Cofinanciado por:
O Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canarias (POMAC) 2014-2020 é o principal instrumento que a Comissão Europeia, coloca à disposição das regiões ultraperiféricas de Espanha e Portugal para dar uma resposta eficaz aos desafios comuns com que se estas se deparam em termos de inovação, competitividade, internacionalização e desenvolvimento sustentável.
O Espaço de Cooperação é constituído pelas ilhas da macaronésia Madeira, Açores e Canárias e envolve ainda, com o objetivo de ampliar o espaço natural de influência socioeconómica, cultural e as possibilidades de cooperação, os Países Terceiros geograficamente próximos, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.
Assenta em 5 grandes Eixos Prioritários:
- Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
- Melhorar a competitividade das empresas
- Promover a adaptação às alterações climática e prevenção e gestão de riscos
- Conservar e Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
- Reforçar a capacidade institucional e a eficiência na administração pública
Especialmente no âmbito dos Eixos 3 e 4 o programa promove as seguintes tipologias de ações, entre outras:
- Reforçar a capacidade de investimento destinada a prevenir, mitigar e restaurar os efeitos negativos causados pelos incêndios florestais, inundações, fenómenos meteorológicos ou naturais, poluição marinha ou costeira e risco vulcânico e sísmico.
- Gestão e planeamento florestal para a redução de ameaças e riscos da massa florestal, também através de um aproveitamento sustentável;
- Ações que contribuam para a melhoria do conhecimento público em matéria de riscos, através da sinalização dos locais de perigo (deslizamentos, inundações, etc.), incluindo a sensibilização da população sobre os riscos naturais.
- Valorização dos recursos naturais promovendo a criação de novos produtos/serviços complementares relacionados com o turismo sustentável e o ecoturismo.
- Proteção do património natural, através da sua valorização e um melhor planeamento para otimizar o uso público do património de elevado valor natural.
- Ações de promoção, proteção e melhoria de várias vertentes do património histórico e cultural.
- Ações para melhorar a qualidade das águas balneares e de lazer, bem como o acondicionamento da costa para melhorar a atração turística sustentável.
FONTE DE FINANCIAMENTO: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
TAXA DE APOIO: 85%
Mais informação sobre o programa em: www.mac-interreg.org/
PROJETOS FINANCIADOS PELO POMAC 2014-2020.
ACRÓNIMO | TÍTULO DO PROJETO |
VOLRISKMAC | Fortalecimento das capacidades de I+D+i para a monitorização da atividade volcânica na Macaronésia |
VALCONMAC | Projeto de Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia |
CdEcotur | Gestão do Território e Ecoturismo na Macaronésia |
LuMinaves | Poluição luminosa e conservação nos arquipélagos da Macaronésia: redução dos efeitos nocivos da luz artificial sobre as populações de aves marinhas |