização de Espécies.
- Detalhes
Portaria n.º 124/2018 - Altera a Portaria n.º 30/2017, de 8 de fevereiro a qual estabelece as taxas dos produtos comercializados e dos serviços prestados.
Portaria 78/2017, de 16 de março, que suspende parcialmente a produção de efeitos da Portaria 30/2017, de 8 de fevereiro, que estabelece as taxas devidas pelo serviços prestados pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.
Portaria n.º 30/2017, de 8 de fevereiro - Estabelece as taxas dos produtos e serviços prestados pelo IFCN
Resolução n.º 751/2009 - Procede à passagem de Sítio de Importância Comunitária (SIC) para Zona Especial de
Conservação (ZEC)
Regulamento do Programa de Medidas de Gestão e Conservação do Ilhéu da Viúva
Decreto Regulamentar Regional nº11/97/M, de 30 de julho - Cria a Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio.
Programa de Medidas de Gestão e Conservação do Ilhéu da Viúva