Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

2024 - 2022

2024

2023

 

2022

 

2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2024

Integrado na Estratégia de Conservação do Escaravelho Longicórnio Endémico do Ilhéu de Fora (Ilhas Selvagens, Portugal) decorreu, no dia 10 de dezembro de 2024, o workshop “Conservação de Invertebrados em Ilhas Oceânicas”. O evento foi organizado pelo IFCN e o Grupo de Especialistas em Invertebrados de Ilhas Oceânicas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN SSC AIISG) e decorrerá no auditório do edifício da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, sita à Rua Dr. Pestana Júnior, nº 6, no Funchal.

O workshop foi dirigido ao público em geral e reuniu seis especialistas em taxonomia e conservação in-situ e ex-situ, os quais partilharam vários casos de estudo de conservação de invertebrados em ilhas oceânicas. O evento surgiu na sequência do projeto “Assessing to plan for Madeira's genetically unique and threatened endemic longhorn beetle Deucalion oceanicum”, financiado pela UICN em colaboração com a Re:wild (https://www.rewild.org/). Neste projeto pretendeu-se recolher dados que permitam a avaliação do estado de conservação do escaravelho longicórnio Deucalion oceanicum, endémico e monotípico do Ilhéu de Fora (Ilhas Selvagens), os quais irão constar num documento abrangente sob a forma de uma estratégia de conservação.

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “25 anos de reconhecimento. Milhões de anos de floresta. O papel dos Sítios UNESCO para a sustentabilidade”

Evento internacional organizado em parceria com a UNESCO, no sentido de comemorar os 25 anos da Laurissilva como Património Mundial Natural, abordando sua importância ecológica e socioeconómica.

Decorreu ao longo de três dias, em que no dia 28 de novembro foi realizada uma visita em Santana, para capacitação e partilha de experiências entre os especialistas convidados, técnicos e gestores da Região, nomeadamente dirigentes e staff senior do IFCN. O objetivo passou por mostrar a importância da Floresta Laurissilva para a sustentabilidade local. O programa incluiu uma visita guiada a infraestrutura hoteleira sustentável em Reserva da Biosfera e ao centro das levadas no Parque Temático da Madeira, terminando com um Madeira de honra de boas-vindas.

No dia 29 de novembro realizou-se no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, a conferência internacional com mais de 200 participantes. No início da sessão,  Lazare Eloundu Diretor para o Património Mundial da UNESCO enviou uma mensagem que foi transmitida e a cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira seguindo-se o painel 1 sob o tema: Laurissilva da Madeira Património Mundial.  Importância ecológica e científica que deu a conhecer as razões da Laurissilva da Madeira estar classificada como Património Mundial, a sua importância ecológica e biológica, também num contexto evolutivo e biogeográfico da Macaronésia.

Participaram: José Maria Fernandez-Palacios - Universidade de La Laguna; Eduardo Dias – Universidade dos Açores e Susana Fontinha e Carlos Lobo – SRAPA/IFCN moderado por Paulo Oliveira  - Gestor do Bem Laurissilva da Madeira

O evento também homenageou figuras-chave no reconhecimento da floresta pela UNESCO, como Manuel Bazenga Marques, Henrique Costa Neves e Paulo Rocha da Silva.

Na parte da tarde, foi dinamizado o painel 2 sob o tema: Laurissilva da Madeira BEM Património Mundial e desenvolvimento sustentávelFoi abordada a importância estruturante da Laurissilva para a Madeira Região Autónoma, assim como, o esforço e o compromisso de conservação existente, como pano de fundo para discutir o papel dos Bens património Mundial, e de outras chancelas UNESCO (reservas da biosfera e geoparques) para a sustentabilidade local.

Contou com a participação de Manuel Filipe – IFCN numa apresentação Plenária designada: Laurissilva da Madeira, gestão, sustentabilidade e impacto socio económico.

Seguiu-se uma mesa-redonda com: Manuel Filipe – IFCN; Philippe Pypaert – Especialista e Consultor programas UNESCO; Helena Freitas - Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento/ Universidade de Coimbra e Teresa Ferreira – Turismo de Portugal moderado por Rita Brasil de Brito- Secretária Executiva Comissão Nacional da UNESCO.

A cerimónia de encerramento foi realizada pela Secretária Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente.

Durante o evento foram apresentados o vídeo e o spot da Laurissilva.

No dia 30 de novembro foi realizada uma visita orientada ao campo, em área de Laurissilva, no Concelho de São Vicente, onde diferentes especialistas deram a conhecer in loco, aspetos relacionados com a ecologia da Floresta Laurissilva, assim como, alguns grupos da sua fauna e flora. Os oradores foram Celso Figueira, Dinarte Teixeira e Paulo Oliveira (todos do IFCN).

Este evento foi realizado no âmbito do projeto PRODERAM20-1.2.0-FEADER-002638 Sensibilizar para conservar: 25 anos da classificação da Laurissilva como Património Mundial 

   
PROGRAMA - INSCRIÇÃO: https://forms.gle/XCEtV7h59UWutcEo8  

 

   
 PAINEL  
   
 José Maria Fernández-Palacios  Eduardo Dias
   
   
 Susana Fontinha  Carlos Lobo
   
   
Manuel Filipe Rita Brasil
   
   
Philippe Pypaert Helena Freitas
   
   
Teresa Ferreira Dinarte Teixeira
   
   
Celso Figueira  
   

 

 savethedate sinopse1 PT  savethedate sinopse1 ING
 SINOPSE - PORTUGUÊS  SINOPSE - INGLÊS
   
   

FOTOS DO EVENTO 

   

   

   

   

  

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


NA LAURISSILVA COM… CARLOS LOBO

No âmbito dos 25 anos Laurissilva da Madeira como Património Mundial Natural da UNESCO, continuamos com as visitas na “Na Laurissilva com…”, no dia 13 de agosto.

Esta visita à Laurissilva, foi guiada por Carlos Lobo, sob o tema “Flora endémica”, e foi realizada ao longo do Parque Florestal do Ribeiro Frio.

  

    

 

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


Entrevista RTP-M - Verão Cá Dentro - no âmbito do programa Laurissilva 25 Anos

 

Voltar ao Inicio



 

 


NA LAURISSILVA COM… SUSANA FONTINHA

No âmbito dos 25 anos Laurissilva da Madeira como Património Mundial Natural da UNESCO, demos início à “Na Laurissilva com…”, no dia 29 de julho, associando-se ao Dia Mundial da Conservação da Natureza que é assinalado a 28 de julho.

Esta visita à Laurissilva, foi a primeira das que serão dinamizadas ao longo dos próximos meses, foi guiada por Susana Fontinha, sob o tema das árvores da Laurissilva, e foi realizada ao longo do percurso: Encumeada – Chão dos Louros.

 IMG 20240729 WA0050   

 

  

Voltar ao Inicio

 



 

 

 

 

 


JOGO DE TABULEIRO E UM DIGITAL SOBRE A LAURISSILVA

  

 

No âmbito da unidade curricular designada Desenho de Jogos, do Mestrado de Engenharia Informática e de Design de Medias Interativos, da Faculdade de Ciência e Engenharias Exatas da Universidade da Madeira, foi desenvolvido um projeto por uma equipa de alunos para o IFCN, um “cliente do mundo laboral real”.

O desafio que lhes foi proposto baseou-se na produção de um vetor educativo para alunos dos 6 aos 16 anos, que sensibilizasse e informasse sobre a Laurissilva da Madeira.

Assim, após breves reuniões entre os jovens estudantes e o “cliente”, os alunos abraçaram o seu projeto, trabalhando afincadamente ao longo de 6 semanas, período em que foram criando, elaborando e produzindo um jogo de tabuleiro e um jogo digital sobre a Laurissilva, para o público-alvo referido.

A apresentação do trabalho decorreu na tarde do dia 27 de maio, na Universidade da Madeira, com a entrega dos materiais produzidos.

A equipa do IFCN felicita os professores responsáveis e os alunos envolvidos, pela qualidade e excelência do trabalho desenvolvido e que irá constituir uma ótima ferramenta de trabalho para as ações de educação ambiental do IFCN.

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


CONCURSO “TODAS AS FLORES QUE EU SONHEI”

 

 

Foi no dia 30 de abril, que no âmbito do concurso, “Todas as flores que eu sonhei”, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e no qual o IFCN, IP-RAM é parceiro, foi apresentado no Plaza Center Madeira, o tapete vencedor da referida iniciativa, com a proposta ‘Vale das Belas Flores’, da EBS Machico e que estará em exposição durante as festividades da Festa da Flor.

O trabalho artístico representou o massaroco, Echium candicans, uma planta endémica da Madeira e que está associada à Laurissilva da Madeira que este ano comemora os 25 anos de Património Mundial Natural da UNESCO.

As duplas de vencedores levaram para casa um vale de 200€ patrocinado pelo Plaza Center Madeira.

  

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


 

No passado dia 27 de novembro de 2024, realizou-se uma reunião de coordenação das atividades a desenvolver no âmbito do espaço Madeira, Açores e Canárias (MAC).

As referidas atividades inserem-se no âmbito de uma transição ecológica que visa a luta contra as alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos. Será feita uma revisão das ações e nova abordagem, na segunda convocatória do programa Interreg MAC, assim como, ações a desenvolver com a Equipa de Intervenção e Reforço contra Incêndios Florestais (EIRIF) do Governo das Canárias, no primeiro trimestre de 2025.

Foram acertadas também as datas de próximos eventos que visam o estreitamento técnico, nomeadamente a realização de Jornadas Técnicas da Macaronésia a realizar em Canárias em 2025 e Madeira em 2027.

Integrou a delegação de Canárias, o Consejero de Transición Ecológica y Energía, D. Mariano Hernández Zapata que foi recebido pela sua homóloga da Madeira, a Secretária Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes.

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


CAMPANHA DE NATAL 2024

A Campanha de Natal “Pela nossa floresta” volta a acontecer!

Trata-se de uma iniciativa que pretende sensibilizar sobre as boas práticas a ter nas áreas florestais, em especial na época que antecede o Natal.

A Campanha dirige-se aos alunos do Pré-escolar, 1º ciclo e Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região.

Este ano contamos com a participação de 20 Instituições com 591 alunos/utentes:

FUNCHAL

 

 Infantário A Toca dos Traquinas
Escola B/PE/C dos Louros (Edifício de São Gonçalo)
Escola B1/PE Visconde Cacongo (Edifício do Faial)  
Externato Adventista do Funchal
Jardim Escola João de Deus do Funchal
Centro de Dia da Penteada

 

SANTA CRUZ

 

 Escola B1/PE da Assomada
 Escola B1/PE das Figueirinhas
 Escola B1/PE/C de Santa Cruz
CACI da Camacha Logo Foto
CACI de Santa Cruz Logo Foto
Centro Comunitário da Nogueira Logo Foto

 

MACHICO

 

 Escola B1/PC/C de Água de Pena Logo Foto 
 Escola Básica/PE do Porto da Cruz Logo Foto

 

CÂMARA DE LOBOS

 

 Escola B1/PE do Covão e Vargem Logo Foto 

 

RIBEIRA BRAVA

 

 Escola B1/PE Lombo de São João e São Paulo Logo Foto
 CACI da Ribeira Brava Logo Foto

 

SANTANA

 

 Escola BS/PE/C Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Edifício Caminho Chão) Logo Foto 
 CACI de Santana Logo Foto 

 

SÃO VICENTE

 

 CACI de São Vicente Logo Foto 

 


Saiba mais informações em:

https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/Divulgacao/Progeduamb/Prog_24_25/Campanha_Natal_24.pdf

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


PASSATEMPO DE NATAL 2024

Pelo 16º ano consecutivo,  o Centro Comercial “Caniço Shopping” foi decorado com uso exclusivo de materiais reutilizados, no Âmbito do passatempo “Vamos decorar o Caniço Shopping…dando a mão à Natureza”.

Este é um passatempo dirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas e aos utentes dos Centros Comunitários, Centros de Dia e dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região.

Este ano contamos com a participação de 40 instituições e 2401 alunos/utentes.

Contemple os trabalhos de cada instituição:

 

 Funchal 
 Infantário A Toca dos Traquinas
Escola B1/PE do Areeiro e Lombada  
Escola B1/PE do Boliqueime  
Escola B1/PE Cruz de Carvalho  
Escola B1/PE da Ladeira  
Escola B/PE/C dos Louros (Edifício São Filipe)  
Escola B/PE/C dos Louros (Edifício São Gonçalo) Logo Foto  
Escola B1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar Logo Foto  
Escola B1/PE de São Martinho Logo Foto  
Escola B1/PE Visconde Cacongo (Edifício do Faial) Logo Foto  
Colégio do Marítimo Logo Foto  
Externato Adventista do Funchal Logo Foto  
Jardim Escola João de Deus do Funchal Logo Foto  
Centro de Dia da Penteada Logo Foto Logo Foto

 

 Santa Cruz Logo Foto
 Infantário Estrelinhas do VIP Logo Foto  
Infantário Academia da Fantasia Logo Foto  
Infantário da Quinta Logo Foto  
Infantário O Principezinho Logo Foto  
Escola B1/PE da Assomada Logo Foto  
Escola B1/PE do Caniço Logo Foto  
Escola B1/PE das Figueirinhas Logo Foto  
Escola B1/PE/C de Santa Cruz Logo Foto Logo Foto
Escola B23 do Caniço Logo Foto  
Externato Francisco de Sales – Gaula Logo Foto  
CACI da Camacha Logo Foto  
CACI de Santa Cruz Logo Foto  
Centro Comunitário da Nogueira Logo Foto  

 

 Câmara de Lobos  Logo Foto
Infantário do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília Logo Foto  
Infantário Universo dos Traquinas Logo Foto  
Escola B1/PE de Câmara de Lobos Logo Foto  

 

 Machico Logo Foto
Escola B1/PE/C de Água de Pena Logo Foto  
Escola B1/PE/C Eng. Luis Santos Costa Logo Foto  
CACI do Caniçal Logo Foto  
CACI de Machico Logo Foto  

 

 Santana  Logo Foto
Escola BS/PE/C Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Edifício Caminho Chão) Logo Foto  
Escola BS/PE/C Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Edifício São Jorge) Logo Foto  
CACI de Santana Logo Foto  

 

 Ribeira Brava  Logo Foto
Escola B1/PE do Lombo de São João e São Paulo Logo Foto  

 

 Calheta  Logo Foto
EB/PE/C Professor Manuel da Silva Leça Logo Foto  

 

 Porto Moniz  Logo Foto
Escola BS/PE/C do Porto Moniz Logo Foto Logo Foto

 

Para mais informações: https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/Divulgacao/Progeduamb/Prog_24_25/Passatempo_Natal_24-compactado.pdf

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


IX ENCONTRO IBÉRICO DE GESTORES DO PATRIMÓNIO MUNDIAL

   
 CARTAZ  PROGRAMA

Na continuação do IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial, que se realizou no Palácio Nacional de Sintra, nos dias 16 e 17 de setembro, decorreu entre 30 de setembro e 4 de novembro, um Ciclo de Webinares sobre Património Mundial acerca dos mesmos temas - conservação, autenticidade e sustentabilidade dos sítios Património Mundial.

Organizado, tal como o IX Encontro Ibérico, pela Comissão Nacional da UNESCO, o Ministério de Cultura de Espanha, o Património Cultural I. P., e a Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A., o Ciclo de Webinares tem o apoio logístico da Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens. Gestão sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto” da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e visa assinalar os aniversários da Carta de Veneza sobre a Conservação e o Restauro de Monumentos e Sítios (1964), do Documento de Nara sobre Autenticidade (1994) e da Declaração de Florença sobre o património e a paisagem como valores humanos (2014).

O Ciclo de Webinares sobre Património Mundial decorreu em seis sessões:

30 de setembro – Conservação e Alterações Climáticas;

7 de outubro – Restauro e Técnicas Tradicionais/Inovadoras;

14 de outubro – Autenticidade e Desenvolvimento;

21 de outubro – Salvaguarda e processos colaborativos;

28 de outubro – Paisagens Culturais e Sustentabilidade;

6 de novembro – Património Mundial e chancelas UNESCO.

As sessões decorreram às 14h30 - 17h30 (Lisboa) / 15h30 – 18h30 (Madrid) e foram transmitidas no Youtube da Comissão Nacional da UNESCO

em https://www.youtube.com/@comissaonacionalunesco/streams

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


DIA INTERNACIONAL DA GEODIVERSIDADE

O Dia Internacional da Geodiversidade será celebrado no dia 6 de outubro sob o tema "Conservando o Passado – Sustentando o Futuro" que pretende sensibilizar a sociedade para a conservação geológica, o desenvolvimento sustentável e a integração do património cultural e natural.

O IFCN assinalou este dia através de um conjunto de atividades dinamizadas no Geo Lab nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

Estas atividades educativas tiveram como objetivo dar a conhecer aos alunos o que é a geodiversidade e o património geológico do arquipélago da Madeira em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável e a importância de promover a sua conservação.

As atividades foram dinamizadas com alunos do 1º ciclo e agendadas através do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.

   

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


OS SUBPRODUTOS DA LAURISSILVA

Na tarde do dia 17 de maio, no pavilhão do artesanato da Madeira e da floresta Laurissilva, decorreu uma conversa sobre os subprodutos da Laurissilva. A conversa abordou o mel, o própolis, o pólen e o hidromel, e as suas aplicações, como é o caso do hidromel no chocolate.

Na conversa conduzida por Manuel Filipe, presidente do IFCN, participou Tiago Freitas, presidente do IVBAM e Marco Caldeira, diretor regional da Agricultura, para além de Carlos Pestana que falou sobre o mel e outros produtos, e Tony Fernandes que explicou a utilização do hidromel no chocolate.

   

  

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


PLANTAS VASCULARES NATIVAS DA MADEIRA E PORTO SANTO – REGIS | DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS

Apresentação do catálogo digital e vídeo

No passado dia 17 de maio de 2024 decorreu no Centro Cultural da Quinta Magnólia, pelas 9:30h, a apresentação do Catálogo digital de Plantas Vasculares Nativas da Madeira e Porto Santo e de um vídeo divulgativo, que foram elaborados no âmbito do projeto REGIS - “Conservação de REcursos GenétIcoS Florestais na Madeira”.

Esta iniciativa, enquadrada no Dia Internacional do Fascínio das Plantas, pretendeu divulgar a informação técnico-científica sobre um grande número de plantas vasculares nativas das ilhas da Madeira e Porto Santo, que inclui o trabalho de inventariação e monitorização que as espécies foram alvo, os mapas de distribuição, as principais pressões e ameaças que enfrentam, e os seus habitats.

O catálogo digital constitui uma excelente ferramenta informativa e divulgativa sobre o património florístico da RAM.

Parte das espécies descritas no Catálogo ocorrem em Laurissilva, pelo que esta iniciativa também está enquadrada nas comemorações dos 25 anos Laurissilva da Madeira – Património Mundial Natural da UNESCO.

Projeto REGIS Conservação de REcursos Genéticos Florestais na Madeira

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


IV SEMINÁRIO “LEVADAS DA MADEIRA”

 
 Programa

 

Foi com o auditório cheio que se realizou o IV Seminário Levadas da Madeira, na Escola Agrícola da Madeira, no dia 15 de maio.

Durante a manhã, decorreram as apresentações por parte de elementos do grupo de trabalho da candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO e durante a tarde foram realizadas visitas ao Centro Levadas da Madeira, no Parque Temático da Madeira, em Santana.

 

 
   

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


"FLORESTA LAURISSILVA, UMA FONTE DE SABER"

Decorreu, no dia 7 de maio, no Pavilhão do Artesanato da Madeira e da Floresta Laurissilva uma conversa com a Paula Marília, técnica do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, intitulada "Floresta Laurissilva, uma fonte de saber".

Esta iniciativa marcou o encerramento da semana temática que destacou artesãos que trabalham com madeiras e fibras vegetais.

O Presidente do IFCN, Manuel Filipe, e a vogal, Fabrícia Teixeira, marcaram presença nesta iniciativa.

O Pavilhão do Artesanato e da Floresta Laurissilva, encontra-se aberto ao público, de segunda a domingo, das 10h às 19h, na Praça do Povo, no âmbito da Festa da Flor.

  

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


64º ANIVERSÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO DA MADEIRA ENG.º RUI VIEIRA

O Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira comemorou 64 anos no passado dia 30 de abril!

Foi com o jardim repleto de visitantes, residentes e turistas, e ainda com crianças da escola vizinha, a EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, que se comemorou mais um aniversário deste espaço tão emblemático!

No âmbito da comemoração oficial, estiveram presentes o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, a Secretária Regional de Ambiente e Agricultura, Rafaela Rodrigues, o Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, Manuel Filipe e os colaboradores do IFCN destacando-se as equipas que trabalham nos jardins.

 
Programa
   FOTOS DO EVENTO  
   

 

IMG 20240430 WA0006 IMG 20240430 WA0003
IMG 20240430 WA0008      

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


CONFERÊNCIA DA EXPEDIÇÃO DA SOCIEDADE IBÉRICA DE MICOLOGIA À MADEIRA

   

Foi com a sala cheia, que no passado dia 16 de abril, decorreu no auditório do Museu de Eletricidade “Casa da Luz”, a apresentação da conferência da Expedição da Sociedade Ibérica de Micologia à Madeira.

A sessão de abertura contou com a presença da Secretária Regional de Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, e posteriormente foram apresentados alguns dos trabalhos efetuados durante a expedição.

O e-book “O mundo dos fungos" 

 PROGRAMA
 
   FOTOS DO EVENTO  
 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 

 

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS 2024

   

  

  

 IMG2738 IMG9780

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional das Florestas, o IFCN dinamizou um conjunto de atividades educativas para os alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário, no Parque Florestal do Ribeiro Frio.

Esta iniciativa decorreu nos dias 20 e 21 de março, através de um circuito lúdico-pedagógico composto por 7 postos, onde estiveram elementos do IFCN que abordaram, de uma forma estratégica e muito interativa, o seu trabalho em prol da preservação do espaço florestal.

Durante os dois dias de atividades, foi relembrado o papel das florestas, nomeadamente o da floresta Laurissilva, dando ênfase aos 25 anos como Património Mundial da UNESCO.

Os participantes tiveram a possibilidade de plantar algumas espécies de herbáceas endémicas da Madeira.

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


DIA DO CORPO DE VIGILANTES DA NATUREZA 2024 

No dia 2 de fevereiro comemorou-se o Dia do Corpo de Vigilantes da Natureza da Região Autónoma da Madeira.

A cerimónia decorreu no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, concelho onde os Vigilantes da Natureza diariamente cumprem missões de serviço que se estendem, na orla marítima, da Área Protegida do Cabo Girão até, no seu interior, às áreas de Parque Natural da Madeira e ao Maciço Montanhoso Central.

Para além da distinção, com louvores e elogios, de oito Vigilantes da Natureza, a cerimónia comemorativa contou com a apresentação do livro, “Jaques - O Vigilante”, da autoria de Cristina Costa e Silva.

José Manuel Jaques da Mata, conhecido por Jaques, Vigilante da Natureza aposentado, teve durante a sua longa carreira uma especial ligação à Reserva Natural das Ilhas Selvagens. Começou a prestar serviço naquelas ilhas em 1982 e durante as inúmeras estadias, a mais longa de 77 dias consecutivos, recebeu nas Selvagens, sempre de forma afável e calorosa, imensos navegadores, muitos cientistas e, para além de outras altas entidades, portuguesas e estrangeiras, também três Presidentes da República: o Dr. Mário Soares, em 1991; o Dr. Aníbal Cavaco Silva, em 2013; e o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, em 2016.

Em setembro de 2022, Jaques foi agraciado, pela Região Autónoma da Madeira, com a Medalha de Mérito Turístico. Já em novembro do mesmo ano, foi condecorado, pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, com a Medalha da Cruz de São Jorge.

Com a publicação de “Jaques - O Vigilante”, o Governo Regional da Madeira pretende, por um lado, homenagear a vida de José Manuel Jaques da Mata e o seu trabalho em prol da conservação da natureza e, por outro, com o seu notável exemplo e o seu registo em livro, inspirar as atuais e vindouras gerações para a necessidade de proteção do rico património natural presente em todo o arquipélago da Madeira.

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2023

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO E DO PROGRAMA DE MONITORIZAÇÃO A LONGO PRAZO DA 

EXPEDIÇÃO SELVAGENS 50

Foi no dia 17 de janeiro de 2024 que decorreu no auditório do Museu de Eletricidade “ Casa da Luz”, no Funchal,  a apresentação do Relatório e do Programa de Monitorização a Longo Prazo da Expedição Selvagens 50.

 
 Relatório e Programa de Monitorização a Longo Prazo

 

FOTOS DO EVENTO

 

    

  

  

  

 FAB 4327 FAB 4334

FAB 4341 FAB 4368 FAB 4391

FAB 4400 FAB 4406 FAB 4418

FAB 4418 FAB 4448 FAB 4452

FAB 4462 FAB 4466 FAB 4477

FAB 4484 FAB 4490 FAB 4498

FAB 4501 FAB 4505 FAB 4511

FAB 4522 FAB 4537 FAB 4538

FAB 4540 FAB 4546 FAB 4560

FAB 4571 FAB 4584 FAB 4606

FAB 4612 FAB 4624 FAB 4627

FAB 4644 FAB 4657 FAB 4674

FAB 4678 FAB 4689 FAB 4700

FAB 4721 FAB 4730 FAB 4734

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


III SEMINÁRIO "Levadas da Madeira" 

 

Foi no dia 28 de junho que realizou-se no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), o III Seminário “Levadas da Madeira”, com abertura presidida pela Senhora Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. Neste evento estiveram presentes as entidades envolvidas no processo da candidatura das Levadas a Património Mundial Cultural da UNESCO, nomeadamente, a ARM, EEM, DRC, SRAAC e o IFCN , bem como alguns oradores convidados, nomeadamente Dra. Vanda Serpa (SAACP) com o tema “A paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico”; a Doutora Susana Fontinha (SRAAC), coordenadora da candidatura das Levadas da Madeira, onde apresentou e fundamentou a candidatura deste Bem construído pelo povo madeirense; o Arq. João Carlos dos Santos (DGPC), onde abordou “Paisagem Cultural em Portugal” e o Arq. David Oliveira (SRAAC) que evidenciou a temática “Da construção às vivências”. No decorrer do dia houve momentos intitulados “Levadas pela conversa…”, onde os participantes, moderadores e convidados, abordaram e partilharam as suas vivências profissionais e lúdicas associadas às Levadas.

       
       
 

 Ao longo do seminário foi possível contar com vários e distintos momentos artísticos, ligados ao tema das Levadas da Madeira, de forma enriquecer o evento. A Drª Celina Pereira leu dois poemas da autoria da Dra. Rita Rodrigues; a escritora e ilustradora Rafaela Rodrigues apresentou o livro infantojuvenil “O Levadeiro” de sua autoria, e por fim, um momento musical com o grupo Fábrica Anónima que apresentou um inédito intitulado “Levadas”.

   

No dia 29 de junho, realizou-se uma saída de campo à Levada do Risco, no Rabaçal, sendo esta uma das 8 Levadas candidatas. Os participantes além de percorrerem a levada, tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Receção do Rabaçal, um polo de informação e orientação ao visitante, inserido em plena área de Laurissilva.

 

       

  

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


PASSATEMPO DE VÍDEO: “Dá voz à Floresta: Spot-Câmara-Ação”

   

No dia 13 de junho, decorreu no Jardim do Núcleo dos Dragoeiros das Neves a entrega de prémios aos 29 alunos participantes com 12 trabalhos, sendo 2 individuais e 10 coletivos, no passatempo denominado “Dá voz à Floresta: Spot-Câmara-Ação”.

Este passatempo dirigido aos alunos de instituições públicas e privadas do 1º/2º/3º Ciclo e dos Cursos Profissionais do Secundário surge no âmbito da Campanha de Prevenção dos Incêndios Florestais, promovido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IFCN, IP-RAM, que consistiu na elaboração de um spot (pequeno vídeo) que promovesse mensagens-chave sobre o tema da floresta, mostrando a melhor forma de a preservar e a salvaguardar para as gerações futuras.

A iniciativa objetivou sensibilizar sobre a importância de valorizar e proteger a floresta, através de boas práticas florestais, assim como, envolver os jovens estudantes na campanha de prevenção dos incêndios florestais de forma ajudar a informar, sensibilizar e a educar todos os cidadãos para importância da proteção da floresta.

Este passatempo teve o patrocínio da empresa AFAVIAS - Engenharia e Construções, SA.

   

    

  

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS 2023

   

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional das Florestas, foi dinamizado um conjunto de atividades para a comunidade escolar do 1º,2º,3º ciclos e secundário, no Parque Florestal do Montado do Pereiro.

Esta iniciativa decorreu nos dias 20, 21 e 22 de março, através de um circuito lúdico pedagógico que teve início no portão Norte do Parque Florestal e terminou junto às casas geridas pelo IFCN.

De modo a assegurar o acompanhamento e o apoio durante o evento, ao nível da segurança (presença de ambulância) e prestação de 1ºsocorros, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz juntou-se à iniciativa na qualidade de parceiro.

O circuito foi realizado ao longo do caminho florestal do Parque, e os grupos fizeram paragens em sete postos, onde estiveram equipas do IFCN e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, para breves ações de sensibilização temáticas.

   

Nos seis postos do IFCN estiveram presentes elementos do Corpo de Polícia Florestal; Sapadores Florestais; Corpo de Vigilantes da Natureza; equipas técnicas dos viveiros florestais e da Divisão de Formação e Comunicação que abordaram o tema da floresta recorrendo a alguns equipamentos de trabalho/intervenção, promovendo o conhecimento interativo com os grupos.

Os participantes, tiveram a possibilidade de plantar alguns arbustos/árvores indígenas ou endémicas da Madeira, num dos postos do circuito. Também levarão um exemplar para plantarem na Instituição de ensino, como recordação da atividade.

Inscreveram-se 16 instituições de ensino com cerca de 900 alunos, que conheceram e desfrutaram do contacto direto com a floresta, vivenciando uma experiência didática e divertida, no circuito programado para ter uma duração de cerca de 2h.

 10

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


A TUA VEZ É VERDE

  

Para marcar o regresso do suplemento escolar “A Tua Vez é Verde”, decorreu no passado dia 28 de fevereiro, a assinatura do protocolo entre a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia e a Wider Property, empresa gestora do Centro Comercial La Vie do Funchal, e com os parceiros IFCN e Diário de Notícias.

Após assinatura, foram premiados 14 alunos que se distinguiram no concurso ‘A MINHA VEZ pelo ambiente’, que visou na ilustração das quatro edições deste suplemento tendo em conta os temas Mar, Florestas, Biodiversidade e Clima. 

Este suplemento será publicado mensalmente, até junho, no Diário de Notícias e em papel reciclado, com entrevistas, artigos de opinião, ilustrações e fotografias de alunos do 3.º ciclo das escolas da RAM.

Voltar ao Inicio

 

 

 


DIA DO CORPO DE VIGILANTES DA NATUREZA

     

Realizou-se ao início da tarde do dia 2 de fevereiro, a cerimónia comemorativa do Dia do Corpo de Vigilantes da Natureza da Região Autónoma da Madeira.

Ao assinalar esta data, o Governo Regional da Madeira pretendeu enaltecer o extenso trabalho realizado pelo Corpo de Vigilantes da Natureza em prol da salvaguarda da biogeodiversidade na nossa região.

Na cerimónia foram distinguidos, com louvores e elogios, oito Vigilantes da Natureza que se destacaram, respetivamente, pelo zelo excecional demonstrado no cumprimento dos seus deveres e pela sua exemplar conduta, compostura e aprumo.

Assinalando a sua recente aposentação, a Região Autónoma da Madeira homenageou o Vigilante da Natureza Especialista, José Manuel Jaques da Mata, pelos notáveis serviços prestados ao longo dos anos, em especial na Reserva Natural das Ilhas Selvagens.

O Corpo de Vigilantes da Natureza é um serviço auxiliar de polícia e agente de proteção civil. Tem como competências genéricas a vigilância, fiscalização e conservação relativas ao ambiente e recursos naturais. Conta atualmente com um efetivo de 33 elementos, que forma uma equipa multidisciplinar com capacidade para o cumprimento de missões que se estendem das áreas marinhas protegidas até aos picos mais altos do maciço montanhoso da Madeira.

Os Vigilantes da Natureza efetuam a vigilância e fiscalização diária, 365 dias por ano, nas reservas naturais das ilhas Desertas e Selvagens, bem como em área de Parque Natural da Madeira e nas demais áreas protegidas do arquipélago. Desenvolvem também um importante trabalho diário na execução e apoio direto a diferentes projetos na área da conservação da natureza.

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 

 

 

2022

PASSATEMPO NATAL 2022

   

Pelo 14º ano consecutivo, decoramos o Centro Comercial “Caniço Shopping” com uso exclusivo de materiais reutilizados.

Este é um passatempo que é lançado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos das Escolas, Centros Comunitários e os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI´s) da Região e que todos os anos tem uma adesão incrível! Este ano foi possível decorar áreas do Centro Comercial nos moldes da pré-pandemia, ou seja, voltamos a colocar trabalhos em diversas áreas por todo o Caniço Shopping.

Este desafio pretende sensibilizar os mais jovens e toda a comunidade para a necessidade da reutilização de materiais com consequente diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente. Simultaneamente mostra que recorrendo aos materiais já existentes e com muito baixo investimento financeiro é possível obter resultados muito gratificantes, como é o caso da decoração do Centro Comercial.

Ao todo participaram 36 instituições, envolvendo 2.012 participantes!

A exposição dos trabalhos estarão patentes até o dia 08 de janeiro de 2023.

    

No dia 22 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos voucher prenda a todas as instituições participantes no passatempo de Natal deste ano. Os vouchers prenda foram oferecidos pela Papelaria APV, IMADEX e Caniço Shopping.

 2a 3a 4a

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


CONFERÊNCIA - “Alterações Climáticas e o Património Mundial, Natural e Cultural”

Decorreu no dia 10 de novembro, pelas 9:00h, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, a conferência “Alterações Climáticas e o Património Mundial, Natural e Cultural”.

             
Sinopse    Programa   Painel   Oradores 

 

Sessão da manhã   Sessão da tarde

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


SESSÃO FINAL DO PROJETO LIFE4BEST 2020-M-13

 “Using the endangered Madeira Pipistrelle as one of the flagship species for the Conservation of Nature SAC Laurissilva da Madeira (PTMAD0001)”

No passado dia 21 de outubro decorreu a Sessão Final do Projeto LIFE4BEST 2020-M-13 - “Using the endangered Madeira Pipistrelle as one of the flagship species for the Conservation of Nature SAC Laurissilva da Madeira (PTMAD0001)”, no Auditório do Edifício do Campo da Barca.

Este projeto, com início em julho de 2021 e término neste mês de outubro, foi desenvolvido pelo IFCN, em parceria com a empresa Madeira Fauna&Flora.

Nesta Sessão Final, após a abertura e enquadramento do projeto no programa LIFE4BEST-ORs, pelo IFCN, foi apresentada a espécie-alvo, bem como os objetivos, metodologia e resultados obtidos, pela Madeira Fauna&Flora. Esta empresa expôs ainda o Plano de Ação para o morcego-da-madeira e o Esquema de monitorização desta espécie.

A iniciativa contou igualmente com a participação de Danilo Russo, do Grupo de Especialistas em Morcegos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN SSC Bat Specialist Group), que dinamizou uma visão global sobre a conservação de Morcegos nas ilhas europeias, focando em particular o caso do morcego-da-Madeira.

Houve ainda lugar à colocação de questões e a uma breve discussão sobre os temas tratados.

    

     

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA GRANDE ROTA

No dia 18 de outubro de 2022, decorreu, no auditório do Museu Casa da Luz, a apresentação da proposta da primeira Grande Rota (GR) para a ilha da Madeira. A GR irá contribuir para a diversificação da oferta turística nos percursos pedestres recomendados da RAM. Este percurso com 93 Km de extensão, atravessa a ilha de uma extremidade a outra, desde o Porto Moniz até Machico, passando por todos os concelhos da ilha da Madeira.

Cerca de 60% da GR é constituída por percursos recomendados, sendo que os restantes 40% são novos trilhos que farão a ligação entre os caminhos já existentes.

    

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


9º CONGRESSO FLORESTAL NACIONAL

O 9º Congresso Florestal Nacional realizou-se de 10 a 14 de outubro de 2022 no Funchal, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais em parceria com Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira, a Universidade da Madeira e a Associação Florestal Insular.

https://9cfn.pt/

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


Levadas da Madeira – candidatas a Património Mundial Cultural

 5 6

 

As Levadas da Madeira representam um multifuncional sistema de canais de transporte de água, são usadas para o consumo humano, irrigação agrícola e demais regadio, ação de engenhos tradicionais, produção de energia elétrica e para usufruto da natureza, através do pedestrianismo.

Usando a gravidade, as águas são captadas nas nascentes da floresta primitiva e contornam abruptas montanhas com os canais a céu aberto ou em túneis escavados, alguns deles exclusivamente com a força braçal, para serem entregues em diversos pontos da ilha, consoante a sua finalidade.

Às Levadas da Madeira está associada uma diversidade de estruturas edificadas que fazem igualmente parte do património cultural madeirense. Destas edificações, destacam-se as galerias, casas de abrigo, casas de água, furnas, poios, poços, caixas de decantação, caixas de divisórias de água, serragem de água, moinho de água e centrais hidroelétricas. Igualmente relevantes são as estruturas de rega que podem ser encontradas em toda a ilha, a saber, as regadeiras e os tornadoiros. Todo este manancial está relacionado com o sistema e gestão da água neste território insular e a sua lógica distributiva, tão singulares que o distinguem de outros sistemas no mundo.

Concomitantemente, e construído à volta das Levadas da Madeira, existe um extenso património imaterial, incluindo práticas de regadio, a componente linguística, com termos e expressões que só a população madeirense compreende, assim como tradições, lendas e narrativas.

As “Levadas da Madeira” são candidatas a Património Mundial Cultural.

 

Levadas da Madeira - Candidatas à Lista do Património Mundial da UNESCO

Levadas Madeira Cand Pat Mund UNESCO

 

 

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 

 


62.º ANIVERSÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO DA MADEIRA ENG.º RUI VIEIRA

No âmbito das comemorações do 62.º aniversário do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira, de 27 a 29 abril, foram realizadas visitas guiadas para o público em geral, às coleções de plantas vivas e plantas não vivas do Jardim Botânico.

No dia 30 de abril, dia em que se celebrou o aniversário do Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira, durante a manhã, os Urban Sketchers estiveram neste espaço tão emblemático, e juntaram-se às comemorações. Os Urban Sketchers Portugal-Madeira são um grupo aberto aos amantes e praticantes do desenho de observação, nascidos ou residentes na Região Autónoma da Madeira e que partilham os desenhos/sketches que realizam em folhas, blocos, cadernos de viagens ou em diários gráficos.

Ainda durante a manhã, foram efetuadas duas visitas guiadas às coleções de plantas vivas do Jardim Botânico, uma às 10:00h e às 12:00h. Estas visita, foram realizadas mediante inscrição prévia, destinadas ao público em geral e limitadas a 20 pessoas em cada uma das visitas.

E na parte da tarde, foram disponibilizadas duas visitas, às 14:30h e às 15:30, uma ao Herbário, Banco de Sementes e Laboratório e outra à coleção de plantas indígenas e endémicas da Madeira presentes no espaço do Jardim.

Todos os interessados em participar nas visitas efetuaram a sua inscrição através do email: ou através do telefone: 291795155.

Programa

 

Voltar ao Inicio

 

 

 


DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Dia 21 de março, trata-se da data atribuída pela (ONU) Organização Mundial das Nações Unidas para celebrar o Dia Internacional das Florestas. Este ano, o lema atribuído por esta organização intitula-se: “Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar”.

As florestas são tidas como um bem natural por excelência, que contribuem com os seus produtos desde a água, medicamentos, construção, etc, para o consumo dos seres vivos. Contudo, não findam aqui os seus aspetos úteis e vitais! Uma floresta é um ecossistema, um lugar maravilhoso onde praticamente tudo acontece, dentro de uma ordem profícua. É, portanto, um espaço com formatos de várias cores e feitios e, que servem de abrigo para muitos animais; são lugares que funcionam como autênticas fábricas de oxigénio; que ajudam no sequestro de carbono; que auxiliam na fixação do solo; que criam recursos importantíssimos, desde a madeira, mel, frutos, cortiça, etc, e a partir destes e doutros, geram postos de trabalho. Enfim, são numerosos os processos naturais que se alinham e se articulam entre si em prol do bom funcionamento do ambiente global. Não obstante, para que este mecanismo, completamente natural, continue a perdurar, temos de tentar recuperar a ligação fundamental do Homem a estes espaços e “reavivar” o respeito por eles.

Assim, neste sentido, é fundamental que as populações reconheçam a floresta como parte integrante na sua vida, identificando o papel vital que desempenha no equilíbrio do planeta e no bem-estar de todos.

De referir que até 2030 estamos integrados na decretada Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas. Com isso, as Nações Unidas lançam um apelo para proteção e revitalização de todos os ecossistemas naturais, onde se inclui logicamente, as Florestas.

Este ano, o IFCN comemorou a data, com cerca de 200 crianças do 2º ciclo, em ambiente florestal, mais concretamente em área de Laurissilva da Madeira, Património Mundial Natural da UNESCO desde 1999.

A iniciativa planeada para o dia 21 de março, permitiu a estes alunos, um maior conhecimento sobre a importância da floresta através de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas e que se denomina: “À descoberta da floresta”. Os alunos usufruíram de um dia na floresta através de um circuito lúdico-pedagógico que estava definido num percurso com 7 estações, distribuídas em pontos distintos naquela área, e que foram ser percorridas pelos participantes. Em cada estação foram dinamizadas atividades dinâmicas relacionadas com a floresta, pela equipa do IFCN, onde foram explorados os seguintes temas:  Floresta Laurissilva, um tesouro verde; Polícia Florestal, um guardião da floresta; A Floresta e os seus habitantes; A Floresta e o papel do Vigilante da Natureza; Posto Aquícola, conhecer a truta arco-íris; Plantar, uma joia para o futuro; Floresta divertida!

A iniciativa contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas que também participou com a plantação simbólica de um arbusto endémico da Madeira, numa das Estações do circuito.

Para além desta ação, durante o mês de março estão a ser desenvolvidas várias atividades educativas alusivas à floresta, na Madeira e no Porto Santo, que incluem ateliers infantis; ações de plantação; ação de formação para docentes; visitas de estudo; palestras; montagem de exposições itinerantes que envolvem cerca de 1200 participantes.

   

   

16 Dia Int Florestas2022 16 Dia Int Florestas2022 06 Dia Int Florestas2022 17 Dia Int Florestas2022

18 Dia Int Florestas2022 05 Dia Int Florestas2022 19 Dia Int Florestas2022 04 Dia Int Florestas2022

03 Dia Int Florestas2022 20 Dia Int Florestas2022 02 Dia Int Florestas2022 21 Dia Int Florestas2022

22 Dia Int Florestas2022 01 Dia Int Florestas2022 23 Dia Int Florestas2022

24 Dia Int Florestas2022

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

 


DIA DO CORPO DE VIGILANTES DA NATUREZA – 2022

 

Celebrou-se a 2 de fevereiro, o Dia do Corpo de Vigilantes da Natureza da Região Autónoma da Madeira.

Com o assinalar deste dia pretende-se enaltecer o importante trabalho desenvolvido pelos Vigilantes da Natureza na salvaguarda da biogeodiversidade na nossa região. Como reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo de anos, em 2021 a R.A.M. foi a pioneira, em Portugal, na aprovação de um regime legal para a carreira especial de Vigilante da Natureza.

O Corpo de Vigilantes da Natureza é um serviço auxiliar de polícia e agente de proteção civil que é tutelado pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. Tem como competências genéricas a vigilância, fiscalização e conservação relativas ao ambiente e recursos naturais.

Acrescem ainda ao CVN, entre outras, as seguintes competências: verificar a eventual prática de infrações, de âmbito contraordenacional, tendo em conta as disposições legais no que se refere ao ambiente, recursos naturais e património natural, e elaborar autos de notícia relativos às infrações por si presenciadas ou verificadas; participar na prevenção e deteção de incêndios florestais e rurais, bem como colaborar no seu combate; e prestar colaboração no âmbito da proteção civil nas áreas protegidas ou nas zonas de intervenção.

Contando com um efetivo de 35 elementos e com uma média de idades situada nos 49 anos, atuando em terra e no mar, os Vigilantes da Natureza efetuam a vigilância e fiscalização diária, 365 dias por ano, nas reservas naturais das ilhas Desertas e Selvagens, bem como na área de Parque Natural da Madeira e em todas as áreas protegidas do nosso arquipélago.

Contando com uma equipa multidisciplinar e com uma vasta área de intervenção, que se estende desde os picos mais altos da Madeira até às distantes ilhas Selvagens, os Vigilantes da Natureza desenvolvem também um importante trabalho diário na execução e apoio direto a projetos de conservação da natureza que se desenrolam por todo o nosso arquipélago. De entre estes trabalhos destacam-se aqueles dirigidos a espécies ameaçadas como são a freira-da-madeira, o lobo-marinho, a freira-do-bugio ou a Hogna ingens, a tarântula-das-desertas.

A sensibilização da população para as boas práticas ambientais e salvaguarda da biogeodiversidade, bem como a recolha, encaminhamento e colaboração na recuperação de animais selvagens, especialmente aves marinhas e rapinas, são também missões diariamente atribuídas ao Corpo de Vigilantes da Natureza.

  

  

  21 22

23 24 25

25a 37 43

44 45 45a

46

 

Voltar ao Inicio

 

 

 

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.