1 centro informao 02   

O Centro de Receção Casa do Sardinha está localizado junto ao Cais do Sardinha, na Ponta de São Lourenço, Caniçal, no final do percurso da vereda da Ponta de São Lourenço.

HISTORIAL

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

CONTACTOS

 

HISTORIAL

A Casa do Sardinha foi construída a mando de Manuel Bettencourt Sardinha que, após ter construído o Cais de Abra em 1905, a mandou edificar com o intuito de lhe servir como lugar de refúgio e de férias. Passada por entre gerações, em 1996, a sua neta, D. Françoise Delput, vendeu-a à Região Autónoma da Madeira, sob a condição do espaço vir a servir os interesses da conservação dos valores naturais deste sítio.

Desde então esteve a funcionar como posto de Observação e Vigilância até 2009. Mas dado o elevado número de visitantes e objetivando a existência de uma população ainda mais informada, interventiva e capaz de usufruir, quer do ponto de vista do lazer quer do ponto de vista económico, de forma equilibrada com os bens naturais, em 2010 este espaço foi totalmente remodelado e aberto ao público como Centro de Receção Casa do Sardinha. 

   

INÍCIO


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Centro de Receção Casa do Sardinha está aberto a todos os visitantes, todos os dias entre as 10.00h e as 15.00h.

 

Dado poderem estar a decorrer trabalhos de campo ou no acompanhamento de grupos de visitantes ou investigadores na área protegida, o Centro poderá estar temporariamente fechado.

Assim, para certificar que o Centro se encontra aberto aquando a sua visita, contacte antecipadamente a Coordenação da Reserva .

INÍCIO


SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS


Visitando o centro

O Centro de Receção Casa do Sardinha dispõe de uma exposição permanente alusiva à Área Protegida da Ponta de São Lourenço.

Dispõe igualmente de um balcão de informação e orientação do visitante.

Aguardamos pela sua visita!

Material de merchandising 

Neste Centro, está disponível a qualquer visitante uma linha de merchandising temática, assim como material informativo e divulgativo relativo às demais áreas protegidas e biodiversidade em geral.

Se quiser obter informação ou adquirir o material de merchandising alusivo às várias áreas protegidas, assim como aos diferentes projetos de conservação desenvolvidos, também poderá fazê-lo através do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.

Aguardamos pela sua visita!

Mais se informa que poderá visitar dois outros importantes centros de receção ao visitante: Núcleo dos Dragoeiros, no Sítio das Neves em São Gonçalo, e o Centro freira-da-madeira Dr. Rui Silva, no Pico do Areeiro, para além dos centros de apoio aos visitantes existentes nas diversas áreas protegidas.

Atividades de Educação Ambiental

As atividades de Educação Ambiental realizadas na Ponta de São Lourenço fazem-se a partir do Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves. que tem por missão dinamizar todas estas atividades.

 

Consulte o programa de atividades e, para saber mais informações sobre as mesmas ou para proceder à sua marcação, contate o Centro de Informação do Núcleo dos Dragoeiros das Neves.!

Acompanhamento em visitas interpretativas e de lazer

Na Ponta de São Lourenço são realizadas visitas interpretativas e de lazer ao longo do percurso pedestre da Vereda da Ponta de São Lourenço, um dos percursos com mais procura pelos amantes da natureza que visitam a Madeira.

Este percurso pedonal permite percorrer aquela que foi a primeira porção de terra a ser avistada aquando do descobrimento da Ilha em 1419 – a Ponta de São Lourenço – batizada com o mesmo nome da Nau que trouxera o seu descobridor. Com início na Baía d’ Abra, acessível através da Estrada Regional 109, esta vereda estende-se por aquela que é a península mais oriental da Ilha da Madeira, findando no Cais do Sardinha.

A visita tem a duração aproximada de 2 horas, percorrendo-se cerca de 4 Km. É de fácil acesso e está aconselhada a sua realização durante todo o ano.

Contacte-nos com antecedência e faça a sua visita acompanhada por um técnico!

 

3 imgp4181  3 sergiovig

Pernoita

Na Ponta de São Lourenço é possível efetuar pernoita em tenda própria e desfrutar de uma noite calma, apreciando os sons da natureza, que só podem ser escutados numa área protegida, como esta!

Para mais informações Contacte-nos

4 dsc08355

 

Churrasqueira

O Centro de Receção da Casa do Sardinha contempla um espaço de churrasqueira que está disponível a qualquer visitante, desde que agendado previamente.

Junte os seus amigos e venha desfrutar de um dia diferente na Ponta de São Lourenço.

Contacte-nos com antecedência e agende a utilização da churrasqueira para o seu grupo na Ponta de São Lourenço.

5 imgp4111  5 imgp4186

INÍCIO


CONTACTOS

Telefone: (351) 291 74 00 60

E-mail: Coordenação da Reserva

 

INÍCIO