Laurissilva da Madeira – Património Mundial Natural da UNESCO
A Laurissilva da Madeira é uma formação florestal que apresenta uma biodiversidade muito elevada com uma representativa presença de espécies exclusivas da Madeira. Existe há cerca de 20 milhões de anos e o seu nome, Laurissilva, resulta da conjugação de dois termos do latim laurus e silva que significam, respetivamente, loureiro e floresta.
É considerada uma Relíquia do Terciário albergando seres vivos que existem desde esse Período e outros que evoluíram desde então até aos nossos dias.
Realce para a sua beleza natural e paisagística única no Mundo e que tem um papel fundamental para a atividade turística.
Foi distinguida como Património Mundial Natural em 1999, incluída na Rede Natura 2000 como ZEC e ZPE, é Reserva Biogenética do Conselho da Europa e está maioritariamente integrada no Parque Natural da Madeira.
Mais informação em https://ifcn.madeira.gov.pt/areas-protegidas/laurissilva-da-madeira-patrimonio-mundial.html
Levadas da Madeira – candidatas a Património Mundial Cultural
As Levadas da Madeira representam um multifuncional sistema de canais de transporte de água, são usadas para o consumo humano, irrigação agrícola e demais regadio, ação de engenhos tradicionais, produção de energia elétrica e para usufruto da natureza, através do pedestrianismo.
Usando a gravidade, as águas são captadas nas nascentes da floresta primitiva e contornam abruptas montanhas com os canais a céu aberto ou em túneis escavados, alguns deles exclusivamente com a força braçal, para serem entregues em diversos pontos da ilha, consoante a sua finalidade.
Às Levadas da Madeira está associada uma diversidade de estruturas edificadas que fazem igualmente parte do património cultural madeirense. Destas edificações, destacam-se as galerias, casas de abrigo, casas de água, furnas, poios, poços, caixas de decantação, caixas de divisórias de água, serragem de água, moinho de água e centrais hidroelétricas. Igualmente relevantes são as estruturas de rega que podem ser encontradas em toda a ilha, a saber, as regadeiras e os tornadoiros. Todo este manancial está relacionado com o sistema e gestão da água neste território insular e a sua lógica distributiva, tão singulares que o distinguem de outros sistemas no mundo.
Concomitantemente, e construído à volta das Levadas da Madeira, existe um extenso património imaterial, incluindo práticas de regadio, a componente linguística, com termos e expressões que só a população madeirense compreende, assim como tradições, lendas e narrativas.
As “Levadas da Madeira” são candidatas a Património Mundial Cultural.
Mais informação em https://ifcn.madeira.gov.pt/divulgacao/levadas-da-madeira-candidatas-a-patrimonio-cultural-mundial.html
"Voluntários do Património Mundial (WHV) 2023 - Trabalhando no Futuro"
Por ocasião do 50º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO, foi lançada a iniciativa para a apresentação de Projetos para os "Voluntários do Património Mundial (WHV) 2023 - Trabalhando no Futuro".
Após quinze anos de atividades juvenis de base e de cooperação internacional, a Iniciativa WHV lança o desafio dos "Próximos 50" anos com o objetivo de envolver jovens, comunidades e gestores de locais na construção conjunta de sociedades novas e inclusivas, onde o Património Mundial é uma fonte de resiliência, humanidade e inovação, além das restrições geográficas e culturais.
Mais informação em: https://whc.unesco.org/en/news/2495/
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |