- Détails
No ano letivo 2024-2025, o grupo de Multimédia da Escola Secundária Francisco Franco (EFF) dinamizou uma iniciativa em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP -RAM (IFCN), para os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, cujo objetivo constava da criação de logótipos para três plantas ameaçadas de extinção Argyranthemum thalassophilum, Euphorbia anachoreta e Musschia isambertoi”, endémicas da Madeira e que são alvo de trabalhos de conservação pelo IFCN. Este concurso visava igualmente promover e incentivar o desenvolvimento das capacidades criativas de Design Gráfico, assim como, sensibilizar e informar sobre o património natural da região. Os trabalhos resultantes poderão ser utilizados na promoção da divulgação e informação das três espécies de plantas, perante o grande perigo de extinção que ameaça qualquer uma delas.
Foram dinamizadas ações de sensibilização sobre as espécies pelo IFCN que serviram de suporte ao trabalho, sendo que no final foram selecionadas as melhores produções com base nos critérios estipulados no regulamento do concurso.
Para homenagear os vencedores foi realizada a entrega de prémios na EFF, com a presença do Presidente da instituição escolar e do Presidente IFCN, para além dos professores e técnicos envolvidos. Foi um momento solene para agraciar e enaltecer os interessantes trabalhos gráficos realizados.
Esta iniciativa desenvolveu-se no âmbito dos projetos de conservação RESCUE “Resgate da extinção de espécies endémicas de plantas e escaravelhos das Ilhas Selvagens” e “Ações preliminares de conservação da Musschia isambertoi”. Para mais informação consultar: https://ifcn.adeira.gov.pt/pt/biodiersidade/projetos/projeto-rescue.html e https://ifcn.madeira.gov.pt/pt/biodiversidade/projetos/uicn-acoes-preliminares-de-conservacao-da-musschia-isambertoi.html).
- Détails
No âmbito do projeto REGIS, foi um projeto educativo “AO ENCONTRO DA OLIVEIRA-BRAVA”, no ano letivo 2022-2023, com uma turma do 4º ano de escolaridade da EB1/PE/C de Água de Pena, uma iniciativa que aliou a ciência à educação e teve como objetivo divulgar uma espécie, oliveira-brava, Olea maderensis, através de um conjunto dinamizadas, para dar a conhecer o trabalho técnico-científico na conservação da oliveira-brava, bem como, outras espécies de plantas exclusivas da Madeira, igualmente espécies-alvo do projeto REGIS – Conservação dos Recursos Genéticos Florestais na Madeira”.
- Détails

A Musschia isambertoi é uma planta exclusiva da Deserta Grande, e uma das plantas endémicas mais ameaçadas do arquipélago da Madeira, e até no espaço europeu, considerada como Criticamente Ameaçada segundo os critérios da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), sendo alvo de um projeto de conservação do IFCN, IP-RAM. Esta espécie encontra-se confinada a um local





