Porque dar a conhecer o património natural da Região e das ações de conservação desenvolvidas, constitui um aspeto determinante para que sejam tomadas medidas adequadas, com vista à salvaguarda do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população, estas Ilhas são visitadas anualmente por milhares de pessoas, que ali se deslocam através de embarcações privadas e embarcações marítimo-turísticas, sempre mediante autorização prévia da entidade gestora da área, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM.
A atividade principal de turismo de natureza aqui desenvolvida é a visita guiada por um percurso interpretativo, seguindo-se a observação e escuta de vida selvagem, entre tantas outras. Solicite a respetiva autorização através do portal de serviços on-line SIMplifica.
Para o exercício de qualquer outra atividade não prevista neste Portal, como sejam a investigação, a recolha de imagens para fins comerciais e publicitários, entre outras, para a respetiva autorização, preencha o formulário e submeta o seu pedido ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM.
A entidade gestora não se responsabiliza pelo transporte para desembarque dos tripulantes e passageiros em terra.
No âmbito da Educação Ambiental existe um programa de visitas ao Ilhéu de Cima, no qual poderá participar qualquer grupo de caráter pedagógico. Para tal, contacte o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM. Consulte o programa de atividades de Educação Ambiental.