1 2 3
     

LOCALIZAÇÃO
Pico das Pedras- Concelho de Santana

4 5 6 6a
       

CARACTERÍSTICAS
O Parque Florestal do Pico das Pedras localiza-se estrategicamente junto à estrada regional E.R. 218, que faz a ligação entre a cidade de Santana e o planalto da Achada do Teixeira, de onde podemos aceder ao pico mais alto da Ilha da Madeira, o Pico Ruivo (1862m).

O seu espaço é privilegiado e a sua envolvência, além de ser constituída por muitas espécies comuns à nossa floresta natural - Floresta Laurissilva, como os cedros-da-madeira (Juniperus cedrus ssp. maderensis), o til (Ocotea foetens), o pau-branco (Picconia excelsa) e alguns exemplares de folhado (Clethra arbórea). Está, também, arborizado com algumas espécies exóticas, de realçar os excelentes exemplares de sequóias (Sequoia sempervirens), de pseudotsugas (Pseudotsuga menziesii), as faias-europeias (Fagus sylvatica) de densa folhagem avermelhada, promovendo a componente pedagógica pela sua diversidade. Também poderão ser observadas algumas das aves da fauna da ilha, tais como tentilhão (Fringila coelebs madeirensis), os endémicos bis-bis (Regulus madeirensis) e o pombo-trocaz (Columba trocaz), e a  lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi).

Para além da existência de várias zonas apropriadas para a realização de merendas com conjunto de mesas e bancos, fontanários, lareiras e wc, o parque dispõe também de ligação ao Parque Florestal das Queimadas através do percurso pedestre Um caminho para Todos Queimadas-Pico das Pedras.

De destacar a existência do viveiro florestal do Pico das Pedras onde se produz grande parte das espécies indígenas e exóticas utilizadas na reflorestação das serras da Madeira, pelo que também é interessante a visita a este local.
 

7 8 9 10
       

INFRAESTRUTURAS

 

PICO DAS PEDRAS
ESTACIONAMENTO PÚBLICO SIM
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS PÚBLICAS SIM
ACESSO A TRANSPORTES PÚBLICOS SIM
RESTAURANTE, CAFÉ, SNACKS NÃO
LOJAS NÃO
PARQUE DE MERENDAS SIM
PERCURSOS PEDESTRES SIM
POSTO FLORESTAL SIM
ABRIGO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NÃO
ZONA DE ACAMPAMENTO SIM
CASA DE ABRIGO SIM
VIVEIROS DE TRUTAS NÃO
AVES VÁRIAS SIM

 

 
PLANTA DO ESPAÇO

mapapicopedras

VOLTAR