Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal Telefone: (351) 291 145590 This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Segunda a sexta: 9:00h-12:30h e 14:00h-17:30h

Aves marinhas

RECOLHEU UMA AVE MARINHA?

1 2 3
     

 Todos os anos somos contactados pela população em geral, a fazer a recolha de animais selvagens, essencialmente aves marinhas.
Cada ano que passa tem sido notório o interesse da população em alertar para situações em que os animais são encontrados nos mais diversos sítios.
iconlink25 Como proceder?

Rede SOS Vida Selvagem

FAÇA COMO NÓS

São muitas as recolhas e as libertações após recuperação e tratamento e partilhamos algumas imagens desses momentos

image

O CRAS iniciou o ano de 2023 com a recuperação de uma garça-boieira. Esta ave foi recolhida por um popular nos Reis Magos – Caniço e entregue aos Vigilantes da Natureza no âmbito da Rede SOS Vida Selvagem.
A ave encontrava-se muito debilitada e regurgitou algum lixo, nomeadamente, uma beata de cigarro que infelizmente tinha ingerido. Após ter sido observada e tratada foi devolvida à natureza com sucesso no mesmo local onde foi encontrada.

image2

Em 2021, cerca de 215 aves selvagens, desde aves de rapina, nomeadamente, corujas mantas e francelhos, bem como aves marinhas, como é o caso de almas-negras, roques-de-castro, freiras-da-madeira, patagarros, cagarras e gaivotas já foram resgatadas e devolvidas à natureza através da Rede SOS vida Selvagem.

image1

Foi resgatada uma ave marinha em perigo, pela empresa marítima - turística VMT.
Tratava-se de uma cagarra envolvida em linhas e anzóis de pesca abandonados no mar. Após ter sido entregue aos Vigilantes da Natureza no âmbito da Rede SOS Vida Selvagem foi rececionada no CRAS.
Posteriormente e após a sua recuperação, foi libertada novamente no mar pelos colaboradores da empresa VMT.

image3

Mais uma ave marinha encontrada desorientada pelos Bombeiros Voluntários de Camara de Lobos. Tratava-se de uma cagarra juvenil que foi recolhida pelos Vigilantes da Natureza que após análise do seu estado se saúde devolveram em segurança à natureza

image4

A poluição luminosa é uma ameaça para as aves marinhas, em especial na época em que os juvenis abandonam os ninhos. Estas aves são atraídas pelas luzes, levando à colisão com edifícios, linhas elétricas e veículos.

Durante os meses de setembro e outubro os juvenis das almas-negras abandonam as suas casas para iniciarem a sua maior aventura, o primeiro voo. Infelizmente, muitas vezes, acaba por ser interrompido pela poluição luminosa e ventos fortes.

Aproveitamos para alertar, desde já, para a saída dos seus ninhos, no seu aventurado primeiro voo, das cagarras juvenis que ocorre entre outubro e novembro

image5

No âmbito da campanha Salve uma Ave Marinha, em 2020 foram resgatadas aves marinhas, pelo Corpo de Vigilantes da Natureza, na costa sul do Funchal.

Estas aves encontravam-se perdidas junto à costa; uma delas nos jardins do Hotel Duas Torres e outra nas piscinas do Hotel Penha de França. O alerta para a linha Rede SOS Vida Selvagem foi feito pelos rececionistas dos referidos hotéis, proporcionando desta forma, a possibilidade destas aves voltarem a ser libertadas à natureza, para continuarem a sua viagem.


1
outubro 2017 – Uma narceja Gallinago gallinago que foi devolvida à natureza!
Esta ave estava nas instalações da escola Cardeal D. Teodósio de Gouveia (São Jorge) e através da professora Elisabete Ascensão entraram em contacto connosco e entregaram a ave!.

2
outubro 2017 – Recolha de um juvenil freira-da-madeira Pterodroma madeira !
Após um contacto a dar o alerta, procedemos à recolha desta ave marinha! A equipa deparou-se com um juvenil de freira-da-madeira que nos seus primeiros voos deverá ter ficado encandeado com a iluminação e deverá ter caído.

3
Outubro 2017 – Mais uma ave marinha salva!
A equipa da Estalagem do Mar (São Vicente) colaborou connosco e resgatou uma ave que se encontrava caída no jardim. Era uma cagarra Calonectris diomedea e foi batizada de “Bells” por alguns turistas que se mostraram muito interessados em ajudar.

No module Published on Offcanvas position
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.