jsl1

No centro do Funchal, existe este jardim que apresenta cinco áreas ajardinadas distintas: Jardim da Laurissilva, Jardim dos Socalcos, Jardim da Água, Jardim Tropical e o Jardim do Anfiteatro

Localização: Rua do Til (Noroeste) / Rua 31 de Janeiro (Sudoeste) / Rua da Carne Azeda (Este)
Área: 13.600 m2
Altitude: 45 - 65 m
Propriedade: Região Autónoma da Madeira
Entrada: livre
Horário: Aberto ao público das 08h30 às 20h00

jsl2 jsl3 jsl4

Localizado no centro do Funchal, o Jardim de Santa Luzia foi inaugurado a 27 de Setembro de 2004, e ocupa a área do antigo engenho de açúcar da firma Hinton, também conhecido por Fábrica do Torreão.

A conceção deste espaço verde procurou conservar a memória da época de laboração do engenho, salvaguardando um conjunto de rodas dentadas e a típica chaminé em tijolo burro, visível de toda a cidade Funchal.

O jardim organiza-se em áreas de vegetação distintas, a que correspondem 5 temas: Laurissilva, Socalcos (em referência à agricultura da Madeira), Água (onde as levadas não poderiam faltar), Trópicos e Anfiteatro.

Destacam-se diversas espécies exóticas com exemplares arbóreos como é o caso da tipuana Tipuana tipu, a árvore-de-SãoTomé Bauhinia variegata, a grevílea Grevillea robusta, o jacarandá Jacaranda mimosifolia e espécies indígenas, como o til Ocotea foetens, o loureiro Laurus novocanariensis, o cedro-da-Madeira Juniperus cedrus subps. maderensis, a faia-das-Ilhas Morella faya, o dragoeiro Dracaena draco subsp. draco, o perado Ilex perado, e a tintureira Frangula azorica.


jsl5 jsl7 jsl8

O jardim é de entrada livre e dispõe de café com esplanada e, de um parque infantil onde os mais pequenos podem aplicar toda a sua energia.
Está aberto de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e tem entradas pela Rua do Til, pela rua da Carne Azeda, pelo Rua do Torreão e pela Rua 31 de Janeiro.