Na zona do Amparo, existe este jardim que foi inaugurado em 2012

Localização: Av. Mário Soares
Área: 11.640 m2
Altitude: 100 - 130 m
Propriedade: Região Autónoma da Madeira
Entrada: livre
Horário: Aberto ao público de segunda a domingo das 10:00h às 18:00h (horário de Inverno) 

Jardimamparored1 Jardimamparored4

O Jardim do Amparo foi inaugurado em 2012 e é, por isso, um espaço verde ainda jovem, onde a vegetação não atingiu a maturidade. Tem uma área de, aproximadamente, 11.500 m2, e é gerido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.

Neste jardim existem espécies exóticas de porte arbóreo e arbustivo destacando-se: a palmeira-elegante Archontophoenix cunninghamiana, o coqueiro-de-jardim Arecastrum romanzoffianum, árvore-do-fogo Brachychiton acerifolius, a palmeira-de-bambu Chamaedorea elegans, a cica Cycas revoluta, a Buganvílea Bougainvillea spectabilis, a palmeira-quência Howea forsteriana, a palmeira-de-leque Livistona australis, a mélia Melia azedarach, a árvore de natal da Nova Zelândia Metrosideros excelsa, a estrelícia Strelitzia reginae, a coralina Erythrina crista-galli, os cardeais Hibiscus rosa-sinensis, o castanheiro-de-jardim Acalypha wilkesiana e a cana-de-jardim Canna indica, entre muitas outras.

Relativamente a espécies indígenas, existem diversas espécies – árvores e arbustos - tais como: o barbusano Apollonias barbujana, o loureiro Laurus novocanariensis, a faia-das-ilhas Morella faya, o til Ocotea foetens, o pau-branco Picconia excelsa, o marmulano Syderoxylon mirmulans, o dragoeiro Dracaena draco subsp. draco,  a estreleira Argyranthemum pinnatifidum e o massaroco Echium nervosum.

Este jardim possui um parque infantil para cativar os mais pequenos, tornando-o adequado para visitas em família.