Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

2024-2025

No dia 14 de junho de 2024, foi devolvida à natureza uma ave rapina, a manta (Buteo buteo harterti), no sítio Água D`Alto em Santana, com a presença de um grupo de crianças do Pré-escolar da EB1/PE/C de Santana.
Esta ave foi recolhida através da Rede SOS Vida Selvagem, tendo estado 17 dias no Centro de Recuperação de Aves Selvagens (CRAS) devido a ferimentos causados por uma rede utilizada na agricultura. Na tentativa de se desenvencilhar da rede, agravou os seus ferimentos, sendo necessária a recuperação, que passou pela observação, desinfeção das feridas e atribuição de medicação. Antes da ave ser libertada, foi necessário realizar um teste de voo para verificar o seu estado de capacidade de retorno à natureza.

IMG Jul 2024 

No dia 3 de setembro de 2025, deram entrada no CRAS duas aves de rapina em estado debilitado: uma coruja-das-torres (Tyto alba) e um francelho (Falco tinnunculus canariensis). Após alerta à Rede SOS Vida Selvagem, as aves foram recolhidas pelo Corpo de Vigilantes da Natureza e encaminhadas ao CRAS, onde receberam cuidados clínicos especializados.

Durante o processo de recuperação, ambas as aves foram submetidas a tratamentos intensivos e, posteriormente, transferidas para o túnel de voo, etapa essencial para readquirirem força e agilidade para a vida selvagem.

No dia, 29 de setembro de 2025, com o apoio EB1 com Pré do Caniço (Escola da Vargem), as aves foram devolvidas à natureza junto ao percurso da Levada da Azenha. A atividade contou com a participação de cerca de 60 alunos de três turmas, num momento simbólico e educativo que promoveu a sensibilização para a conservação da biodiversidade. Técnicos e vigilantes do IFCN estiveram presentes, destacando o papel fundamental que cada cidadão pode desempenhar na proteção da fauna selvagem

20250929 11143 20250929 11273b 20250929 112850b 

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.