Ciência cidadã

- Detalhes
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e o Projeto WildFF da Escola Francisco Franco convidam toda a comunidade a juntar-se aos Voluntários da Esperança para mais uma iniciativa de controlo de invasoras.
Nesta atividade vamos contribuir para a proteção do nosso património natural, através da remoção de espécies invasoras numa área de Floresta Laurissilva no Chão da Ribeira.
📅 Data: 19 de outubro
📍 Ponto de encontro: Chão da Ribeira (Final da Estrada Regional 221 (mais conhecida como Caminho do Chão da Ribeira), junto à ponte).
🕙 Horário: 10h00 – 12h30
👥 Aberto a toda a comunidade
Junta-ta a nós nesta iniciativa!
Saiba mais em:

- Detalhes
O IFCN em parceria com o Projeto WildFF da Escola Secundária Francisco Franco e o grupo Voluntários da Esperança, realizou no dia 27 de setembro uma ação de restauro ecológico, no Parque Florestal do Ribeiro Frio que contou com a participação de 18 voluntários.
Durante a atividade foram controlados vários núcleos das plantas invasoras, nomeadamente, acer, novelos, erva-da-fortuna, floricos e foguetinhos, tanto no Parque Florestal como ao longo da Levada da Portela. Esta intervenção contribui de forma significativa para a proteção do património natural da Madeira, ajudando a reduzir a presença de espécies invasoras e a preservar a biodiversidade característica da região.
Estas ações assumem um papel fundamental não só na recuperação e conservação da natureza, mas também no envolvimento ativo da comunidade, sensibilizando para a importância de proteger e valorizar os ecossistemas que são de todos.
A atividade terminou com um momento de convívio, onde voluntários e entidades parceiras partilharam um lanche, reforçando o espírito de cooperação e solidariedade.
Esta é apenas mais uma de várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pelos Voluntários da Esperança e demonstra que a colaboração da comunidade é essencial para garantir a preservação de ecossistemas naturais, como a floresta Laurissilva.
- Detalhes
De modo a aumentar o conhecimento sobre os morcegos que ocorrem na Madeira, como também, sensibilizar e informar os cidadãos para a sua importância e preservação, é necessário a colaboração de todos na recolha de dados sobre estes mamíferos.
Assim, o IFCN dispõe DE DETETORES DE ULTRASSONS PARA APOIAR ATIVIDADES RELACIONADAS COM MORCEGOS (escuta e registo) e que estão disponíveis para ceder a título de empréstimo aos interessados.
São equipamentos simples e de fácil manuseio e poderão ser requisitados no Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, em São Gonçalo (291 145594 | ).
Manual de utilização do detetor (PDF)
Existe igualmente um documento para registo de observações de morcegos ou/e dos seus abrigos. (word)
Se encontrar um morcego ferido ou debilitado deverá entrar em contacto com a REDE SOS VIDA SELVAGEM ( https://ifcn.madeira.gov.pt/contactos/rede-sos-vida-selvagem.html)
Em 2020 foi desenvolvido um projeto de conservação dirigido ao morcego-da-madeira (Pipistrellus maderensis) Laurissilva conservation by the Madeira pipistrelle – Laurissilva conservation by the Madeira pipistrelle (madeirabatsconservation.com).
Vídeo do projeto:
- Detalhes
- Detalhes
RECOLHEU UMA AVE MARINHA?
![]() |
![]() |
![]() |
Todos os anos somos contactados pela população em geral, a fazer a recolha de animais selvagens, essencialmente aves marinhas.
Cada ano que passa tem sido notório o interesse da população em alertar para situações em que os animais são encontrados nos mais diversos sítios. Como proceder?
FAÇA COMO NÓS
outubro 2017 – Uma narceja Gallinago gallinago que foi devolvida à natureza!
Esta ave estava nas instalações da escola Cardeal D. Teodósio de Gouveia (São Jorge) e através da professora Elisabete Ascensão entraram em contacto connosco e entregaram a ave!.
outubro 2017 – Recolha de um juvenil freira-da-madeira Pterodroma madeira !
Após um contacto a dar o alerta, procedemos à recolha desta ave marinha! A equipa deparou-se com um juvenil de freira-da-madeira que nos seus primeiros voos deverá ter ficado encandeado com a iluminação e deverá ter caído.
Outubro 2017 – Mais uma ave marinha salva!
A equipa da Estalagem do Mar (São Vicente) colaborou connosco e resgatou uma ave que se encontrava caída no jardim. Era uma cagarra Calonectris diomedea e foi batizada de “Bells” por alguns turistas que se mostraram muito interessados em ajudar.
- Detalhes
OBSERVOU UM ORGANISMO GELATINOSO?
![]() |
Registo de avistamento de organismos gelatinosos – Projeto GelAvista
- Detalhes
QUANTO LIXO HÁ NA TUA PRAIA?
A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) em parceria com investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do pólo da Universidade de Coimbra, desenvolveram uma aplicação para registo de lixo marinho, para ser utilizada por todos os cidadãos.
Para tal, basta usar esta aplicação, que está disponível online e no google play, da próxima vez que for à praia apanhar lixo.
Deste modo, a APLM de uma forma simples e prática, fica a conhecer as quantidades dos vários itens que encontramos nas nossas praias.
Colabore por esta boa causa!
Os animais marinhos e frequentadores das praias agradecem!!!