
O IFCN e o Projeto WildFF da Escola Francisco Franco e o grupo Voluntários da Esperança realizaram uma iniciativa de restauro da natureza no Bosque da Esperança (São Roque), através do controlo de plantas invasoras e plantação de nativas, no passado dia 20 de dezembro.
Um ano de compromisso e de ações dedicadas ao controlo de plantas invasoras (WildFF)
O IFCN em parceria com o projeto WildFF da Escola Secundária Francisco Franco, criou em outubro de 2024 o grupo Voluntários da Esperança, cuja missão é colaborar no programa de deteção precoce e eliminação de plantas invasoras nas áreas protegidas da Região Autónoma da Madeira.
Desde a sua criação, o grupo tem realizado ações mensais de restauro da natureza em diferentes áreas do Parque Natural da Madeira. As intervenções abrangeram zonas de laurissilva, áreas do Maciço Montanhoso e também ecossistemas litorais, como as três ações realizadas na área protegida da Ponta de São Lourenço.
Outra importante iniciativa foi o apadrinhamento do “Bosque da Esperança”, uma área localizada no Sítio da Alegria, onde decorrem trabalhos de restauro de um ecossistema fortemente ameaçado por espécies invasoras.
As atividades promovidas no âmbito deste grupo são inclusivas, abertas a todos — desde crianças até pessoas idosas. A coordenação do grupo tem o cuidado de selecionar áreas e tarefas adequadas, garantindo uma participação segura, acessível e significativa para todos os voluntários.
Ao longo do primeiro ano, já foram realizadas 15 atividades, envolvendo cerca de 300 voluntários.


O IFCN e o Projeto WildFF da Escola Francisco Franco e o grupo Voluntários da Esperança dinamizaram mais uma iniciativa de controlo de invasoras visando
a proteção do património natural através da remoção de espécies invasoras, numa área de Floresta Laurissilva no Chão da Ribeira, no passado dia 19 de outubro.
Saiba mais em: Controlo de Invasoras no Chão da Ribeira
Ação de Controlo de Plantas Invasoras

O IFCN em parceria com o Projeto WildFF da Escola Secundária Francisco Franco e o grupo Voluntários da Esperança, realizou no dia 27 de setembro uma ação de restauro ecológico, no Parque Florestal do Ribeiro Frio que contou com a participação de 18 voluntários.
Durante a atividade foram controlados vários núcleos das plantas invasoras, nomeadamente, acer, novelos, erva-da-fortuna, floricos e foguetinhos, tanto no Parque Florestal como ao longo da Levada da Portela. Esta intervenção contribui de forma significativa para a proteção do património natural da Madeira, ajudando a reduzir a presença de espécies invasoras e a preservar a biodiversidade característica da região.
Estas ações assumem um papel fundamental não só na recuperação e conservação da natureza, mas também no envolvimento ativo da comunidade, sensibilizando para a importância de proteger e valorizar os ecossistemas que são de todos.
A atividade terminou com um momento de convívio, onde voluntários e entidades parceiras partilharam um lanche, reforçando o espírito de cooperação e solidariedade.
Esta é apenas mais uma de várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pelos Voluntários da Esperança e demonstra que a colaboração da comunidade é essencial para garantir a preservação de ecossistemas naturais, como a floresta Laurissilva.





