Localização: Estrada do Garajau, Santa Cruz
Área: 8.300 m2
Altitude: 218 - 277 m
Propriedade: Região Autónoma da Madeira
Entrada: livre
Horário: Aberto ao público todos os dias das 8:00h às 20:00h
O Jardim do Garajau, com abertura parcial ao público em setembro de 2019 e a totalidade da área no início de 2020, localiza-se na margem esquerda do Ribeiro da Abegoaria, na Freguesia do Caniço, Santa Cruz, sobre um antigo areeiro, de cuja memória restou uma imponente parede de areão. É um espaço gerido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, vedado, mas de acesso livre e com múltiplas valências.
O núcleo principal de recreio ativo (sugestivamente batizado de Sítio da Retoiça), intimamente ligado à esplanada do café e ao amplo relvado, é constituído por diversos equipamentos que apelam à motricidade, ao equilíbrio, à destreza física e à coordenação motora. Possui equipamentos multifacetados para as faixas etárias mais jovens, uma pirâmide de trepar e dois originais escorregas em inox encaixados na encosta. Um Campo de Petanca, um circuito de lombas (Trilho das Rodas) e o Ginásio das Pitangas completam o leque de espaços dedicados ao exercício físico ao ar livre, especificamente equipados para o efeito.
Um pequeno anfiteatro de linhas circulares (Refúgio dos Artistas) permite acolher eventos escolares e outras apresentações pedagógicas ou culturais, podendo constituir-se, igualmente, como ponto informal de encontro e convívio e convidar ao descanso, à leitura ou à meditação.
Por ser de instalação recente, a estrutura verde ainda não atingiu a maturidade, mas alberga uma biodiversidade vegetal considerável, que se espera vir a contribuir para atrair uma avifauna que complemente o cenário vivo, bem como insetos benéficos para o seu desenvolvimento.
A cobertura foi escolhida com tónica na melhoria do conforto bioclimático dos seus utentes e adaptada às condições, por vezes, agrestes, de vento, que ali se fazem sentir.
Uma clareira relvada de amplas dimensões permite inúmeras utilizações passivas e ativas e o estrato arbóreo conferirá, no futuro, o desejado sombreamento nos períodos de maior calor. Árvores subtropicais como as eritrinas-crista-de-galo (Erythrina crista-galli) e as acácias-rubras (Delonix regia) pontuam o jardim e aliam-se aos exemplares de copa frondosa como a rústica canforeira (Cinnamomum camphora), a magnólia-de-flores-grandes (Magnolia grandiflora) ou a brassaia (Schefflera actinophylla), tendo-se igualmente apostado em espécies de desenvolvimento escultural, caso das patas-de-elefante (Beaucarnea recurvata), das cordilines-da-austrália (Cordyline australis), dos dragoeiros (Dracaena draco) ou da árvore-do-viajante (Ravenala madagascariensis).
Com objetivos didáticos, estabeleceu-se a meia encosta um espaço ocupado por exemplares da flora indígena de baixa altitude, naturalmente adaptados a este tipo de habitat, como o já mencionado dragoeiro, o barbusano (Apollonias barbujana), a faia-das-ilhas (Morella faya), o zambujeiro (Olea maderensis), a murta (Myrtus communis), os massarocos (Echium nervosum), as figueiras-do-inferno (Euphorbia piscatoria) e as estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum) entre muitos outros.
Uma colorida coleção de bromélias e um curioso jardim rochoso são outros exemplos de escolha de plantas com boa adaptação ao local.
A rega, automatizada, é feita com recurso a água de rega proveniente da Levada dos Tornos.
O jardim dispõe de instalações sanitárias adstritas à cafeteria e de lugares de estacionamento público ao longo do arruamento em número considerável. Possui duas entradas (Este e Oeste) e foi concebido para permitir um disfrute pedonal sem barreiras arquitetónicas.
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM efetua a manutenção de diversos espaços verdes no Funchal, nomeadamente o Jardim de Santa Luzia, o Jardim das Madalenas, o Jardim do Amparo e o jardim do Núcleo dos Dragoeiros das Neves, para além das áreas verdes de seis Quintas na RAM: Quinta Vigia, Quinta das Cruzes, Quinta Vila Passos, Quinta Nova Avenida, Quinta do Santo e Quinta do Imperador.
JARDIM DAS MADALENAS
JARDIM DO AMPARO
Na zona do Amparo, existe este jardim que foi inaugurado em 2012.
JARDIM DE SANTA LUZIA
No centro do Funchal, existe este jardim que apresenta cinco áreas ajardinadas distintas: Jardim da Laurissilva, Jardim dos Socalcos, Jardim da Água, Jardim Tropical e o Jardim do Anfiteatro.
JARDIM DO NÚCLEO DOS DRAGOEIROS DAS NEVES
O Jardim do Núcleo dos Dragoeiros das Neves está localizado no Caminho da Portada em São Gonçalo.
Na zona do Amparo, existe este jardim que foi inaugurado em 2012
No centro do Funchal, existe este jardim que apresenta cinco áreas ajardinadas distintas: Jardim da Laurissilva, Jardim dos Socalcos, Jardim da Água, Jardim Tropical e o Jardim do Anfiteatro